A WE – Women’s Empowerment and Gender Equality é uma Associação cujo objetivo se concentra na promoção, evolução e igualdade entre géneros. A WE é composta por homens e mulheres provenientes de várias formações académicas, cujos valores e princípios se encontram na missão da WE.
A WE pretende desempenhar um papel de ator social promovendo as mais diversas atividades com o intuito de expandir a defesa da evolução e igualdade de género, sendo a sua imagem representada pelos diferentes órgãos constituintes dos estatutos da WE.
A característica social da WE é determinada como sem fins lucrativos, de caráter social, cultural e humanista, imparcial e independente sob o ponto de vista partidário e administrativo.
O seu papel está voltado para a consultoria e desenvolvimento de programas de formação, eventos nacionais e internacionais, sendo sempre o seu foco a promoção da igualdade de género e de liderança no feminino, partilha de informação e promoção de sinergias para a igualdade, com recurso à comunicação, formação, pesquisa e sensibilização aos mais diversos níveis. Defender as políticas de conciliação familiar é também objetivo da WE, destacando as mulheres empreendedoras, esposas, mães, realçando o seu papel profissional, político e educacional.
É impreterível realçarmos o seu papel insubstituível na sociedade e na família e, é necessário apoiar a progressão profissional das mulheres e empreendedoras, valorizando o seu papel na economia social.
Através da premissa da evolução do papel da mulher na sociedade, na defesa da igualdade de género entre homens e mulheres, “com a WE comprometemo-nos a promover a mulher no mercado de trabalho, na luta pela igualdade salarial entre géneros, na promoção de políticas de evolução de carreira com apoio às políticas de conciliação familiar, em capacitar a população com formação e informação ao mais diversos níveis, na organização de eventos e desenvolvimento de trabalhos de pesquisa e investigação junto de entidades escolares ou organismos públicos e privados, nacionais ou internacionais, estabelecendo também um plano de comunicação, nas diversas frentes, onde se contemplem todas as ações da WE” – Sandra Arouca, Sócia Fundadora e Mentora do Projeto.
POR UMA SOCIEDADE MAIS IGUAL.
POR UMA SOCIEDADE DE OPORTUNIDADES.
Para nos comprometermos a promover uma sociedade mais igual é imprescindível estudar e perceber a evolução do papel da mulher até uma perspetiva atual. É inerente que um fenómeno sociológico se formou em torno da função da mulher na sociedade. Estas questões são o mote de discussão da atualidade; são as mulheres que estão na ordem do dia. São inúmeros os estudos debruçados pelas mudanças sociológicas e são também diversos os eventos, conferencias e encontros que visam destacar o papel da mulher, a sua importância e impacto da sua evolução em contexto familiar e dentro do mercado de trabalho.
Apesar de tardia, a mudança construiu-se e é visível a cada dia. Constata-se, por fim, que uma sociedade de oportunidades está a nascer para abraçar todos de forma igual, sem conceitos ou géneros.
A procura de histórias inspiradoras envoltas do feminismo que envolvam ambos os géneros de forma igualitária, desconstruindo preconceitos, possibilitando o espaço à mulher através de histórias de mudança da sua condição social, reformulando
de forma urgente as suas próprias identidade são o que, em certa medida, proporcionaram o desafio da criação da WE.
Novos capítulos se construíram e, se por um lado levam a mulher muito além da sua caracterização social de mulher, esposa e mãe, por outro lado, desenvolve-se uma proteção à mulher no que respeita à discriminação social e laboral, à violência, exploração, entre outros que, alguns, até então entendidos como conceitos normalizados culturalmente.
