A LIDERANÇA FEMININA PODE INSPIRAR-SE NO MUNDO DO LUXO

Eliana Medeiros, CEO da ELM2 UK.

Como a liderança feminina se pode inspirar no mundo do luxo

O que têm em comum o cintilante mundo das marcas de luxo e a liderança feminina de sucesso?

Como empreendedora, coach experiente e executiva da indústria do luxo, responsável pela Thrive Masterclass and Retreats, apercebi-me de uma dança intrincada entre estes dois mundos. Não se trata apenas de brilho e de glamour, mas de sofisticação, de estratégia e do legado. Hoje, gostaria de iluminar esta sinergia utilizando o percurso notável da Francesca Bellettini, uma das melhores líderes da indústria do luxo que pode ser uma inspiração para líderes em qualquer indústria, independentemente da sua dimensão ou capacidade financeira.

 Quem é a Francesca Belletini?

Francesca Bellettini, a força dinâmica por detrás da Yves Saint Laurent (YSL) desde 2013, tem sido fundamental na orquestração da ascensão meteórica da casa francesa. De uma marca sobre a qual o seu chefe, François Pinault, chegou a ter dúvidas, Bellettini conduziu-a a níveis sem precedentes, transformando uma empresa de 500 milhões de euros num titã de 5 mil milhões. Mas os seus feitos não se ficaram por aqui. Em reconhecimento das suas capacidades de liderança excecionais e da sua contribuição para a indústria do luxo, recebeu inúmeros prémios. Entre eles, dois dos mais prestigiados, o Prémio Guido Carli e o título de Cavaleiro da Legião de Honra francesa em 2019, a mais alta distinção civil em França.

Como prova do seu vasto conjunto de competências e do seu profundo conhecimento do sector, a partir de setembro deste ano, Bellettini deixa de dirigir a Yves Saint Laurent. Foi promovida a diretora-geral adjunta do Grupo Kering, onde será responsável pelo desenvolvimento das maisons do grupo. Um passo que não só sublinha a sua autoridade como líder, mas também a sua capacidade de conduzir várias marcas de luxo para o sucesso.

A indústria do luxo: Não apenas produtos, mas uma experiência

O luxo é mais do que algo material – é uma filosofia, uma dedicação, uma narrativa. A indústria do luxo é muitas vezes mal interpretada como um mero espaço de opulência. Mas se formos mais a fundo, descobriremos que o luxo significa uma experiência, arte, aspirações, histórias e legado. Francesca Bellettini, com a sua liderança transformadora na YSL, é um expoente disso tudo. O seu foco na criação de talentos reforça esses valores: “Temos de investir nas pessoas, os nossos colaboradores são o nosso primeiro ativo e o nosso primeiro consumidor. Quero dizer, como é que posso pretender atrair os consumidores fora da empresa, se não consigo atrair as pessoas dentro da empresa.” Tal como as marcas de luxo se concentram na construção de relações fortes com clientes fiéis, Bellettini dá prioridade ao cultivo de laços com as suas equipas internas. Isto não significa que negligencie os clientes, onde também se foca na criação de um sentido de proximidade e de comunidade.

A liderança, especialmente a liderança feminina, reflete este sentimento. Não se trata do título num cartão de visita, mas sim das ondas de mudança que se criam, das relações que se cultivam e da marca indelével que se deixa para trás.

Os pilares da Liderança de Luxo

  • Mestria e Competência

A atenção meticulosa ao pormenor, inerente à mestria artesanal, reflete a precisão exigida na liderança. Cada artefacto de luxo conta uma história de trabalho meticuloso. Por detrás da fachada de cada criação sumptuosa estão horas de precisão, dedicação e aperfeiçoamento de competências. Através do seu percurso desde a Goldman Sachs até casas de moda icónicas como a Prada, a Gucci e a YSL, Francesca Bellettini demonstra o seu empenho em aprender e aperfeiçoar competências. Plataformas como cursos de formação para executivos, masterclasses e retiros, servem como vias para aperfeiçoar estas competências. Tal como os artesãos aprendem com os mestres, os líderes devem procurar ativamente mentores.

  • Inovação e Criatividade

A inovação é a força vital do luxo e o coração da liderança transformadora. No centro de cada produto de luxo está um espírito criativo. As técnicas tradicionais encontram-se com os designs contemporâneos, criando uma fusão onde a inovação floresce. Da mesma forma, o líder moderno é um inovador. Está sempre à procura de novas soluções, melhores caminhos e abordagens diferentes para problemas antigos e novos. O mandato de Bellettini na YSL demonstra este equilíbrio, valorizando a criatividade sem perder o foco na rentabilidade. Tal como ela disse ao Financial Times: “No fundo, continuo a ser uma banqueira. Sei que os maiores retornos implicam os maiores riscos. E se não corrermos riscos, não obtemos retorno algum, simplesmente estagnamos.”

