“Olhos de Lince” na produção de rolhas sustentáveis

Luísa Nero

O que levou a PrecisionElite a adotar o lince-ibérico como logótipo da vossa marca?

Adotámos o lince-ibérico como logótipo porque somos uma empresa com preocupações ambientais. Como sabe, o lince-ibérico é uma espécie em vias de extinção, e vai sobrevivendo em Portugal e Espanha. É nosso como a cortiça. E esta é uma forma de ir relembrando a sua existência e a necessidade de proteger a espécie que gosta de viver em ambiente de montado de sobro e daí a ligação à cortiça. A expressão “olhos de lince” advém do fato do lince ter uma capacidade de visão excecional. O rigor com que as rolhas são examinadas quer nas máquinas de escolha quer através dos olhos das experientes escolhedoras é essencial para a correta seleção, triagem e classificação das rolhas. Fazemos também a ligação do lince ao nosso nome de empresa e marca PrecisionElite, sendo a precisão uma premissa em todos os nossos processos, em geral, e em particular no fabrico das rolhas, sendo fundamental no controlo de qualidade.

O processo de fabrico de rolhas implica um rigoroso controlo de qualidade. De que forma a empresa investe neste campo tão fundamental?

Possuímos um Sistema de Gestão Integrado, que conglomera as normas de gestão, qualidade, segurança alimentar e florestal. Somos certificados pela norma ISO 9001:2015, onde todo o nosso sistema de Gestão da Qualidade é avaliado regularmente em todos os processos da empresa. Também somos certificados HACCP onde o sistema de perigos e pontos críticos de controlo é avaliado e controlado sistematicamente. Obtivemos a certificação Systecode EXCELLENCE, nível máximo de certificação da indústria da cortiça, cumprindo com todas as exigências e controlos por parte do Código Internacional das Praticas Rolheiras (CIPR). Pertencemos a uma pequena percentagem de empresas PME´s no setor que possui este nível de certificação. Certificámo-nos mais recentemente na norma FSC® CoC (Forest Stewardship Council®), estando aptos para produzir e comercializar rolhas 100% FSC garantindo a cadeia de custódia desde a floresta certificada. A sustentabilidade da floresta e do Planeta é uma responsabilidade permanente, devendo ser interiorizada como de todos, mas também de cada um de nós, pelo que, no que podermos contribuir como agentes ativos na sua protecção e sustentabilidade, de acordo com a nossa dimensão e recursos, será considerado investimento prioritário.

Possuímos um laboratório de controlo de qualidade interno muito bem equipado onde são realizados ensaios de controlo de qualidade, como análise sensorial, doseamento do TCA, dimensional, massa volúmica, humidade, força de extração, capilaridade, estanquicidade ao liquido, determinação de peróxidos, de poeiras e controlo de gargalos. Todas as encomendas são analisadas minuciosamente e é enviado um relatório de controlo de qualidade na expedição das mesmas. Cada lote de rolhas pode ser escolhido de forma individual, podendo ser feita uma análise sensorial rolha a rolha, sendo separadas as que apresentam qualquer desvio organolético ou mesmo TCA detetável sensorialmente.

O que representa ser cliente da PrecisionElite?

O cliente da PrecisionElite não se identifica pela dimensão ou área geográfica. Acolhemos de bom agrado produtores de pequena dimensão e não privilegiamos os gigantes. O nosso cliente-tipo tem uma dimensão média que privilegia a qualidade mas procura um produto competitivo. É aquele cliente que sabe que não se pode esperar o mesmo comportamento de uma rolha de baixo preço de uma rolha de qualidade média ou alta, à semelhança do que acontece noutras categorias de produto. É um cliente exigente, que pretende reduzir ao máximo os riscos inerentes a um produto natural, fazendo opções de gestão racionais.

O cliente PrecisionElite trabalha com cadernos de encargos que definem de forma muito objetiva os critérios a assegurar com as devidas especificações adequadas a um produto natural.

A PrecisionElite tem clientes em vários países, sobretudo os países com tradição na produção vitivinícola da Europa, exportando 95% da sua produção.

Quais os projetos futuros? Pode revelar?

Pretendemos no futuro consolidar a nossa posição nos mercados e segmento que ambicionamos. Não pretendemos crescer indiscriminadamente, mas fortalecer a rede de parceiros de trabalho – os nossos clientes – que sabem que estamos próximo para lhes prestar todo o apoio nas suas tomadas de decisão, na oferta das rolhas de cortiça que melhor se adequam aos seus vinhos em termos de preço e qualidade, continuando sempre a acompanhá-los de perto. Continuaremos a investir em tecnologias que nos permitam dar cada vez mais garantias ao produtor de vinho.

Mais informação em www.precisionelite.pt