As Nações Unidas (ONU) designaram oficialmente o dia 25 de novembro como Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres. Desde 1999 que se tem celebrado este dia pelo mundo.
Esta data visa alertar a sociedade para os vários casos de violência contra as mulheres, nomeadamente casos de abuso ou assédio sexual, maus tratos físicos e psicológicos.
Em média, uma em cada três mulheres é vítima de violência doméstica.
No Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, 25 novembro, o DNMS realizou o Debate “Como diminuir a Tolerância Social à Violência Doméstica”, na Câmara Municipal de Matosinhos.
Na sessão de abertura estiveram presentes Luísa Salgueiro, Presidente da CM de Matosinhos e Elza Pais, Presidente do DNMS.
O debate contou com a participação de Clara Sottomayor (Associação Projeto Criar), Rui Nunes (Faculdade de Medicina da Universidade do Porto), Ilda Afonso (UMAR-Porto), Pedro Bacelar de Vasconcelos (Constitucionalista/ Deputado) e com a Moderação de Manuel Albano (CIG Porto).
A sessão de encerramento contou com a presença de Manuel Pizarro, Presidente da Federação do PS Porto, Teresa Fernandes, Presidente do DFMS Porto e Isabel Oneto, Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna.