A revista Liderança no Feminino conheceu a Sofia Tavares no Dia Internacional da Mulher, no evento BREAKFAST GIRLS JUST WANNA HAVE FUN. De sorriso fácil e dotada de uma energia contagiante, foi uma das mulheres que se destacou no evento. Mas quem é Sofia Tavares?
Sofia Tavares nasceu num bairro degradado de Lisboa, sempre dotada de uma atitude determinada que nunca a fez desistir dos seus sonhos. A sua história de vida, inspiradora, leva muitas mulheres e homens a nunca desistir dos seus sonhos. Atualmente é a mentora da BE PRESENT, uma empresa que atua na ativação da marca do cliente, desde a criatividade às soluções de materiais e à formação comportamental. A motivação diária para com a sua equipa e a constante presença positiva na dinamização dos projetos dos clientes fazem jus ao nome da sua empresa. Na área de consultoria e assessoria de eventos sente-se como “peixe na água”. Contorna os obstáculos transformando-os em oportunidades, com o objetivo de vencer.
QUEM É A SOFIA TAVARES, MULHER E EMPRESÁRIA NUMA ÁREA MUITO COMPETITIVA COMO A ASSESSORIA E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS?
Enquanto mulher, gosto de desbravar o mundo, de lutar pelos meus objetivos e acredito, acima de tudo, que com honestidade, lealdade e humildade tudo é passível de acontecer. Sou apaixonada pela vida, pelas relações humanas, adoro comunicar e aprender. Sou fiel aos meus princípios e aos meus verdadeiros amigos, sou um pouco teimosa, chata e muito persistente. Acredito que o poder das escolhas é a chave imprescindível para atingir qualquer objetivo, seja ele pessoal ou profissional. Enquanto empresária, sou uma pessoa presente e sempre disponível para fazer acontecer. Para mim, a forma como desempenho as minhas funções e faço a gestão dos projetos dos meus clientes assume, na minha vida, uma importância fundamental porque acredito que trabalhar em equipa é a matriz para almejar o sucesso. Trabalho arduamente para não defraudar expectativas dos meus clientes, para concluir os seus projetos de forma coerente, eficaz e com qualidade. Gosto que me desafiem, gosto de ajudar e acredito que tudo o que me pedem é realizável e faço o que for preciso para que sejam uma realidade! Às vezes falho, mas sei reconhecer os meus erros e tento corrigi-los de forma a não prejudicar o cliente.
EM QUE MOMENTO DA SUA VIDA PROFISSIONAL DECIDE CRIAR A BE PRESENT?
A BE PRESENT, na minha cabeça, começou a fazer sentido após vários anos a idealizar e a realizar projetos, ora enquanto fornecedora ora enquanto cliente sempre na mesma área de negócio (gestão de eventos, auditorias a clientes para o canal de retalho e moderna, gestão de ativações ponto de venda, gestão de visibilidade do produto no ponto de venda, formação comportamental/comercial). Fez-me perceber quais eram as necessidades efetivas para quem está no papel de fornecedor (agências de trade marketing e comunicação, empresas de RH e logística) e para quem está no papel de cliente (marcas). Pela experiência que adquiri ao longo do meu percurso profissional achei que fazia todo o sentido criar uma empresa distinta, nesta área, porque eu conhecia os dois lados do “negócio”, tinha identificado quais eram as suas fragilidades e sabia como minimizá-las. Assim, em outubro de 2017, resolvi embarcar nesta nova aventura. Despedi-me da empresa multinacional, líder de mercado, onde era responsável por duas categorias alimentares no departamento de Trade Marketing e estabeleci a minha primeira parceria com uma Agência de Ponto de Venda mas, após 6 meses, percebi que a atuação do parceiro com quem trabalhava não era compatível com a minha forma de estar no mercado e com o que queria para mim enquanto profissional. Contudo, rapidamente percebi que se queria fazer as coisas à minha maneira o melhor era ser a gestora total dos meus projetos e passar a ser eu, de uma forma independente, a escolher e validar os parceiros que eu achava serem credíveis no mercado para dar respostas de qualidade aos clientes. E essa era, sem dúvida, a minha principal missão! E foi assim que nasceu a BE PRESENT em dezembro de 2018. Queria colocar em prática os 20 anos de experiência que adquiri em consultoria e assessoria comercial, formação e gestão de eventos. E foi esta constante aprendizagem que fez com que adquirisse uma visão panorâmica relativamente a este mercado.
COMO DESCREVE A BE PRESENT E O SEU POSICIONAMENTO NO MERCADO?
