Dê asas à sua imaginação e crie as suas “peças únicas”

Antes de partir para as compras, olhe bem para o seu armário e dê asas à sua imaginação e crie as suas “peças únicas” por Catarina Martins 

O desafio é dar nova vida a peças que já não usa e trazê-las para o uso cotidiano. 

Só  o fato de vermos as mesmas peças e de as usarmos uma época faz delas, para nós, ultrapassadas. Nem sempre isso é verdade. Com imaginação, as roupas ultrapassadas ou que estão sem uso, podem se transformar em peças únicas e cheias de nova vida.

 

Há peças que são intemporais. Bons básicos, poderão ser mantidos como tal e, quando conjugados com as tais “peças únicas” dar origem a coordenados surpreendentes e “novos”. Quando temos roupas de um bom tecido e corte, recomendo que se mantenham assim mesmo. Um dia, vão-se usar outra vez. É garantido.

 

Temos que olhar para as peças realmente com imaginação. Um casaco não tem que se transformar em um casaco alterado, ou saia em outra diferente. Não. Poderão sempre, em último recurso, virar almofadas ou mantas em patchwork.

Os jeans, por ex., em retalhos todos cosidos dão almofadas, pufes e forros para cadeiras ótimos para quartos de adolescentes.

Tingindo, aplicando rendas, ou simplesmente “acrescentando” obteremos ótimos resultados.

Já pensou pegar numa camisa de algodão aos quadrados ou às riscas, ou mesmo lisa e forrar um cesto?Força, faça isso. São ótimas opções para o efeito. Depois, com retalhos, aplicações de rendas, botões, tachas, bordados, 1 bolso de calças de ganga etc, decore um dos lados. O resultado será um cesto girissimo para o qualquer look de verão ou até mesmo para guardar novelos de lã ou revistas. 100% único, 100% criativo.

 

T-shirts: podem ganhar umas mangas de camisa, recortes rendados, bordados de missangas, botões etc. Camisas: com aplicações nos punhos e colarinhos de pedraria ficam mais sofisticadas e cheias de graça.

 

Não deite fora retalhos, os que não derem para serem reaproveitados podem virar material para novas criações. Experimente aplicar uma manga de crochê numa camisa básica, por exemplo.

 

Reciclar peças do nosso armário, é uma aventura que para além de acrescentar a qualquer bolso, é um ótimo exercício para aliviar stress num fim de semana por casa.
Uma sugestão:
Uma venda 2nd hand.

O conceito está espalhado por todo o mundo e é por vezes uma ótima maneira de adquirir boas marcas a preços baixos. Faça-a com as suas amigas. Onde? Aqui, ali ou acolá. Tipo reunião com um bolinho, um chá, 6 amigas… Garantido: uma tarde bem passada, umas boas risadas e com certeza, boas compras e/ou excelentes trocas.

Tudo isto começa por ver em casa o que tem em bom estado e não usa.

Deixar-se de laços de afeto com peças que nunca lhe couberam, ou que nunca as usou ou só usou uma vez na festa, ou casamento não sei de… Ou no seu! No fundo, é de reciclagem que se trata. Dar nova vida ao seu guarda roupa… Pode ser noutra família. Pense nisso.