A MERCADONA EM PORTUGAL

Elena Aldana
Elena Aldana, Diretora de Assuntos Europeus da Mercadona, mudou-se para o Porto em 2016 para liderar a equipa de Relações Externas da Mercadona em Portugal e dar início ao primeiro projeto de internacionalização da empresa fora de Espanha.
Uma mulher, de um país diferente, que chegou a Portugal para conhecer a Sociedade portuguesa, adaptar a empresa a uma nova realidade e dar a conhecer a Mercadona no país luso. Passados quase 3 anos, representa a empresa em várias instituições, não só portuguesas como europeias, transmitindo o Modelo da empresa e a importância de um setor coeso, na procura das melhores propostas, para acrescentar valor a todos os elos da cadeia.

“Já vivi em vários países: Espanha, Brasil, Polónia, França, e agora Portugal,todos eles com diferentes culturas e idiomas, tive de aprender a integrar-me em cada um deles. Foi enriquecedora a experiência de me cruzar com milhares de pessoas, que me deram perspetivas tão distintas de ver a vida e de encarar o facto de ser mulher, no passado e agora, e também da forma como encaramos o futuro. Fiz todo o meu percurso, com altos e baixos, mas sempre trabalhando imenso, estudando e aprendendo, e levantando-me quando caía (é importante agir com humildade e espírito lutador). É uma corrida de resistência, não de velocidade.

Sempre acreditei, e acredito, que tenho as mesmas capacidades independentemente do meu género. Tenho orgulho de fazer parte de uma empresa que olha para este tema com naturalidade e que proporciona as mesmas oportunidades sem discriminação, seja ela de género, origem ou até crença religiosa, e que o aplica através de um plano de igualdade, que oferece as mesmas oportunidades salariais e de crescimento profissional.”

A MERCADONA VAI ABRIR 10 LOJAS EM PORTUGAL. QUAL A ESTRATÉGIA PARA
O MERCADO PORTUGUÊS?
Neste momento, estamos focados em abrir as 10 lojas, nos Distritos do Porto, Braga e Aveiro,no segundo semestre de 2019. A nossa estratégia passa por nos adaptarmos à realidade portuguesa. Costumamos dizer que “em Portugal, somos Portugueses”. O primeiro grande passo foi a criação da sociedade Irmãdona Supermercados S.A., com domicílio fiscal em Portugal. Posteriormente, foi iniciada a atividade no Centro de Coinovação, em Matosinhos, um macrolaboratório de ideias de 1.000 m2 que ajuda a equipa da Mercadona a definir, junto dos clientes portugueses, o sortido de produtos em Portugal, totalmente adaptado às necessidades deste mercado. É neste centro que as equipas de trabalho estudam ao detalhe os gostos e hábitos de consumo do “Chefe” português (como denominamos os clientes na Mercadona).

Já temos escritórios no Porto e em Lisboa e estamos a construir, em duas parcelas com uma área total de 50.000 m2 na Póvoa de Varzim, um bloco logístico com duas naves de 12.000 m2, que servirá para o desenvolvimento da atividade logística em Portugal.

A MERCADONA É LÍDER EM ESPANHA. QUE BALANÇO FAZ DA LIDERANÇA,
NO SEGMENTO DE SUPERMERCADOS?
É sempre positivo quando nos apercebemos que o esforço do nosso trabalho é reconhecido. Temos mais de 1600 supermercados e somos mais de 85 mil colaboradores – 3oo para o projeto de Portugal, por enquanto – que todos os dias nos empenhamos em satisfazer as necessidades dos nossos “Chefes”. Sabemos que temos muito a aprender e uma grande vontade em querer fazer sempre mais e melhor todos os dias. Em 2018, mais de 5 milhões de famílias confiaram as suas compras na Mercadona, e isso é uma grande responsabilidade, que devemos satisfazer sempre da melhor forma possível.

O QUE É QUE OS PORTUGUESES PODEM ESPERAR DA MERCADONA?

