Exercícios para manter o cérebro ativo

É importante estimular as nossas capacidades cognitivas para melhorar a nossa saúde e o nosso bem-estar e para aumentar a nossa capacidade de memória e agilidade de raciocínio no dia a dia.

O cérebro é como se fosse um músculo e a mente necessita de um treino diário. Quanto mais controlo tivermos em relação aos nossos pensamentos, mais saudável e lúcido estará o nosso cérebro. Por isso, como toda a ação leva a uma reação, propomos os seguintes conselhos:

1. Falar sozinha

Às vezes, não é suficiente uma referência visual para recordar as coisas. Se proporcionarmos uma referência auditiva, será mais fácil. Por exemplo, repetir as coisas que está a fazer, utilizando frases como «Estou a estacionar na zona C do centro comercial», «Deixo as chaves na mesa de entrada»

2. Registe tudo

Todas as manhãs, anote as suas obrigações na agenda,telemóvel, nomeadamente, as reuniões, o que deve comprar e a que horas combinou um almoço, um lanche ou um jantar. Reserve uma folha para metas e projetos como «Hoje vou ao ginásio» e «No espaço de um ano aprenderei mandarim». Releia-as para continuar a trabalhar para as atingir.

3. Feche os olhos e tente visualizar coisas 

Não sabe onde estacionou o carro? Lembre-se de todas os lugares onde esteve. Feche os olhos, respire fundo  e pense «Cheguei ao escritório, deixei a carteira no cabide, tirei os óculos e deixei-os em determinado lugar, depois fui…». Este tipo de atividade, além de estimular as suas capacidades cognitivas, permite-lhe resolver problemas do dia a dia.

4. Aposte em sinais

Pôr marcas e sinais ajuda a lembrar tarefas rotineiras. Se tem de levar o cão ao veterinário, em vez de colocar a comida do seu animal de estimação no local habitual, deixe-o na entrada da porta. Ao tropeçar nela, perguntará «Porque o pus aqui?» e saberá o que tem de fazerOutra boa ideia é colocar pulseiras de cor no seu pulso, mude o anel do dedo, o relógio para a mão direita, até o seu lenço de forma diferente.

 

5. Classifique as coisas por categorias

Aprender a memorizar dados e quantias é mais fácil do que parece. Faça a lista de compras mentalmente, separe e agrupe os produtos que necessita. Ponha de um lado os alimentos (vegetais, leguminosas frutas, carne e por aí fora), por outro os objetos de higiene e perfumaria (desodorizante, desmaquilhante e por aí fora) e utensílios de limpeza de casa, por exemplo.