  • Storytelling

As narrativas moldam a essência do luxo, tal como a visão molda a liderança. Todas as marcas de luxo têm uma história para contar – das suas origens, dos seus artesãos, do seu percurso de uma ideia a um ícone. A liderança também é sobre contar histórias. Trata-se de comunicar a visão, a missão e os valores de uma empresa de forma a agregar equipas, inspirar ações e criar confiança. A história de sucesso da liderança de Bellettini na YSL, apesar dos desafios significativos que encontrou pelo caminho, é um testemunho da sua visão, perseverança e estratégia.

  • Originalidade e Autenticidade

Num mundo de réplicas, o luxo e a liderança defendem a originalidade. O que distingue um produto de luxo é o seu carácter distintivo. No meio de um mar de genéricos, o luxo destaca-se pela sua autenticidade. Os líderes, especialmente as mulheres influentes, trazem a sua voz, perspetiva e autenticidade únicas para a linha da frente, o que as torna insubstituíveis. Bellettini defende esta ideia, afirmando: “Se mostrarmos quem somos, as pessoas podem optar por gostar de nós ou não… Sê autêntica”.

  • Legado e Sustentabilidade

As marcas duradouras criam legados, os líderes transformadores criam um impacto duradouro. O mundo do luxo tem marcas e artefactos que resistiram ao teste do tempo, criando legados que atravessam séculos e gerações. A liderança tem a ver com a criação de sustentabilidade, a implementação de sistemas e o desenvolvimento de talentos para um sucesso duradouro. Embora Bellettini valorize a criatividade, compreende que a rentabilidade garante a sustentabilidade, “na realidade, é o lucro que torna um negócio sustentável,” como refere com franqueza.

Potenciar a Liderança Feminina: Ao estilo da Thrive Masterclass & Retreats

Os nossos retiros e masterclasses sempre se inspiraram em personalidades como Francesca Bellettini. Acreditamos no desenvolvimento de líderes que, tal como ela, dão prioridade à autenticidade, à inovação e ao legado. Os participantes, inspirados por líderes de referência, reformularam as suas narrativas, entendendo o luxo como um testemunho de qualidade e longevidade.

Os Desafios e Vitórias

Apesar do potencial da liderança inspirada no luxo, as mulheres líderes enfrentam desafios, desde as expectativas da sociedade até ao equilíbrio entre qualidade e sustentabilidade. No entanto, muitas, como Bellettini, utilizam estes princípios não como restrições, mas como catalisadores de soluções inovadoras e progresso. Como ela afirmou de forma eloquente, “É preciso acreditar em si própria.”

Dicas Práticas para Futuros Líderes de Luxo

  • Rede de contactos inspiradora: rodeie-se de influências estimulantes.
  • Invista em si: lembre-se, o ativo mais importante de uma líder é ela mesma.
  • Valorize o tempo: tal como a mestria, uma boa liderança leva tempo. Dê prioridade às tarefas em prol de uma visão a longo prazo.

A liderança feminina, quando inspirada nos princípios do luxo, pode ser uma combinação poderosa de força, autenticidade e legado. Cada líder tem o potencial de criar a sua marca de luxo única, de a cultivar e de a deixar brilhar. Convido-a a entrar no mundo da liderança de excelência. Junte-se a nós nos Thrive Masterclasses and Retreats e crie o seu percurso de liderança através do carácter memorável do luxo.

Sobre a autora: Eliana L. Medeiros, a força impulsionadora da ELM2 UK, é uma líder de opinião, autora, formadora, professora e consultora internacionalmente aclamada no domínio da experiência do cliente de luxo e da estratégia empresarial. A sua prestigiada carreira, com mais de duas décadas, viu-a navegar com destreza por vários domínios, desde o serviço ao cliente, marketing, vendas, finanças e recursos humanos. O seu portfólio distinto mostra a sua excelência em servir um segmento de clientes de alto nível, incluindo personalidades como Warren Buffett, Bill Gates, Roger Federer e Cindy Crawford, entre muitos outros.

O sólido conhecimento de Eliana tem origem no seu percurso como executiva de topo no sector do luxo, onde inovou criando um algoritmo preditivo para melhorar o serviço e as estratégias de retenção.

A sua abordagem operacional está firmemente enraizada em valores fundamentais: excelência, inovação, ética de serviço e ligação humana. Adotando o mantra “nem tudo é luxo, mas todos nós podemos aprender com o luxo,” a Eliana vê o sucesso como uma jornada contínua de crescimento e aprendizagem. Com esta perspetiva, ela lidera a ELM2 UK no sentido de promover a evolução tão necessária das práticas empresariais que impulsionam empresários e futuros líderes através dos Thrive Masterclass and Retreats.