TRÊS DÉCADAS DE EXPERIÊNCIA NA ÁREA DA CONSTRUÇÃO CIVIL

A Tepsol trabalha em três áreas distintas do setor da construção civil – interior, exterior e segurança – potenciando o aproveitamento de perfis de aço e alumínio. Em 2011, Lúcia Nunes assumiu a liderança da empresa e desde então tem como maior motivação, o trabalho em equipa e o gosto por desafios, estratégia e inovação.
Este ano, a Tepsol vai lançar uma marca de venda exclusiva online para todos os que gostam de fazer pequenas obras, a um custo mais baixo, mas com padrão de qualidade e fabrico à medida e personalizado.

 

É RESPONSÁVEL DA TEPSOL, UMA EMPRESA LIGADA À ÁREA DA CONSTRUÇÃO CIVIL. COMO FOI ABRAÇAR ESTE DESAFIO?

O desafio surgiu em 1993, ano em que nasceu a Tepsol. Somos dois sócios fundadores, um ligado ao departamento técnico, outro ligado ao departamento administrativo e financeiro. Foi uma caminhada de fazer e aprender, diria que a evolução foi natural e gradual. No ano de 2011 por força de um novo projeto no estrangeiro, assumi a liderança, e foi de forma progressiva que as coisas foram acontecendo.

SENTIU RECEIO POR ENTRAR NUMA ÁREA, ONDE A MAIORIA DOS TRABALHADORES SÃO HOMENS?

Não houve tempo para sentir receios, abracei o desafio, e só havia um caminho, “sempre em frente”. Tínhamos uma boa equipa técnica, tive o apoio de todos os meus colaboradores, realçando o apoio do responsável técnico, e acima de tudo, os valores que os meus pais me deixaram, e muito em particular, a minha mãe, perseverança e colocar carinho em tudo o que se faz.

O QUE A MOTIVA, ENQUANTO LÍDER DA EMPRESA?

A maior motivação é o gosto por trabalhar com pessoas, e em equipa, e ainda o amor pelo que se faz. Apesar das adversidades que possam surgir, na maior parte dos dias sou feliz com o meu trabalho, com a minha equipa, neste lugar é-me permitido sonhar e realizar. Gosto de desafios, e aqui tenho-os todos os dias, gosto de estratégia, e inovação e isso é uma necessidade constante, gosto de viajar, de me desviar um pouco de tarefas rotineiras, ou mesmo até ser um pouco multitarefa e tudo isso o meu trabalho permite-me fazer. Não me chateia nada lidar com improvisos, adoro marketing e comunicação e aprendi a validar cada problema como uma oportunidade.

A TEPSOL É UMA EMPRESA COM MAIS DE 25 ANOS DE EXPERIÊNCIA.
QUE MAIS-VALIAS TRAZ AO MERCADO?

Na verdade, a Tepsol tem quase três décadas de ex- periência no mercado, e sempre se posicionou pela personalização e qualidade dos seus produtos e serviços. Atualmente trabalhamos três áreas distintas – interior, exterior e segurança – mas que se encontram intimamente ligadas, aliás surgiram, para que se possam potenciar ao máximo a aproveitamento de perfis de aço e alumínio com que trabalhamos.

Na linha de interior temos todos os tipos de estores e cortinas, janelas eficientes, mosquiteiros, portas de fole e resguardos de banho e soluções em vidros, tais como guardas de vidro e gabinetes em vidro com serigrafias. Trabalhamos a imagem do cliente, logos e o design gráfico que for necessário em qualquer uma das gamas.

Na gama de exterior dedicamo-nos a trazer vitalidade e funcionalidade aos espaços ao ar livre, assim como restaurantes, piscinas, hotéis, espaços de bem-estar, terraços, ou aquele cantinho do seu jardim. São áreas com grande potencial, que com as nossas soluções personalizadas podem ser usadas muito mais meses do ano para aumentar os negócios e/ou divertimento em todas as estações. Destaca-se aqui toda a linha de sombreamento, toldos, pergolas, pergotendas, tetos de vidro fixos e móveis motorizados, tetos isotérmicos e de laminas orientáveis, cortinas e guardas de vidro.

Na gama de segurança, temos as portas de segurança, grades de segurança, fixas, de abrir e de enrolar, portões, automatismos, vídeo porteiros, portas rápidas de telas, corta fogo e automáticas de vidro, e ainda outras soluções para a indústria.

Neste ano de 2020, iremos lançar uma nova marca de venda exclusiva online direcionada a quem gosta de fazer as suas pequenas obras, a um custo mais baixo, mas mantendo o padrão de qualidade e o fabrico à medida personalizado. No que toca às nossas obras, com a marca Tepsol, o nosso principal objetivo é fazer pessoas felizes, criando espaços harmoniosos, ou seja, extrair a melhor energia original de todas as áreas, e transformar a sua casa ou a sua empresa na- quele lugar libertador e seguro onde apetece estar, seja com pequenas ou grandes mudanças, há medida de cada um individualmente.

O QUE FALTA PARA QUE MAIS MULHERES REPRESENTEM A ÁREA DA CONSTRUÇÃO CIVIL?

Em primeiro lugar, a mulher tem de mostrar interesse pela área, pois a verdade é que temos tudo a ganhar com a mistura de género e de saberes, neste momento a minha equipa é composta por 50% de homens e 50% de mulheres. A mulher tem uma visão mais direcionada à estética e decoração e o homem mais à parte técnica da obra em si, e tudo junto dá um resultado fenomenal, eu diria mesmo que é um privilégio podermos mostrar esse resultado.
Quando a preocupação maior é a estética, a ajuda da força feminina faz a diferença, já me tem feito a obser- vação” vê-se que aqui tem a mão de uma mulher”, ou seja, a mistura de aptidões e forma natural de ser, dá resultados muito bonitos.

O principal diferencial da presença de mulheres nessa profissão é que elas são muito mais detalhistas e cuidadosas ao manusear os equipamentos. Elas são mais requisitadas que os homens para as atividades que exigem mais paciência e precisão, como o acaba- mento das obras, revestimentos de partes externas e a finalização dos detalhes.

NESTE DIA INTERNACIONAL DA MULHER, QUE MENSAGEM GOSTARIA DE DEIXAR?

Gostaria que não houvesse Dia Internacional da Mulher, pois significaria que já tínhamos partido de uma base de igualdade, como assim não foi, e assim não é ainda em muitos países.

Diria que nunca desistam dos vossos sonhos, de ser quem são, nem de lutar pela igualdade de seres humanos. Não permitam violência, que vos pisem ou maltratem, e respeitem sempre quem está à vossa volta, independentemente do género, ou idade. Foquem-se sempre em coisas positivas e não percam tempo com o que não vale a pena, pois a vida é demasiado curta e cada minuto vivido não volta mais. Aproveitem todos os momentos de felicidades, pois nada é fixo nem permanente.

ESTE ANO, O TEMA DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER É “EU SOU A GERAÇÃO IGUALDADE”. ENQUANTO CEO, COMO ANALISA A OPORTUNIDADE EM ESTAR NUM CARGO DE LIDERANÇA?

Estar num cargo de liderança é sempre uma oportunidade, é poder partilhar um pouco de si, numa missão longe de ser fácil. É conseguir ser um bom comunicador, possuir um forte senso de justiça, estar sempre pronto para ajudar e à disposição para ouvir o que os outros têm a dizer, e sentir que de alguma forma o seu contributo é mais uma gotinha de água, para melhorar o mundo, dentro do tempo e espaço que lhe for permitido fazê-lo.