A BE PRESENT representa-me enquanto profissional e enquanto ser humano… mas não só a mim. Representa toda uma equipa/parceiros que trabalha em prol da satisfação do cliente, por isso, posso dizer que somos o presente que os nossos parceiros e clientes precisam, ao mesmo tempo que fomos sempre o futuro que eles procuram. Em qualquer lado. Em qualquer altura. Imperfeitos seres-humanos teimosos e humildemente à procura da perfeição das coisas. Obstinados, focados, profissionais indomáveis cientes de que não existem valores maiores do que a lealdade, a dedicação a ética e o brio de ser feliz e fazer feliz. O nosso know-how cresce, sorri e aprende de mãos dadas com os desafios e necessidades de quem nos escolhe.
QUAL É O PRINCIPAL OBJETIVO DA BE PRESENT?
Quando idealizei a BE PRESENT foi a pensar no cliente com base em tudo o que já tinha experienciado nesta área. Este projeto foi desenhado para trabalhar na ativação da marca do cliente, desde a criatividade às soluções de materiais, à formação comportamental. E eu, enquanto mentora da BE PRESENT e profissional perfecionista estou sempre presente em todas as fases, desde o desenho da estratégia à sua implementação. Acompanho, no terreno, todas as fases do projeto do cliente porque foi com este propósito que eu idealizei e criei a BE PRESENT: serviço personalizado para cada cliente para garantir a sua total satisfação. No mercado onde atua a BE PRESENT existe muita oferta, mas existe também uma ampla margem para crescer de forma criativa. E é aqui que está alicerçada a BE PRESENT cujos pilares assentam no empreendedorismo, seguir a tendência global de mercado para alcançar o sucesso porque, mais do que nunca, Portugal é uma porta aberta para o mundo e eu quero fazer parte deste movimento, deixar a minha marca e fazer com que a BE PRESENT seja uma empresa de referência.
QUAL O IMPACTO DA COVID-19 NA EMPRESA?
O impacto da COVID-19 foi muito significativo para a maioria das empresas e a BE PRESENT não foi exceção. Contudo, quando idealizei este projeto decidi, estrategicamente, que a empresa não teria espaço físico e nem equipa nos seus quadros. Acredito que, nesta área de negócio, recorrer a serviços externos de freelancers e parceiros de negócio especializados aumenta a probabilidade do projeto do cliente, ao qual a empresa se dedica a 100%, ser um sucesso. Mas é obvio que, fruto da pandemia, o fluxo da faturação da BE PRESENT não foi aquele a que estava habituada o que causou alguns constrangimentos a nível económico. Efetivamente, como é também opinião de alguns entendidos na matéria, a realização de eventos foi dos primeiros setores a ser afetado e será, com toda a certeza, um dos últimos a voltar a ter a sua normal atividade, mas cá estarei com toda determinação e perseverança, quando a área começar a reerguer.
SENTIU UMA MAIOR PROCURA, POR PARTE DE EMPRESAS QUE AINDA NÃO ESTAVAM NO DIGITAL E COM A PANDEMIA SENTIRAM A NECESSIDADE DE RECORRER AOS VOSSOS SERVIÇOS?
Na realidade não senti essa necessidade por parte das empresas minhas clientes. Esta situação deve-se ao facto de a BE PRESENT trabalhar, essencialmente, com empresas Multinacionais que solicitam serviços offline e muito pouco online. No âmbito dos serviços online trabalho apenas com projetos relacionados com design, sendo que, a BE PRESENT é reconhecida no mercado como uma agência de consultoria de RH e assessoria em eventos offline o que faz com que a procura nesse âmbito seja diminuta ou quase nula.
A COVID-19 ESTÁ A TRANSFORMAR O MUNDO, A NÍVEL DE MÉTODOS DE TRABALHO E RELAÇÕES INTERPESSOAIS. DE QUE FORMA ALTERARAM A VOSSA FORMA DE TRABALHAR?
Na realidade a BE PRESENT não alterou em nada o seu modo de trabalhar quando nos referirmos ao desempenho de funções num espaço físico. O conceito que idealizei para a BE PRESENT foi sempre o desenvolvimento de funções em teletrabalho ou em regime de home office, como preferirem chamar. O core business da BE PRESENT é o de uma agência que centra a sua atividade no desenvolvimento e na concretização de inúmeros projetos operacionais. Esta situação implica que todas as equipas envolvidas na concretização destes projetos estejam, permanentemente, no terreno. Por isso a BE PRESENT nunca teve a necessidade ter um espaço físico para desenvolver sua atividade.
