1- Quais são as características indispensáveis a uma boa marketeer?
Na minha opinião, uma boa marketeer deve ser curiosa, criativa, resiliente e estar atenta às tendências do mundo e do mercado.
2- O que é que precisa de mudar para que uma mulher em posição de destaque deixe de ser notícia?
Felizmente, a sociedade tem evoluído muito na igualdade de género e as mulheres têm-se destacado cada vez mais no mundo empresarial mas há ainda um longo caminho a percorrer.
O líderes de amanhã formam-se hoje, e é muito importante canalizar as jovem para áreas que tipicamente mexem com o mundo: economia, gestão e tecnologias… Só assim se irá atingir a tão ambicionada igualdade de género nos lugares de topo e deixará de existir notícias só porque é uma mulher com uma posição de maior relevância.
3- Diriam que um homem, para chegar onde vocês se encontram hoje, teria de fazer os mesmos sacrifícios?
As mulheres, sobretudo na fase de maternidade, deparam-se naturalmente com mais sacríficos e desafios do que um homem. A maternidade acaba por ser um desacelerador na progressão de carreira, e na minha opinião, é muito importante lutar pela igualdade dos períodos de licença de maternidade e paternidade para que as responsabilidade de apoio à família sejam mais equilibradas e que a mulher não sinta uma pressão tão acentuada como nos dias de hoje. Apesar da sociedade estar a evoluir, a gestão familiar ainda recai, principalmente sobre a mulher, e passa também pelo tecido empresarial incentivar uma maior partilha de responsabilidade entre os homens e as mulheres.
4- Numa sociedade onde os homens ocupam a maior parte dos cargos de destaque, uma mulher líder sente mais pressão em fazer um bom trabalho?
Felizmente, na Odisseias, nunca senti qualquer pressão acrescida pelo facto de ser mulher, somos uma empresa muito humana, sem qualquer preconceito.
Sinto a minha pressão natural em fazer um bom trabalho e em não falhar, e confesso que gosto de sentir essa pressão saudável e lutar por fazer um trabalho cada vez melhor.
5- Que conselho dariam a uma mulher em início de carreira, com o desejo de alcançar uma posição de destaque na área do marketing?
Que seja curiosa, que pesquise e leia muito, que tente experienciar a vida ao máximo e acima de tudo que nunca desista dos seus sonhos!