LIDERANÇA NO FEMININO – TIMOR LESTE

Berta Montalvão, Senior Partner da FORSAE

A evolução das Mulheres no mercado de trabalho foi sofrendo alterações aos longo das últimas décadas. A desigualdade entre géneros tem vindo a diminuir e cada vez mais as Mulheres assumem um papel de relevo na sociedade, nas empresas e nas organizações. No entanto, as sociedades ainda estão longe de serem consistentes, equilibradas e justas na forma como gerem as oportunidades de trabalho e as carreiras profissionais das Mulheres, apesar das tendências positivas que temos vindo a assistir.
Nos anos mais recentes, o número de mulheres em cargos de topo tem vindo a aumentar  ada à crescente importância das questões relacionadas com a diversidade/representatividade de género e a inclusão/promoção social da Mulher, para a maior parte das empresas e organizações a nível mundial. Se há uns anos essa diversidade e promoção começou a ser mais notória ao nível das posições de middle management, hoje assistimos a um número mais significativo de empresas que apostam nas Mulheres para ocuparem cargos ao nível da Administração. Contudo, em algumas realidades assiste-se à imposição de cotas em relação ao género, de forma a garantir que são dadas oportunidades às Mulheres em termos de emprego e evolução na carreira. Apesar de ser uma medida obrigatória, na maior parte dos casos implica mudança,mesmo que seja gradual e a um ritmo mais lento do que seria desejável. Noutras, as Mulheres nunca chegam a ser contratadas ou propostas para uma posição de chefia, devido à discriminação e ao preconceito que ainda existe num número significativo de empresas e organizações em relação às Mulheres.

A evolução do papel da Mulher levou-nos a uma mudança de paradigma, a qual tem sido acompanhada pela inovação e revolução tecnológica. Estas transformações no mundo dos negócios têm permitido uma maior abertura às Mulheres no mercado de trabalho e, como tal, as oportunidades de carreira têm sido cada vez mais disputadas entre géneros.
A criação de mais e novos empregos fez com que se abrisse caminho para a ascensão das Mulheres a cargos de topo. Deparamo-nos com Mulheres mais qualificadas e preparadas para o mercado de trabalho. Elas estudam durante mais anos e procuram constantemente melhorar a sua experiência de trabalho através de cursos complementares ou de especialização. As Mulheres tornaram-se mais independentes e flexíveis na forma como encaram o trabalho, exercendo funções que tipicamente eram ocupadas por homens. Por outro lado, as Mulheres estão mais dispostas a investir nas suas carreiras muitas delas internacionais  e com isso disputam o mesmo nível de mobilidade e internacionalização que os homens, tornando-se mais competitivas aos olhos de quem recruta. A família deixou de ser uma limitação para abraçar desafios além fronteiras e, a ambição profissional das Mulheres deixou de estar apenas dentro da sua zona de conforto e/ou em áreas que melhor domina ou conhece. As Mulheres buscam continuamente a superação e pretendem mostrar ao mundo que são iguais ou melhores que os homens nas suas profissões, pois estão cientes de que ainda têm muito que provar ao mundo e o seu caminho nas empresas e organizações é, por norma, mais longo e difícil. Regra geral, as Mulheres são mais rigorosas, decididas e dedicadas aos seus compromissos profissionais e tal atitude faz com que por vezes, sejam escolhidas para a tal função.
Assistimos pois a um maior contributo da Mulher no desenvolvimento das empresas e organizações, mas também na criação riqueza do país, mas ainda estamos longe de alcançar a paridade e a justiça em termos de termos condições de trabalho e pacotes salariais equitativos. Ao longo da história da humanidade, as Mulheres têm travado inúmeras lutas a favor da igualdade de direitos, da sua inclusão e o respeito pelo seu papel na sociedade. Os desequilíbrios sociais ainda continuam à vista de todos e em muitas nações, principalmente as mais desfavorecidas, este desafio é ainda maior ou simplesmente impossível. Contudo, o papel da Mulher tem vindo a modificar-se e o seu contributo tem vindo a ser cada vez mais notado.