Conheça as preferências dos portugueses, em termos de trabalho

De acordo com um estudo realizado pela Randstad Employer Brand Research, onde foram inquiridas cerca de 5000 pessoas entre os 18 e os 65 anos, a maioria decidiu que Delta Cafés, Farfetch, Bosch, Nestlé e Hovione, são as cinco empresas mais apelativas para trabalhar em Portugal.

Ainda sobre o estudo em questão, aponta-se que os fatores a que os inquiridos atribuem mais valor se prendem com o salário e respetivos benefícios (72%), assim como a promoção de um equilíbrio entre vida social e profissional (67%), assim como um bom ambiente de trabalho (67%).

Em acrescento, é também referido na mesma pesquisa que outro aspeto que os portugueses gostariam que lhes fosse oferecido são os acordos de trabalho flexíveis (48%), assim como oportunidades de progressão na carreira (47%). Cerca de 9 em cada 10 inquiridos consideram de máxima importância ter oportunidades de upskilling e reskilling.

De um modo estatístico, é também possível concluir com o estudo que, de 2021 para 2022, o teletrabalho tem vindo a diminuir, sendo que a percentagem do ano passado corresponde a 52%, face aos 38% do presente ano. Ainda assim, daqueles que, atualmente, trabalham unicamente à distância (23%), menos de metade deseja continuar nesse registo laboral, num futuro próximo.

Por fim, o estudo realizado pela Randstad Employer Brand Research aponta que 1 em cada 5 portugueses tem intenções de mudar de emprego este ano, o que configura uma intenção que tem vindo a crescer, desde o ano de 2021.