Carmen Mateus é a CEO e fundadora de empresa de outsourcing Combine. Desde jovem que demonstrou a sua veia empreendedora. Mais tarde descobriu o gosto pela escrita e agora partilha as suas experiências de vida, e de quem encontra nas suas viagens, para tentar ajudar os outros.
Carmen cresceu em Angola, na fazenda dos seus pais. Ainda muito jovem presenciou a guerra civil em Angola e na África do Sul. Atribui a sua veia empreendedora aos pais que lutaram para alcançar tudo e que acabaram por perder durante a guerra. Cresceu com a vontade de batalhar e vencer. “O empreendedorismo foi visto por mim não como um so- nho maravilhoso (nunca é) mas como um caminho a seguir, uma luta a ganhar”, afirma Carmen Mateus.
Começou a trabalhar cedo – aos 16 anos conjugava o trabalho com os estudos noturnos. Aos 21 anos, abriu o seu primeiro negócio: uma clínica veterinária com loja de animais de companhia. Quando fez 25 anos, já tinha 3 clínicas abertas – duas em Sintra e uma em Lisboa. Interessada pela gestão de negócios, continuou a estudar à noite, o que se apre- sentou como uma luta diária – mãe de dois miúdos e com 3 lojas para gerir, Carmen ficou com muito pouco tempo para se dedicar a si mesma, a ser mulher.
Mais tarde, decidiu levar a gestão de negócios como um projeto mais sério e assertivo. Vendeu as clínicas e abriu uma empresa como gestora de negócios de empresas nacionais e internacionais. Viajou pelo mundo, passou pelo Brasil, Angola, Noruega e muitos outros países que lhe apresentaram formas diferentes de criar e organizar projetos, novas culturas e visões diferentes.
Foi também nestas viagens de trabalho que começou a escrever, quase como um diário, a partilhar as histórias de vida que encontrou ao longo do caminho. Já publicou 3 livros, entre eles “Não te percas na tua viagem”, que retrata o seu regresso a Angola passado vários anos.
Carmen escreve por prazer, mas a escrita tornou-se também numa forma de se treinar emocionalmente e disciplinar a mente e o coração. “Perceber-me e perceber melhor o que se vive e como se vive à minha volta”, acrescenta. Está agora a trabalhar no seu quarto livro, que irá sair em março de 2022. O livro retrata a relação das pessoas com a vida, vários testemunhos pessoais e o que Carmen aprendeu com cada experiência. Para a autora, é muito mais marcante e útil ler histórias de vida reais e perceber como foram vividas do que ler livros de autoajuda com regras frias e lógicas. “O prazer da escrita ensi- na-me todos os dias a agradecer a minha vida. Viver é uma bênção. Uma dádiva. E a nossa vida deve refletir essa noção”, salienta a escritora.
Atualmente é CEO e fundadora da Combine, uma empresa de gestão de unidades de negócios em outsourcing, com escritório em Portugal e Milão. A empresa trabalha para a abertura de novos mercados, ao nível internacional através da gestão comercial e eventos de empresas e networking empresarial.
A Combine surgiu, em 2017, pela vontade de Carmen “continuar a lutar” e pela necessidade do mercado de “recriar o outsourcing não apenas em tecnologia – o que era o habitual – mas o outsourcing em gerir uma unidade de negócio”, explica. Uma área muito jovem onde ainda há muito para explorar e desenvolver.
Após anos de trabalho, ganha-se a capacidade de perceber o que os outros precisam. Assim, a Combine está muito ligada também a mudanças na vida. “A luta depois de uma guerra, de uma família inteira sair do seu país, ser-se refugiados – essa noção de vencer e mudar vidas fez da Combine a empresa que quer pelo menos ajudar a mudar para uma vida melhor”, conta a empresária.
Dentro da Combine, foram criadas várias summits – eventos anuais em cada área de negócio para juntar empresas, projetos e empreendedores.
No final do mês de novembro, acontecerá a IBS- International Business Summit. Existe ainda a WBS- Women Business Summit, um encontro com expositores de projetos, oradoras e testemunhos internacionais, que termina com um jantar de networking.
Por fim, o IBF – International Business Fashion, que, tal como o nome indica, reúne todos os que têm ligação à indústria da moda, seja na produção de roupa, acessórios ou até serviços. Estas ferramentas de comunicação permitem a divulgação e networking que facilita a criação de parcerias.
Para além da sua experiência em gestão e consultoria de negócios e marketing comercial, dedica-se também ao coaching pessoal e profissional. Em pro-bono, desenvolve encontros e entrevistas na televisão e workshops para mulheres que fazem a diferença na sua vida e na vida dos outros. “Sou mulher e como mulher faço questão de apoiar outras mulheres”, exclama.
Criou o projeto “Nós Mulheres”, sem base comercial nem regras impostas – é gratuito, graças a apoios de patrocinadores. “Aqui tento mostrar e alavancar projetos de mulheres que lutam, que querem mais do que ser meras observadoras nesta sociedade”, ilustra.
Num mercado empresarial que ainda apresenta desigualdade de género, o segredo está, para Carmen, em nós próprias, em lutarmos e defendermos as mudanças que queremos. “Não vale a pena falarmos ao vento e deixar tudo igual”, realça. As mudanças numa sociedade “fria e sem alma” só podem acontecer através de uma luta constante, sem espaço para desistir ou para deixar as emoções levarem o melhor de nós. “O grande nas mudanças é feito de milhares pequenos, todos os dias”, assegura.
Por isso mesmo, para as jovens mulheres que estão agora a iniciar a sua carreira, Carmen apela a que não cedam à vontade emocional e financeira de desistir e que procurem ser o melhor de si mesmas. “Não copiar, não imitar, não seguir conselhos vazios. Analisem, descubram, falhem, aprendam, estudem!”, urge a empresária “E façam muitas vezes tudo de novo, até encontrarem a vossa rua certa.”