E COMO TEM MOTIVADO A SUA EQUIPA NA CRIAÇÃO DE NOVOS PROJETOS?
A motivação é um fator importante para qualquer empresa por isso, e apesar da situação pandémica em que nos encontramos, tenho partilhado online com a minha equipa algumas ideias e projetos que a BE PRESENT pretende desenvolver enquanto não puder trabalhar no seu principal core bunisses que são a realização de eventos. Um dos meus objetivos é colocar em prática os 20 anos de experiência que tenho na área de formação, dos quais 12 foram dedicados em particular à formação comercial e comportamental. O culminar desta experiência resultou num master em coaching que consolidado com o curso em mentoring que estou a tirar neste momento me vai permitir prestar serviços na área de mentoria em empowerment feminino e auto-motivação.
QUAIS TÊM SIDO AS MAIORES EXIGÊNCIAS DOS CLIENTES?
As exigências dos clientes, pré e pós pandemia, continuam a ser exatamente as mesmas relativamente aos projetos em que tenho estado a trabalhar: capacidade de resposta, rigor e qualidade no culminar do trabalho final. É, também, gratificante perceber que os clientes demonstram preocupação com os parceiros com quem trabalham, em particular, com a BE PRESENT. Frequentemente sou abordada com palavras de incentivo e preocupação relativamente á situação atual e, tal como parafraseiam os meus clientes, isto é apenas uma fase que vai passar e vai tudo correr bem. Este tipo de abordagem é muito importante para mim porque é o reconhecimento do meu trabalho enquanto mentora da BE PRESENT e acreditem que melhores tempos virão!
GOSTARÍAMOS QUE FIZESSE UM BALANÇO DA SUA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL.
Desde muito nova que o meu foco sempre foi a minha formação profissional e a minha realização pessoal, por isso comecei muito cedo a trabalhar para conseguir concluir os meus estudos. Esta conquista é um orgulho para mim e é um sinónimo do meu percurso profissional. O meu primeiro trabalho foi num call center porque sentia muitas dificuldades no que diz respeito á dicção e, para mim, ter a consciência das nossas fragilidades é um ponto de partida para alcançar o sucesso. Passados 6 anos fui promovida e, passei a liderar uma equipa de cinco pessoas. Após esta experiência integrei a equipa de telemarketing da atual NOS onde, também, fui rapidamente promovida a líder de equipa. E as oportunidades foram surgindo com base no meu desempenho profissional: fui assessora numa empresa do grupo BusinessUp onde percebi que, para desempenhar as funções a que me tinha proposto, tinha de conhecer todos os departamentos da empresa onde estava integrada e, a partir daí o crescimento enquanto profissional foi contínuo. Durante 11 anos fui o braço direito do Diretor Geral, o que alavancou o meu percurso, mas chegou um momento em que percebi que já não tinha margem para crescer enquanto profissional. Por me sentir estagnada achei que estava na altura de abraçar novos desafios profissionais e resolvi ir bater à porta de uma empresa de recursos humanos de trabalho temporário. Sentia-me a estagnar e tinha de fazer algo. Fui oferecer os meus serviços ao diretor geral, mas não havia vaga para assessoria e ele propôs-me um lugar na área comercial. Arrisquei, sempre gostei de desafios e correu bem. Passado dois anos, assumi o cargo de assessora de departamento e fiquei mais três anos e meio. Depois, comecei uma nova jornada na Nobre, com outro desafio em trade marketing, uma área diferente onde foi útil o background em eventos e formação que já trazia e o conhecimento do mercado português que adquiri na primeira empresa. Quando a minha chefe foi de licença de maternidade, assumi o departamento com novas ideias, novas metodologias de trabalho e na gestão de pessoas, quando ela regressou não fazia sentido eu voltar à minha função anterior e despedi-me. Nessa fase comecei a desenhar o meu projeto. Ainda experimentei algumas parcerias com as quais não me identifiquei e, em 2018, avancei com a BE PRESENT.
SER LÍDER NO FEMININO É UM ORGULHO OU UM DESAFIO CONSTANTE?
