Inês Lima: “O cargo na Direção-Geral da McDonald’s Portugal, função que assumi em plena pandemia, foi, até hoje, o meu maior desafio”

Inês Lima, diretora-geral da McDonald's Portugal

Tendo já passado por vários setores de atividade, Inês Lima licenciou-se em Administração e Gestão de Empresas, pela Universidade Católica Portuguesa. Hoje em dia, desempenha as funções de diretora-geral da McDonald’s em Portugal.

Ocupar uma posição de liderança é uma tarefa que, em si, já não é nada fácil, atendendo a tudo o que tal função envolve. Quando se dá a cara por uma marca com a influência da McDonald’s, será de prever que a pressão aumente ainda mais. Para Inês Lima, diretora-geral a nível nacional daquela que é uma das cadeias de restaurantes mais conhecidas no Mundo, a “pressão”, independentemente da marca que se represente, faz-se sempre sentir.

“A pressão de proteger a reputação das marcas é a mesma, independentemente da sua dimensão. Naturalmente que quando representamos uma marca mundialmente conhecida, a responsabilidade é ainda maior” – refere.

Ainda que a McDonald’s seja um dos restaurantes de eleição dos portugueses, associa-se, geralmente, a marca a práticas alimentares pouco saudáveis, de um ponto de vista nutricional. Embora essa perceção por parte do público seja comum, Inês Lima salienta que “há 30 anos, quando a McDonald’s chegou a Portugal, tinha seis sanduíches no seu portefólio, sendo que agora existem mais de 50 produtos à disposição dos consumidores portugueses, desde os hambúrgueres às saladas, passando pela fruta, gelado, sopas, uma opção vegetariana e produtos para pequeno-almoço”.

“Ao longo dos anos temos vindo também a melhorar o perfil nutricional dos nossos produtos, com a ajuda dos nossos fornecedores, no sentido de reduzir o sal, gordura e açúcares. Para além disso, temos como compromisso ser transparentes na disponibilização de informação nutricional, que disponibilizamos desde 2006, de modo a promover a literacia nutricional” – acrescenta.

Sendo diretora-geral de uma marca tão grande,  Inês Lima encontra-se responsável por equipas de trabalho, também elas, muito grandes, o que faz com que a importância de gerir eficazmente seja ainda maior do que em empresas de menor dimensão, com menos trabalhadores.

“A McDonald’s conta atualmente com 189 restaurantes no nosso País, 90% dos quais geridos em sistema de franchising por 43 empresários portugueses que reinvestem em Portugal grande parte da riqueza criada. Trabalhamos juntos para definir e assegurar procedimentos idênticos em todos os restaurantes, pois é assim que acreditamos que conseguimos garantir a consistência e a qualidade no serviço prestado em qualquer restaurante” – assegura.

Neste momento, Inês Lima lidera no setor da restauração. No entanto, já teve bastantes experiências noutras marcas, como a EDP ou a Oniway, entre outras. É certo que quando se fala de liderança se torna difícil distinguir experiências, até pelo facto de não haver duas iguais. Mesmo assim, reconhecendo que “todas as experiências passadas foram desafiantes e essenciais para o [seu] desenvolvimento”, Inês destaca o cargo que, atualmente, desempenha.

“O cargo na Direção-Geral da McDonald’s Portugal, função que assumi em plena pandemia, foi, até hoje, o meu maior desafio. Enfrentar o desconhecido e trabalhar em equipa com todos os franquiados para assegurar a segurança dos nossos colaboradores e dos consumidores, disponibilizando os nossos hamburgers nos canais possíveis a cada momento, foi um grande desafio” – confessa.

E só porque um desafio é difícil, isso não faz com que o mesmo seja impossível. Sendo um exemplo disso mesmo, Inês Lima continua a liderar no feminino, ainda que reconheça que uma líder, também ela, tenha as suas “imperfeições”.

“Diria que uma líder perfeita é aquela que, dentro das suas imperfeições, é capaz de gerar empatia e de impulsionar os seus colaboradores a colocarem ao serviço da empresa a sua melhor versão, porque se sentem motivados por um propósito comum” – conclui.