Mercados de Natal na Europa a não perder!

Os mercados de natal são uma velha tradição europeia. Nas principais praças das cidades, juntam-se várias barraquinhas. Encontramos comidas natalinas, artesanato de Natal, como joalharia, roupa, artigos para casa. Feiras de Natal significam também música ao vivo, rings de patinagem do gelo e ainda a oportunidade de falar com os elfos ou até com o Pai Natal! E, claro, não podíamos deixar de referir o detalhe e cuidado das decorações de Natal! Fique a conhecer algumas das Feiras de Natal mais populares da Europa!

  1. Mercado de Christkindelsmärik em Estrasburgo, França
    Este é um dos maiores mercados de Natal da Europa e possivelmente um dos mais populares, com mais de 2 milhões de visitantes todos os anos! Sim, Estrasburgo é daquelas cidades europeias para visitar no Natal! No seu inicio, no século XVI, o mercado limitava-se à zona perto da catedral, mas hoje em dia já se estende a cerca de 11 bairros da cidade, com várias bancas de artesanato local, doces e mais de 500 espectáculos!

2. Mercado Frankfurter Weihnachtsmarkt em Frankfurt, Alemanha
É considerado um dos mais antigos Mercados de Natal da Alemanha é, por si só, bastante significativo, já que as feiras de Natal na Alemanha são um verdadeiro orgulho nacional! A tradição em Frankfurt remonta ao século XIV e o epicentro é na Praça Römerberg, onde está a gigantesca árvore de Natal. Não perca os concertos de Natal, muito famosos por aqui.

3. Feira de Natal de Antuérpia, Bélgica
Aqui encontrará mais de 30 stands de comida de todo o mundo: tapas espanholas, pizzas italianas, salsichas alemãs e, claro, muitos doces de Natal e chocolate de toda a Europa! No Mercado de Antuérpia aproveite para experimentar algumas iguarias típicas das gastronomia da Bélgica, como as batatas fritas, o chocolate belga ou a cerveja! A feira de Natal estende-se pelas nas praças de Het Steenplein, de Suikerrui, de Grote Markt e de Handschoenmarkt.

4. Mercado Wiener Christkindlmarkt, em Viena, Austria
Situado na Rathausplatz, a praça junto à Câmara Municipal, o Christkindlmarkt ou o Mercado do Menino Jesus, é um dos mais populares da capital austríaca! Não perca as comidas natalinas, mas sobretudo os vários objetos de artesanato de Natal, muitos deles feitos à mão. Os concertos com cânticos de Natal são uma das principais atrações desta feira de Natal em Viena.

5. Mercado de Natal de Riga, Letónia
A capital da Letónia, Riga, por si só, já parece saída de um conto de Natal, com os seus belos edifícios de Arte Deco e um centro onde respiramos natal. O principal Mercado de Natal de Riga, situa-se no bem centro, na Cidade Velha, junto ao Rīgas Melngalvju nam ou Edifício das Cabeças Negras, um dos mais emblemáticos da capital letã!

6. Mercatino di Natale em Nápoles, Itália
Aqui não irá encontrar a neve ou o frio dos países nórdicos e talvez seja por isso, que os napolitanos se esforçam tanto para criar uma feira de Natal acolhedora e se esmerem tanto nas decorações de Natal. O Presépio de Nápoles é uma das principais atrações deste mercado e que divide o protagonismo com outras figuras do folclores de Nápoles, como o pescador, o “fazedor” de vinhos ou os dois amigos Vicienzo e Pascale.

7. Winter Wonderland em Londres, Inglaterra
Visitar Londres é sempre uma boa ideia e esta é uma cidades europeias para visitar no Natal, quando apesar do frio, a magia e as decorações natalícias enchem a cidade de ambiente e espírito natalício. Na capital inglesa, encontrará vários mercadinhos e feiras de Natal. Destacamos a Winter Wonderland, que se realiza todos os anos Hyde Park. Além das tradicionais lojas e barraquinhas de street food de toda a Europa e artesanato, ainda há muito entretenimento, com carroceis, jogos e muito mais!

8. Mercado de Natal de Estocolmo, Suécia
Neste jogo das feiras de Natal, os países nórdicos ganham! Talvez seja pela neve, talvez seja o entusiasmo; mas no norte da Europa, os mercados de Natal têm um charme especial e vale a pena visitar estas cidades no Natal. A Feira de Natal de Estocolmo realizou-se durante mais de 500 anos na parte velha da cidade e há (apenas) cem anos mudou-se para a praça do Museu do Nobel em Estocolmo.

9. Mercado Continental Christmas Market em Belfast, Irlanda do Norte
Situado na capital da Irlanda do Norte, este é um dos mais populares mercados de Natal do Reino Unido! É aqui que está a Gruta da Pai Natal! Além disso, se enviar uma carta até 17 de dezembro, O Pai Natal responde-lhe de volta! Aqui, todo o dinheiro angariado é depois doado ao Hospital Pediátrico de Belfast.

10. Vila Natal, Óbidos em Portugal
A magia da Vila de Natal de Óbidos continua a ser a nossa festa de natal favorita em Portugal e aquela que melhor recria o ambiente de Natal, com renas, árvores de Natal e, claro, o Pai Natal!O chocolate e a ginja de Óbidos marcam presença.