MARTA BENTO: A LIDERANÇA POSITIVA COMO CHAVE PARA A FELICIDADE NO TRABALHO

Marta trabalha na Caixa Geral de Depósitos há mais de 24 anos. Enquanto líder de equipa, dedica-se a manter os colaboradores felizes, contribuindo para a sua própria felicidade. Após anos de formação e experiência na área, vai transmitir o seu conhecimento numa nova pós-graduação sobre liderança positiva.

Para muitos, o trabalho é o oposto de felicidade. São muitos os motivos de descontentamento – seja por não gostarem da área, por não se sentirem integrados ou valorizados na empresa. Marta Bento definiu como principal objetivo há vários anos ser feliz onde quer que estivesse. “É uma forma de estar, uma atitude. Procuro e reforço os pontos positivos, procuro oportunidades de crescimento nos desafios que vão aparecendo”, explica.

Trabalha na Caixa Geral de Depósitos há mais de 24 anos e conta que o segredo para ser feliz é conhecermos os nossos pontos fortes, colocá-los em prática diariamente e desenvolvê-los. Enquanto líder de equipa, potencia em cada colaborador os seus pontos fortes para que diariamente tenham sucessos individuais, que podem ser festejados em conjunto. Assim se constrói o espírito de equipa e se fortalece as ligações que permitem ultrapassar momentos mais desafiantes. “Os colaboradores têm um sorriso, sentem-se integrados, sentem que fazem parte de algo maior e a felicidade no trabalho é uma realidade para todos”, conta. Os resultados positivos dão um sentido de missão cumprida a Marta.

Ao longo dos anos desenvolveu o seu próprio estilo de liderança positiva que assenta em dois pilares: o desenvolvimento dos colaboradores e a felicidade no trabalho. “Através de uma mudança de paradigma, do foco do cumprimento dos objetivos para o foco no desenvolvimento de equipas de Alta Performance, os resultados passaram a ser uma consequência e não o fim em si mesmo”, esclarece.

Este método foi criado juntando a sua experiência profissional com a sua formação ao longo dos anos. “Quanto mais estudo mais temas interessantes a explorar encontro”, admite. Em 2020, fez um MBA em Gestão da Felicidade e do Capital Emocional nas Orga- nizações, na Coimbra Business School.

Este ano, Marta deixa o lugar de formanda para ser formadora na Pós-Graduação “Liderança Positiva e Felicidade 5.0”, no ISLA Santarém. O curso conta com módulos que promovem a reflexão e o conhecimento sobre a liderança positiva, a felicidade no trabalho e o bem-estar e segurança do ponto de vista da Felicidade 5.0. “Pretende-se contribuir para a disseminação de boas práticas produtivas e positivas, dotar líderes e fu- turos líderes de conhecimento e ferramentas que potenciem a felicidade no trabalho”, revela Marta Bento.

Marta assegura que a Liderança Positiva é uma situação win-win, já que aumenta a produtividade e a felicidade dos colaboradores – os níveis de assiduidade aumentam e os fatores que potenciam o burnout diminuem, aumentando consequentemente a produ- tividade.

A felicidade no mundo corporativo não é algo valorizado na cultura da maioria das empresas em Portugal. No entanto, têm-se observado mudanças nesse sentido, como por exemplo o aparecimento de novas profissões como Hapiness Officer ou Corporate Philosopher.

As estratégias de motivação podem ir além do salário e as empresas começam a ser cada vez mais criativas, procurando dar benefícios que permitam um maior equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Estas iniciativas inserem-se dentro do conceito de salário emocional “que surgiu no Butão e pretende precisamente introduzir novos parâmetros como a qualidade de vida e bem-estar.”

Nesse sentido, Marta Bento está a desenvolver, em parcecia com a consultora Mighty Mind, um programa que consiste na implementação do Gabinete de Gestão de Felicidade nas organizações – um espaço seguro de atendimento individual para partilha de emoções e desenvolvimento de objetivos, através de sessões de coaching e mentoring.

Anteriormente, já tinha desenvolvido um programa para Capacitação de Líderes que apoia o processo de transição de um colaborador individual para Líder, com enfoque na Liderança Positiva.

Como especialista em Liderança Positiva e Felicidade no Trabalho, Marta Bento é investigadora no projeto “Perspetivas sobre felicidade. Contributos para Portugal no World Happiness Report (WHR)”. Desde 2016, Portugal subiu 36 lugares no WHR. Mesmo com o surgimento da pandemia, continuamos a subir em 2020 e 2021, estando atualmente em 58o lugar, mais um do que o ano passado.

Mudanças geracionais, de atitude e perceção são alguns dos motivos que Marta aponta para a construção deste caminho positivo. Para continuar esta subida é necessário estudar as boas práticas de países que estão à frente de Portugal no WHR. “É necessário inovar e ter coragem de começar a trilhar novos caminhos”, afirma a investigadora. Dá como um bom exemplo o programa Happy Schools, implementado este ano, numa parceria entre a Direção Geral da Educação Escolar e o Instituto Universitário Atlântica. Este programa de formação é dirigido a Diretores de Escolas, Diretores de Agrupamentos de Escolas, Presidentes de Conselho Geral e outros docentes com responsabilidades de gestão no sistema educativo português. “É por aqui que se pode começar uma mudança cultural, pelas escolas, desde o início da formação, com novos currículos, novas abordagens e programas”, garante Marta.