Eva Rosa Santos é Fundadora da Liderança Feminina em Angola e eleva os princípios da igualdade de género, valorização e partilha entre mulheres, investindo no seu potencial.
Nascida no Lobito, conta com cerca de 20 anos de experiência profissional no âmbito de Recursos Humanos, dos quais 18 em funções de liderança. Trabalhou em contextos multiculcurais distintos e desafiantes.
Apaixonada pela liderança, pelo mentoring e coaching, este projeto torna-se ainda mais especial pela responsabilidade em alavancarmos juntas conhecimento no feminino!
COMO SURGE O GRUPO “LIDERANÇA FEMININA” EM ANGOLA?
As máximas “Juntas somos mais fortes” ou “As mulheres devem apoiar-se umas às outras”, está na génese do projeto que, de forma informal, já existe há bastante tempo e que agora divulgamos com a criação da página no LinkedIn. Algo tão simples, mas tão imensamente difícil, necessária e importante. Devemos criar sinergias, devemos reforçar os bons valores e princípios, devemos preocupar-nos mais umas com as ou-
tras para que sejamos mais fortes na liderança!
QUAIS OS OBJETIVOS?
Criar uma rede de partilha, suportada na confiança, com o intuito de apoiar, capacitar, valorizar de forma sustentada as competências de liderança das mulheres. Queremos ser um grupo de referência sobre liderança no feminino, reunindo mulheres líderes que partilhem as suas conquistas, desafios, sucessos e insucessos, que permitam que todas possamos crescer, aprender e ser mais fortes face aos constantes desafios que nos são colocados a nível pessoal, profissional, social e familiar, fortalecendo e reforçando em cada uma destas esferas uma posição forte de liderança.
A criação de tertúlias, de parcerias, de programas ajustados de mentoring e coaching que valorizem o potencial que cada mulher tem dentro de si e que lhe permitirá ser melhor líder, faz parte dos nossos desafios.Pretende-se que cada mulher seja fonte de inspiração, de umas para as outras!
COMO CARACTERIZA O PAPEL DA MULHER EMPREENDEDORA NA SOCIEDADE ANGOLANA?
Ainda muito atribulado, competitivo e difícil. Apesar do dinamismo e capacidade empreendedora da mulher, sobretudo em negócios informais, é necessário estimu-
lar e apoiar para que os projetos sejam sustentáveis.
SER MULHER EMPRESÁRIA REPRESENTA…
Um desafio constante e permanente de um mundo ainda muito masculino. Onde a mulher deve ter a capacidade de alavancar negócios (pequenos ou grandes) que tragam valor e que seja rentável.
QUE MENSAGEM GOSTARIA DE DEIXAR ÀS MULHERES QUE TÊM MEDO DE ARRISCAR NO SEU PRÓPRIO NEGÓCIO?
Em tudo o que façam, sejam as melhores! Bem sei que nem sempre é fácil, mas que procurem a excelência, que utilizem a rede de networking para estabelecer
parcerias, que sejam consistentes e perseverantes.
CONTACTOS DE LIDERANÇA FEMININA EM ANGOLA
https://www.linkedin.com/
company/lideranca-feminina-ao/
liderancafemininaangola@gmail.com