Microsoft e Grupo Ribera unem forças para promover a inovação e a inteligência artificial no setor da saúde

CEO do Grupo Ribera, Elisa Tarazona e Alberto Granados, presidente da Microsoft em Espanha

Ambas as entidades irão trabalhar no desenvolvimento de projetos de investigação e na aplicação de tecnologias de ponta, como IA generativa, ou machine learning, na área da saúde para a modernização e transformação de processos de história clínica e de recolha de dados, informação médica, entre outros.

A Microsoft e o grupo de saúde Ribera, entidade gestora do Hospital de Cascais, anunciaram uma colaboração estratégica a nível do desenvolvimento de tecnologias de última geração, como a Inteligência Artificial (IA) e a IA Generativa, no domínio da saúde. Esta aliança visa transformar e melhorar o atendimento ao utente e a gestão dos serviços de saúde, em todas as unidades de saúde do grupo.

Um aspeto fundamental deste acordo, assinado no final da semana passada por Elisa Tarazona, CEO do grupo Ribera, e Alberto Granados, presidente da Microsoft em Espanha, centra-se na aplicação de IA Generativa para simplificar tarefas administrativas no domínio do setor da saúde. Por exemplo, estas soluções inovadoras têm o potencial de reduzir a fadiga administrativa, libertando tempo valioso do pessoal de saúde, permitindo-lhes concentrar-se e dedicar mais tempo ao atendimento ao utente.

A Ribera possui uma plataforma modular de histórico médico, Cynara, implantada nos serviços em nuvem Microsoft Azure, para fornecer uma resposta global à atividade clínica e administrativa. esta colaboração visa incrementar a modernização dos sistemas de informação em saúde, evoluindo de uma visão clássica para uma visão focada no utente. Neste âmbito, a Ribera e a Microsoft irão trabalhar na transformação dos processos de recolha de informação, em todas as fases dos processos de saúde, através de sistemas de recolha não invasivos. Esta iniciativa visa tornar a gestão de dados médicos mais eficiente, humana e precisa do que nunca.

Segundo Elisa Tarazona, CEO do grupo Ribera, “Estamos empenhados em oferecer o melhor atendimento médico possível aos nossos utentes, bem como a nível do nosso compromisso com a digitalização, e com a ajuda de um líder como a Microsoft, irá ajudar-nos a dar um importante passo em frente, tirando partido das tecnologias mais recentes. A Microsoft sempre foi uma aliada próxima e, com a aplicação da IA, podemos dar um salto disruptivo nos nossos processos, libertar tempo administrativo dos nossos profissionais de saúde e focar-nos no que é mais importante: cuidar da saúde das pessoas.”

“O desenvolvimento conjunto de soluções de Inteligência Artificial ajudará a otimizar os processos administrativos e a melhorar os cuidados médicos, contando com os serviços cloud da Microsoft, que oferecem garantias máximas em termos de segurança, privacidade e conformidade regulamentar.”

Alberto Granados, presidente da Microsoft Espanha, afirma que “na Microsoft, estamos empenhados em promover a transformação digital das organizações em todos os setores. A IA tem potencial para melhorar os cuidados de saúde e acelerar a investigação científica. Esta é uma ferramenta que representará um passo revolucionário tanto no diagnóstico como no tratamento, e estamos entusiasmados por chegar a acordos com entidades deste setor, como o grupo Ribera, que apostam na inovação para melhorar a qualidade dos cuidados de saúde.”

A Ribera faz parte do programa global Microsoft 365 Copilot Early Access, que coloca a organização numa posição pioneira no uso de IA generativa. O Copilot integra no ambiente de produtividade Microsoft aplicações que os profissionais utilizam no dia-a-dia, auxiliando-os no seu fluxo de trabalho e libertando-os de tarefas repetitivas para que possam concentrar-se mais no seu objetivo final.
A Ribera e a Microsoft estão a definir grupos funcionais e de processos onde o Copilot poderá ajudar a otimizar a forma como trabalham, avaliando o seu impacto, tanto ao nível dos processos administrativos como das potenciais tarefas dos grupos ou especialidades de trabalho clínico.

O impulso económico da nuvem

A cloud e os serviços inovadores que suporta, como a Inteligência Artificial Generativa, tornaram-se uma das principais prioridades das empresas, pois é fundamental para acelerar a digitalização das organizações e um pilar fundamental para a geração de proveitos e redução de custos.

Um estudo recente da IDC, analisa o impacto económico e social da nuvem da Microsoft em Espanha, as suas implicações a longo prazo e as oportunidades de crescimento que representa para as empresas. Neste sentido, no sector da saúde, o crescimento económico acumulado no período 2022- 2025 está estimado em 540 milhões de dólares. Colaborações como a iniciada com o grupo Ribera traduzem-se em progressos significativos na atividade interna, impactando a produtividade da organização e os resultados económicos da organização.

Colaboração com start-ups e empresas inovadoras

O acordo assinado entre a Microsoft e a Ribera envolve também a colaboração com a Futurs, empresa tecnológica do grupo, que passa assim a ser parceira da Microsoft. O objetivo do Futurs é dar uma resposta ótima e abrangente às necessidades da população, transformando a saúde através da inovação e da tecnologia. A Futurs desenvolve soluções próprias e projetos de co-inovação, e oferece serviços de consultoria estratégica, desenvolvimento e operações de TI para instituições de saúde, tanto em Espanha como nos países em que opera, incluindo Portugal.

A colaboração entre a Ribera e a Microsoft inclui adicionalmente a aposta no desenvolvimento de projetos de saúde digital em diversas frentes, utilizando tecnologias Microsoft para melhorar a qualidade e eficiência dos serviços médicos.
É o caso da implementação de videoconsulta através de soluções como Microsoft Teams, bem como a modernização de plataformas e processos administrativos, logísticos e de gestão para o pessoal interno da Ribera.

Além disso, a Microsoft e o grupo Ribera estão de olhos postos no futuro, com planos a nível da interação com o ecossistema de parceiros e start-ups do setor de saúde. Assim, serão realizados workshops para avaliar soluções fornecidas pelas start-ups em resposta às necessidades identificadas, e serão fornecidos aconselhamento e orientação no âmbito dos programas oferecidos pela Microsoft para start-ups e scale-ups que trabalham na área da saúde.