“A COCUS PORTUGAL ORGULHA-SE DE COLOCAR AS PESSOAS PRIMEIRO:COLABORADORES E OS SEUS CLIENTES”

Maria Franco, uma Mulher num mundo em que, geralmente, reina o género masculino, juntou-se à COCUS há 3 meses com a missão de garantir o crescimento e preparar a organização para a escalabilidade necessária.

A COCUS nasceu na Alemanha há 20 anos e é neste momento uma marca líder que desenvolve e implementa soluções de TI inovadoras. Motivada pela reputação nacional para a qualidade dos investimentos nearshore à data e pela presença de um Managing Director português, a COCUS Alemanha criou um Digital Hub em Portugal para dar resposta a uma necessidade de um importante cliente, o maior grupo global de Turismo. “O nosso país tem para oferecer uma pool de pessoas extremamente bem qualificada em IT, reconhecida internacionalmente pela dedicação ao cliente, qualidade nos resultados e custo ainda competitivo. Este Digital Hub serve agora outros grandes clientes internacionais, numa procura de diversificação do nosso portefólio.”

Há três meses, Maria Franco, entusiasmada pela evolução e ritmo de mudança e acreditando que a tecnologia é o lugar ideal a uma aprendizagem contínua, desafiante e que traz oportunidade de impactar, abraçou o desafio. Sentiu que todo o percurso até aqui foi decisivo para atingir o sucesso e sente-se em posição de igualdade para com os seus colegas, independentemente do género. “Não considero que o meu género afetou o meu percurso. Acredito que a luta depende das nossas características pessoais e do nosso contexto. Fui mãe duas vezes, e tenho a sorte de ter um marido fantástico que me complementa, assim como uma rede de apoio à minha volta para tudo o que não considero prioritário para mim” e destaca ainda o papel da Mulher no seu ramo profissional: “Antes de mais gostaria de relembrar que as mulheres sempre estiveram ao mais alto nível na área das TI, não nos podemos esquecer que o primeiro programa foi escrito por uma mulher, Ada Lovelace.”

É por esse motivo que acredita que o mundo evolui no sentido da integração do feminino na liderança e nos fala hoje do seu exemplo de sucesso. Assume que, ao longo da História, apesar de existir exceções, o papel tradicional das mulheres limitou o acesso a cargos importantes. “Hoje, felizmente, cada vez mais vemos mulheres assumirem um papel impactante e serem reconhecidas. Na COCUS a proporção de mulheres é maior nos cargos de gestão do que no conjunto total da empresa. Isto deve-se a certas características que estas mulheres trazem, tais como uma maior apetência para cuidar dos outros, gerir riscos e tomar decisões com maior análise. Por isso considero que empresas que apostam no profissionalismo da mulher irão naturalmente beneficiar de maior satisfação dos colaboradores, melhor qualidade e melhores resultados na bottom line.” Maria revela sentir tristeza quando se depara com casos de jovens mulheres que evitam cursos tecnológicos, sobretudo na área da informática, considerando que se trata de uma questão de falta de informação relativamente à área e ao potencial de carreira, e olha para este facto com uma responsa bilidade em ajudar, informar e contribuir para a mudança de paradigma e dar lugar a escolhas mais informadas. Focada em reforçar as competências da equipa de gestão da COCUS Portugal, Maria Franco partilha que o plano estratégico para 2023/25 está a ser desenhado e que o seu contributo passa muito pelo reforço de confiança das pessoas: “elas são criativas e com extremo potencial e só precisam de orientação para continuarem a crescer! Acreditamos que pessoas felizes no seu ambiente de trabalho conseguem naturalmente entregar com sucesso e fidelizar ainda mais os clientes.” O ingrediente secreto é o «way of working», apurado por muitos anos de experiência e refinado pela diversidade da equipa. Em relação à equipa com que trabalha, na qual revê imenso valor e empenho, assume a «garra» e capacidade de inovação que têm permitido contribuir em algumas áreas imergentes como por exemplo, “projetos de Machine Learning onde desenvolvemos modelos de Deep Learning, Reinforcement Learning e Neural Network onde grande parte destes produtos são sustentados por uma ferramenta de MLOps totalmente desenvolvida em cloud AWS; Internet of Things onde estamos envolvidos num projeto com um parceiro multinacional e que assegura atualmente conectividade a mais de 10 milhões de dispositivos IOT”, assumindo que contam com “profissionais muito especializados e pessoas muito conhecedoras na indústria dos nossos clientes, de forma a possibilitar a utilização da melhor solução para as melhorias ou resolução de desafios que o negócio enfrenta.”

O êxito de uma marca é inegavelmente consequência do empenho dos seus recursos humanos. O lançamento da COCUS Portugal foi liderado por António de Carvalho, “um grande gestor muito próximo das pessoas e que conseguiu criar um ambiente de trabalho e espírito de equipa com pessoas engaged”, denota Maria Franco, falando de uma missão que se alinha com a sua, em que se concentra em reforçar as competências da equipa de gestão, tornando os líderes ainda mais fortes e os processos escaláveis. Especialista na liderança no feminino, nas tecnologias e nos recursos humanos, assume que “Em Portugal a sociedade empresarial tem estado a mudar, com cada vez maior formação dos seus quadros dirigentes, mais digitalização e maior alinhamento internacional em cada setor; a meu ver é uma evolução positiva que também traz gradualmente melhores práticas de gestão de pessoas. Devemos ainda investir mais no reforço de confiança das jovens para que não se revejam em estereótipos desatualizados, desmistificar as profissões tecnológicas para que todos possam perceber, por exemplo, o que faz na prática um engenheiro informático. Tem havido cada vez mais ações de awareness sobre diversidade social e cultural, seria melhor ainda que qualquer dirigente de empresa seja preparado convenientemente nestes tópicos.” A pensar em grandes Mulheres e grandes profissionais, Maria Franco deixa alguns conselhos que considera fulcrais rumo ao sucesso: “- Prepara-te, investe em ti, trabalha, garante que trazes valor; – Mostra-te, torna-te visível, participa, assume os teus sucessos; – Procura um(a) mentor(a) ou um grupo de apoio.”