A ESPIRITUALIDADE COMO FILOSOFIA DE VIDA

Suzana Soares

Os meus percursos pessoais e profissionais encontram-se no mundo da espiritualidade. É nesse ponto de encontro que me defino enquanto ser humano, mulher, empresária, mãe e esposa.

Com o falecimento do meu pai aos 13 anos de idade, senti que algo mudou na minha vida, na forma de estar e na forma sobre como eu queria viver. Sempre ambicionei trabalhar na área da saúde, enfermagem, contudo, na época esse curso era privado e, dada a situação familiar, era inexequível. Restavam apenas contabilidade ou magistério. Apesar de não ser entusiasta, segui contabilidade. Foi fácil apaixonar-me pelos números. Hoje, apesar de distante, recolhi competências que aplico na minha vida e que me levaram a estudar numerologia. A par dos estudos, lia muito sobre espiritualidade. Inicialmente escondido, pois era reprovado pela família. Por serem religiosos devotos, sempre existiu uma desconfiança sobre temas pouco convencionais, o que me levou a momentos de incompreensão. Por esse motivo, decidi parar. A pressão familiar era grande e senti que não tinha espaço para explorar.

Dediquei-me às questões holísticas e espirituais quando, aos 29 anos, decidi sair da empresa onde trabalhava há 14 anos, dos quais 5 como diretora financeira.

Sem perspetivas de voltar a singrar no mercado financeiro, iniciei-me no Reiki. Compreendi que se tratava de uma área fundamental para o caminho sobre a espiritualidade. Enquanto energia vital, tem por base princípios com os quais me identifico. O Pe. Luís Peblani, de Lagoa dos Gatos – Pernambuco foi uma das figuras fundamentais nesta minha viagem pela espiritualidade. Por se envolver em causas sociais que não interessavam politicamente, era entregue às paróquias pobres, nos cantos impensáveis do Brasil. Era a simplicidade em pessoa e foi quem me mostrou que espiritualidade e religião não se confundem.

Mais tarde iniciei-me na hipnose, na regressão e terapia de vidas passadas. É um mundo fascinante, o que me levou a combinar estas terapias complementares com a medicina alopática. Daí surge o projeto Clínica NirvanaMED®, em Vila Nova de Gaia. Atualmente, a clínica faz parte do Grupo Excelência Mental®, ao qual se juntam ainda as valências Academia Nirvana, onde há aulas de yoga, meditação, mindfulness, tai chi e chikung; o Instituto Excelência Mental®, com workshops e formações e; o MentalMED Studios®, que produz a comunicação de todo o Grupo.

É também por estes alicerces que hoje também nos dedicamos à investigação científica, pelo que se destaca a organização do II Simpósio Internacional Ciência & Espiritualidade, a realizar-se nos dias 23 e 24 de maio, no Instituto Superior de Engenharia do Porto.