É um constante desafio, mas decididamente, é um orgulho e um reconhecimento enquanto profissional. Sei que, com o meu trabalho, contribuo diariamente para que as mulheres acedam a lugares de topo nas organizações e, procuro com a minha mensagem que as mulheres se transformem em profissionais resilientes e com garra de fazer sempre melhor, marcar a diferença e mudar mentalidades. Acredito que as mulheres têm capacidade de superar os desafios com que se deparam diariamente e é isso que as faz crescer enquanto seres humanos e profissionais dentro das organizações onde estão inseridas. Esse é o nosso desafio diário, enquanto mulheres, mas já aprendemos a conviver com ele e fazemos tudo o que for preciso para superar as contrariedades e para demonstrar que somos capazes!
ENQUANTO EMPRESÁRIA, QUE ADVERSIDADES TEM ENCONTRADO?
Em Portugal ser empresária é um desafio! A carga a nível de impostos é muito elevada para quem cria o seu próprio projeto empresarial, mas o segredo é ver o lado positivo de todas adversidades com que nos deparamos diariamente. Enquanto profissional tento superar as dificuldades e melhorar as minhas lacunas profissionais, por exemplo, trabalho diariamente para melhorar a minha escrita e falar corretamente o Inglês. Isto implica uma aprendizagem e uma dedicação constante porque, só assim é possível ter sucesso e ser uma profissional de excelência. É esta mensagem que quero passar a todas as mulheres: é importante receber as adversidades de braços abertos, transformá-las em oportunidades e conseguir, com a nossa capacidade empreendedora, alterar processos e mentalidades.
NA SUA OPINIÃO, QUAIS AS MAIORES DIFERENÇAS ENTRE A LIDERANÇA FEMININA E MASCULINA?
Nós, enquanto mulheres e seres humanos, temos outra energia, outra capacidade de apreender tudo o nos rodeia e, fundamentalmente, somos muito mais abrangentes e multitasking em questões relacionadas com a liderança. E isso é, sem dúvida, uma questão diferenciadora que nos capacita para sermos profissionais exímias. No mundo dos negócios já se começa a deslumbrar um maior equilíbrio entre homens e mulheres, mas isto não significa que exista a mesma ponderação em termos de reconhecimento de competências e de igualdade. Mas acredito que, um dia, esta mentalidade vai mudar e, por isso, trabalho afincadamente para que o reconhecimento empresarial a nível feminino seja uma realidade. Vejam o caso da Cristina Ferreira!
ASSISTIMOS A UM MAIOR NÚMERO DE MULHERES A LANÇAREM-SE NO MERCADO COM PROJETOS DIFERENCIADORES. PARA AS QUE TÊM RECEIO EM ARRISCAR, QUE MENSAGEM GOSTARIA DE DEIXAR?
Acredite sempre que é capaz. Este é o primeiro passo para conseguir alcançar o tão desejado sucesso! As mulheres não têm ideia da força que tem dentro delas para superar desafios. É importante que tenham essa consciência porque o medo vai estar sempre em todo o percurso profissional. O importante é criar defesas para saber conviver, de forma saudável, com a ansiedade de abraçar um novo projeto e encontrar soluções para superar dificuldades e transformar aquilo a que se propuseram em projetos vencedores. Toda a ajuda, no início de um projeto, é indispensável para ter sucesso. Por isso, é importante recorrer a mentores que a possam ajudar a superar dificuldades ou, se não tiver recursos, procure ajuda online. Hoje em dia tudo está á distância de um click! Acredite nas suas potencialidades e nunca se esqueça que é capaz. Não tenha medo de errar, porque errar faz parte do percurso empresarial, tenha consciência de quando deve recuar e procurar soluções alternativas. Empreender um projeto diferenciador é, por si só, um desafio e uma constante superação de dificuldades, mas verá que o resultado final é uma realização profissional repleta de satisfação e de sucesso. Afaste-se daquelas pessoas que só conseguem articular um discurso pela negativa sem qualquer fundamento. Lembre-se que a vida é um mar de oportunidades que devem ser agarradas com todas as suas forças porque é essa força que faz da mulher um ser diferenciador. E se a sua primeira ideia não tiver o sucesso que tinha idealizado não desista, tente outra vez e outra vez… e tente as vezes que forem necessárias! Nunca desista porque o poder da resiliência e das escolhas ditará o sucesso do seu futuro. Nunca nos podemos esquecer que fazer a escolha certa, demore o tempo que demorar, fará com que as oportunidades surjam. Inspire-se em si, nas suas capacidades e nas mulheres vencedoras. Leia sobre as dificuldades pelas quais elas tiveram de passar para alcançar o sucesso. Inspire-se e deixe-se inspirar e verá que todas as mulheres têm um fator diferenciador em comum: a determinação! Estás determinada? Vamos a isso!