Podem esperar o empenho e motivação de uma equipa de profissionais, que todos os
dias se esforça, com o objetivo de fazer com que os portugueses venham a reconhecer a Mercadona, em Portugal, como o seu supermercado de referência e que nele possam encontrar produtos que satisfaçam as suas necessidades, com a máxima qualidade a um preço competitivo.

E O QUE PODEM ENCONTRAR DE DIFERENCIADOR?
É efetivamente, o nosso Modelo de gestão próprio (Modelo de Qualidade Total), que nos caracteriza e diferencia, tal como costuma dizer o Presidente da Mercadona, “Quem tem um Modelo, tem um tesouro”, colocando o cliente, que é o nosso “Chefe” no centro das nossas decisões.

De destacar também as nossas marcas próprias: Hacendado (Alimentação), Bosque Ver-
de (Limpeza do Lar), Deliplus (Perfumaria e Cosmética) e Compy (Cuidado dos animais de estimação). Marcas de referência em termos de grande qualidade e com produtos inovadores – alguns deles nem existiam no mercado. Como fator diferenciador, é de salientar também a nossa estratégia comercial, Sempre Preços Baixos (SPB). Desde 1993, a Mercadona aplica esta estratégia comercial, que elimina as promoções e incentiva o consumo responsável. Desta forma conseguimos um controle dos stocks e da cadeia de abastecimento, que permite otimizar, de forma eficiente, todos os processos ao longo da Cadeia Agroalimentar.
Desenvolvemos uma Cadeia Agroalimentar Sustentável, na qual todas a partes desta Cadeia trabalham de forma conjunta e eficiente, de forma a garantir, não só a segurança alimentar (que deve ser sempre garantida), mas também a melhor qualidade com um preço competitivo, na qual todas as partes ganhem dinheiro e possam pensar a longo prazo, onde o investimento e a inovação sejam um referente.

O colaborador é também um dos nossos pilares. Deve estar satisfeito, com boas condições laborais e uma formação completa e específica, que lhe permite oferecer um serviço de excelência aos nossos “Chefes”.
Por último, devemos ser bons vizinhos, estar integrados na sociedade onde estamos presentes, criando riqueza e sem que a nossa atividade cause qualquer incómodo.

A combinação de todos os fatores resulta, como consequência, em vendas e lucro –
que há-de ser reinvestido para continuar a crescer, devolvendo à sociedade aquilo que
ela nos proporcionou anteriormente. Além disso, consideramos que a formação é
fundamental para o bom desempenho das tarefas dentro de um posto de trabalho; é por
isso que a Mercadona oferece um plano de formação adequado a cada posto (interno),
totalmente pago pela empresa. Devemos investir nos nossos colaboradores, para que
possam desempenhar as suas funções de forma correta, com o objetivo de que, quan-
do voltem da formação comecem a realizar o seu trabalho com normalidade.

COMO É TRABALHAR NA MERCADONA?
Um desafio todos os dias. É muito motivante implementar um projeto que é líder em Espanha, num novo país. Este é o primeiro projeto de internacionalização da empresa
do qual tenho muito orgulho em fazer parte. Tem sido uma aprendizagem constante, uma

partilha de conhecimento. Trata-se de uma folha em branco na qual devemos começar a desenhar o nosso plano em Portugal, adaptando-nos à realidade de um país com uma cultura, história ou língua que são diferentes.

Devemos agradecer aos portugueses a forma positiva com que nos têm recebido, des-
de o momento em que iniciámos o projeto em 2016

QUAIS AS VANTAGENS EM FAZER PARTE DA VOSSA REDE DE COLABORADORES?
A política de Recursos Humanos da Mercadona aposta no emprego estável e de quali-
dade, defende e fomenta valores centrados no desenvolvimento pessoal e profissional
dos colaboradores. São várias as vantagens de fazer parte da empresa: salário atrativo
e conhecido por todos, equidade (a mesma responsabilidade = o mesmo salário), contra-
to efetivo desde o primeiro dia, progressão salarial, prémio anual de acordo com os ob-
jetivos da empresa (e os próprios).