Funcionários da Universidade do Porto têm nova Provedora

A Provedora,Teresa Alexandra Gonçalves , foi empossada pelo Presidente do Conselho Geral da U.Porto, Fernando Freire de Sousa. (Foto: U.Porto)
“Ouvir – Orientar – Encaminhar – Estabelecer consensos”. Foi com este lema em mente que Teresa Alexandra Gonçalves tomou posse, no passado dia 6 de maio, como Provedora do Funcionário Não Docente e Não Investigador da Universidade do Porto para os próximos três anos (2022-2025).

 

Licenciada em Gestão de Recursos Humanos, a nova titular do cargo responsável pela defesa e promoção dos direitos e interesses dos trabalhadores da U.Porto trabalha, desde 2014, como Técnica Superior nos Serviços Académicos da Faculdade de Economia (FEP).

Relativamente ao papel que vai desempenhar nos próximos anos, Teresa Gonçalves garante “grande sentido de responsabilidade e compromisso” no desempenho de uma função que exigirá “manter com todas as partes uma postura de respeito e cordialidade, tendo sempre como objetivo final a mediação de conflitos”.

“O papel mais importante da figura do Provedor advém, sobretudo, da capacidade de ouvir, entender e sentir o ‘Outro’, pugnando pela salvaguarda dos direitos fundamentais e da dignidade humana, sustentados em alicerces de independência, de imparcialidade, de razoabilidade e de bom senso”, aponta ainda a sucessora de Rui Pedro Oliveira, que assumiu as funções de Provedor nos últimos três anos.