Uma história de sucesso e confiança na comunicação. Pautada por uma postura pioneira e inovadora em prol da língua portuguesa. A Revista Liderança no Feminino foi conhecer Sandra Duarte Tavares, fundadora e diretora-geral da Communica. É, desde 2008, colaboradora da RTP em programas televisivos e radiofónicos sobre Língua Portuguesa e também cronista na Revista VISÃO.É autora de vários livros “Comunicar com Sucesso” , “500 erros mais comuns da Língua Portuguesa” , “Falar Bem, Escrever Melhor” e “Fala sem Erros”. É também coautora de um manual escolar (Areal Editores), de uma gramática (Planeta) e de vários livros sobre Língua Portuguesa (Verbo, Planeta).
A paixão pelas palavras levou-a aos 18 anos à Faculdade de Letras de Lisboa, onde ingressou na Licenciatura em Linguística Portuguesa, seguida do Mestrado na mesma área. Foi alargando, paulatinamente, as estacas da sua tenda e essa paixão estendeu-se à comunicação. Assim, com o propósito de adquirir mais conhecimentos nesse domínio, decidiu ingressar no Doutoramento em Ciências da Comunicação em 2020.
O Ensino
Jamais esquecerei o Outono de 2000, quando decidi abraçar a missão de formar futuros professores do Ensino Básico, no Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC Lisboa), onde lecionei durante 18 anos várias disciplinas na área da Língua Portuguesa. Foi neste primeiro projeto profissional que tomei verdadeira consciência da minha nobre missão: mostrar aos alunos que fazer um bom uso e um uso bom das palavras conduzi-los-ia no futuro a um porto seguro.
Além da docência, assumi também cargos de gestão, como presidente do Conselho Pedagógico e vice-presidente do Conselho Científico. Na mobilidade ERASMUS – Teaching Assignments, tive oportunidade de lecionar em várias Universidades Europeias (Polónia, Croácia, Turquia, Estónia). Foram tempos muito felizes da minha vida.
De 2017 a 2019, tive uma breve passagem pelo ISCEM (Instituto Superior de Comunicação Empresarial), como professora de Técnicas de Comunicação e coordenadora dos Ctesps em Comunicação Empresarial. E, atualmente, sou professora convidada da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, na Formação Avançada em Técnicas de Alta Performance de Comunicação Oral.
Consultoria Linguística
Em 2008, a missão do ensino transpôs as paredes da sala de aula e passei a falar de palavras através de um microfone. A RTP acolheu-me amavelmente em sua casa, dando-me tempo de antena para partilhar a paixão que fruo pela língua portuguesa. Assim, são vários os programas de rádio e televisão em que participei e participo como consultora linguística: Pontapés na Gramática (Antena 3, de 2010 a 2016); Jogo da Língua (Antena 1, desde 2008); Páginas de de Português (Antena 2, desde 2015); RTP 1 (Rubrica Agora, o português, 2017-2019); RTP 1 (Voz do Cidadão, desde 2015).
Formação empresarial
Do palco académico ao empresarial foi um pequeno (grande) passo, quando aceitei o desafio de ministrar formação a várias empresas e instituições, aplicando os meus conhecimentos linguísticos à comunicação empresarial. Desde 2010 que dou formação em diversas empresas e instituições, nas áreas da comunicação escrita, comunicação empática, comunicação interpessoal e comunicação em público. A minha marca, o meu tesouro. Há um ensinamento dos meus pais que tem sido luz indelével para o meu caminho: olhar para uma ameaça sempre como uma oportunidade. E foi isso que fiz nestes tempos de confinamento: limitada nos movimentos, mas sem limites na imaginação, fui, paulatinamente, tornando real um sonho antigo: criar a minha própria empresa de consultoria linguística e de comunicação.
Assim nasceu a COMMUNICA, da mesma forma que todos os projetos nascem: de um sonho e de uma oportunidade. Com origem no latim communica (imperativo do verbo communicare), surge com a missão de ajudar as empresas a tornar a sua comunicação interna e externa mais eficaz.
Os livros
E como a escrita também me corre no sangue, escrevi a solo os livros “Comunicar com Sucesso” (Oficina do Livro), “500 erros mais comuns da Língua Portuguesa” (Esfera dos Livros), “Falar Bem, Escrever Melhor” (Esfera dos Livros) e “Fala sem Erros” (Porto Editora). Em coautoria, escrevi um manual escolar (Areal Editores), uma gramática (Planeta) e vários livros sobre Língua Portuguesa (Verbo, Planeta). Sou, desde 2017, cronista na Revista VISÃO (ed. digital), integrando a Bolsa de Especialistas.
O meu nome é Sandra Duarte Tavares, sou uma mulher de fé sem limites, apaixonada por conhecer coisas novas e determinada em perseguir os meus sonhos, sempre com os pés assentes na terra e Jesus Cristo no centro da minha vida.