Vanessa Oliveira: “A VOCAÇÃO QUE FAZ O CORAÇÃO BATER MAIS FORTE”

Diretora da Escola Espanhola de Desenvolvimento Transpessoal, a Psicologia Clínica e Compreensão de sentimentos e emoções estão intimamente ligados naquilo que é a vida pessoal e profissional de Vanessa Oliveira. Com estudos académicos e uma sensibilidade acima da média, conhece as pessoas e ajuda-as a tomar um rumo ou a buscar o seu lugar na Vida e no Mundo.

 

Essencialmente, o nosso propósito de vida é aquilo que de mais importante um ser humano possui, fazendo parte do que somos e conferindo significado à vida de cada um. É crucial descobrir quem somos e o que nos torna únicos e diferentes. Falamos da paixão que pode transformar positivamente não só a nossa vida, mas também a dos que nos rodeiam. É importante encontrarmos a nossa missão na terra e, aos poucos, sabermos estar em paz com ela, fazendo sempre o possível para a cumprirmos da melhor forma.

É nesta área que Vanessa Oliveira atua. Com base na psicologia, centra-se em olhar para as pessoas, acompanhá-las em momentos de dor, crise e perda ou também de renovação, redescoberta, potencial e cultivo de uma relação mais profunda consigo mesmo/a, com a vida e com o mundo. “Os verdadeiros tesouros encontram-se nas profundezas e é por aí que caminho, pessoal e profissionalmente. Essa é a forma simples de falar de uma psicologia com Alma, que vai mais além do aspeto funcional e superficial.”

Conhecida como caçadora de sonhos, sempre perseguiu os seus objetivos com afinco e persistência, nunca deixando o entusiasmo de parte. “Não posso dizer que tenha um sonho… sempre tive muitos, de vários tamanhos e formas. Na infância tinha já uma Bucket List, ajustada à idade e aos meus olhos de criança, mas com sonhos projetados até à adultez.”, confessa.

Formada em Psicologia Aplicada, Psicoterapia e Consulta Psicológica, sempre aliou a ciência aos valor inestimável do lado “menos exato” da vida, tendo atuado em áreas como terapia transpessoal, constelações familiares, mindfullness e soul psychology. Considere que todas as áreas se conjugam na perfeição e que há espaço para os números e fórmulas na mesma medida em que há para a Fé e o Amor. “Existem de facto razões que a própria razão desconhece, ou seja, nem tudo pode ser abarcado pela função da racionalidade, da análise e da lógica.”

Para Vanessa, a reinvenção é parte crucial é indispensável do percurso de vida de alguém, e consigo própria não foi exceção, assumindo “Foi importante para mim viajar sozinha para sítios inóspitos, testar-me e aventurar-me em atividades radicais, inscrever-me em formações em idiomas que não dominava, dizer SIM a várias propostas antes de estar preparada e trabalhar e aprender depois, redirecionar a carreira da área da gestão para a área terapêutica, deixar a efetividade segura para começar projetos desde o zero, e arriscar, arriscar, arriscar, de muitas formas.”

Acredita que uma das fórmulas para a (re)descoberta é marcarmos um encontro connosco mesmos e predispormo-nos a descobrir/reconhecer quem somos debaixo das nossas capas e aquilo que realmente sonhamos e almejamos faz parte do caminho. Descobrir potenciais, recursos, vocações, paixões, crenças limitadoras, estratégias de proteção que já não servem ou traumas, são vias de uma mesma estrada. E como pano de fundo, trabalhar a relação, principalmente, connosco mesmos, pois é isso que vai possibilitar-nos sermos os nossos heróis ou carrascos quando chegarem os obstáculos, os imprevistos, as quedas, e os êxitos.

“Com o tempo tenho-me apercebido de que, salvo raras exceções em que a vocação é incontornável e gritante e “não podia ser outra coisa”, este caminho do propósito assemelha-se mais a um caleidoscópio, com muitas combinações e muitas possibilidades.”, afirma segura.

A Dream Tender acredita que o desenvolvimento pessoal é um caminho acessível a todos, que permite lapidar as arestas e reconhecer- mo-nos na nossa grandiosidade e na nossa pequenez, como seres humanos que somos, com potenciais para cumprir, recursos, forças insuspeitadas a puxar-nos e a suportar-nos, assim como sofrimentos e vulnerabilidades comuns. Todos queremos o mesmo: sermos vistos, reconhecidos e amados. Isto porque há algo que nasce connosco, apesar de haver também muito para trabalhar, enriquecer e aprimorar e barreiras para ultrapassar. Tudo isto se consegue com coragem, paixão e crença. “Não é um caminho fácil, mas é um caminho extraordinário. A outra opção, é viver sem se sentir realmente vivo.”

Em relação a uma Mulher rumo à Liderença, Vanessa Oliveira acredita que há sempre lugar para nos conhecermos melhor e nos darmos conta da dimensão infinita do que temos dentro. “Pode-se dizer que o caminho do desenvolvimento pessoal é um verdadeiro mar de rosas, porque tem essa beleza e perfume especiais e também uma série de espinhos onde nos ferimos com regularidade. (…) De forma construtiva, saber mais de quem somos, ajuda-nos a tomar boas decisões, a agarrar as rédeas da nossa vida e a retirar peso ao que vem do exterior e que muitas vezes sufoca aquilo que há em nós de mais precioso. No caso das mulheres, especificamente, permite-nos ocupar novos lugares na vida e no mundo, e ocupá-los honrando a nossa verdadeira natureza, sem tentarmos dar passos masculinizados para “vencer” nem cairmos na narrativa comum da desvalorização do tanto que aportamos, e da maneira como o fazemos. Esse desenvolvimento pessoal permite-nos também aprender a suster as constantes e irrefreáveis exigências externas (que depois se tornam internas) e os perfecionismos debilitantes e castradores. Uma mulher que aprende a amar-se, que sabe ser e aparecer vestindo a sua própria pele e temperamento, que não precisa de chegar a todo o lado para se sentir suficiente, e que se apercebe daquilo que para a sua Alma é “inegociável”, transforma todas as transições em momentos de dança, plenos de significado”, terminando com a citação de Agostinho, que apelida de “extraordinária”: “Tem a coragem de não te recusares ao Milagre de Ti próprio.”