Apesar de uma evolução notória, a igualdade de género ainda tem alguns caminhos por trilhar e algumas batalhas a desbravar. Se até há alguns anos a mulher se remetia à gestão e trato da casa e era responsável pela educação dos filhos e por servir o esposo, hoje a mulher alcança lugares na liderança desde o seio familiar ao setor do trabalho. Hoje temos cada vez mais mulheres que têm habilitações académicas superiores, que ocupam lugares de chefia, gestão e lideram em grandes equipas e nas maiores empresas. Hoje ser mulher numa sociedade que promove a igualdade de género é ultrapassar as barreiras da desigualdade baseadas na discriminação sustentadas na diferença de género. Se outrora era desvalorizada, hoje a mulher por si só se destaca, investe e acredita em si própria, nas suas capacidades e nas suas competências. Se outrora não tinha poder do uso da palavra, se se via obrigada a corresponder a todas as expectativas sem contrariar ou desobedecer, hoje a mulher quer ser ouvida. A disparidade que atualmente existe em vários contextos é o que a WE pretende trabalhar para desconstruir, desenvolvendo políticas ativas de promoção para a evolução e igualdade de género.
À WE podem aderir todos aqueles cujos princípios, valores e vontades se coadunem com os mesmos que a WE defende e pretende transmitir; podem aderir todos aqueles, homens e mulheres, de qualquer idade e nacionalidade, que pretendam levar a nossa missão além fronteiras; podem aderir e serão bem vindos todos aqueles cuja missão passa igualmente por informar os demais sobre as atualizações e/ou modificações das políticas publicas, informar e sensibilizar para ações que sustentem
a promoção e evolução da igualdade de género.
UMA ASSOCIAÇÃO PARA TODOS, NUMA SOCIEDADE SEM GÉNERO.
É acreditando que será possível superar o hábito, a cultura, o preconceito e a inércia, transformando os princípios, modificando os argumentos e trabalhando as políticas sociais, que desacreditaremos as disparidades de género. É com estas premissas que se desenvolve o projeto WE e é com base em todos os projetos supramencionados que nos propomos desenvolver a nossa atividade, contando com o apoio de toda a população local, atribuindo uma voz uníssona da nossa missão.
Pode tornar-se associado entrando em contacto via e-mail
geral@we-association.org
socios@we-association.org
CATARINA AROUCA FERNANDES (SÓCIA FUNDADORA)
Mestre em Sociologia, Administração
“Apesar da evidente evolução ao longo dos séculos, a verdade é que ainda há muito por fazer. “Com a WE fazemos um compromisso: marcar a diferença!”
RUI TEIXEIRA (SÓCIO FUNDADOR)
Empresário, Financeiro
“A WE vem impulsionar a aplicação das politicas públicas da igualdade de género”
BÁRBARA BARREIROS (SÓCIA FUNDADORA)
Doutoranda em Ciências Política Públicas, Investigadora JUSGOV, Advogada
“Com a WE estamos a construir a consciência do futuro, pois as grandes alterações nascem da transmissão de valores e da força de acreditar.”
JOSÉ CARLOS CIDADE (SÓCIO FUNDADOR)
Doutorando em Geografia, Responsável de Logística e Aprovisionamento
“Chegou a hora de promover a verdadeira paridade, igualitária e equidade entre homens e mulheres. Pertencer à WE, que surge neste momento, faz todo o sentido.”
ÍRIS PEIXOTO SILVA (SÓCIA FUNDADORA)
Notariado,
“Junto-me à WE com o intuito de contribuir para o desenvolvimento de políticas que suprimam a discrepância entre géneros.”
IVONE MONTEIRO (SÓCIA FUNDADORA)
Administração, Economia
“A perspetiva é, com a WE, colocar em prática ferramentas que se sustentam nos princípios de igualdade de género, seja através de ações diretas ou através de intervenções junto dos mais diversos organismos”.
CÉLIA AZEVEDO (SÓCIA FUNDADORA)
Socióloga, Coach
A vida é um balanço continuo entre sonhar e realizar, e a coragem a música que inspira a ir mais além” com a WE pretendemos concretizar todos os princípios que levam a igualdade de oportunidades de género.