O Estúdio da Alma, fundado por Florbela Silva, é um forte aliado para as empresas valorizarem e motivarem as suas equipas. De que forma? Através da prática de mindfulness. Florbela Silva leva o conceito de mindfulness às empresas e o sucesso está comprovado – mais foco, concentração, calma, gestão emocional e melhor relação com os outros.
Ao longo da entrevista conheça o trabalho do Estúdio da Alma que cria impacto positivo na vida profissional e pessoal dos seus clientes
QUANDO É QUE COMEÇOU A INTERESSAR-SE PELO MINDFULNESS?
Estava numa sala com outras pessoas, lembro-me da professora dizer “Concentrem-se, foquem-se na vossa respiração” e a minha mente não parar. “Se vocês pensarem na reunião, nos problemas, não estão a praticar” e eu achei que não era para mim.
Este episódio aconteceu em 2005, e na altura era consultora e gestora de projetos de implementação de soluções na área das Tecnologias de Informação para retalho, numa empresa multinacional. Os clientes eram maioritariamente internacionais, pelo que as equipas que geria eram multiculturais e passava grande parte do meu tempo fora de Por- tugal – do Brasil à India, passando por Inglaterra, França e Holanda. Os meus dias eram desafiantes cheio de deadlines, reuniões, misturados com diferenças e choques culturais e viagens frequentes. O meu piloto automático nesta altura estava muitas vezes ao rubro, e tinha dificuldade em parar. De tal forma que, a certa altura, dei-me conta que precisava de encontrar ferramentas que me ajudassem a encontrar esse equilíbrio, e comecei a procurar, a estudar. Sempre o fiz com uma atitude de curiosidade e de abertura, mas ao mesmo tempo, com ceticismo. Sou formada em Engenharia de Sistemas e Informatica, e esta necessidade de compreender bem as coisas fazem parte de mim. Esta procura sempre foi vista numa perspetiva de desenvolvimento pessoal, algo que me ajudasse, e nesta altura não imaginei que o viria a fazer para os outros. Assim, fui estudando, investigando e fui encontrando diferentes abordagens que fui adaptando à minha forma de ser e de estar. Devo dizer que é um trabalho que ainda hoje continua.
Este episódio, relata a experiência da minha primeira aula de meditação – que mais tarde acabou por ser uma prática comum no meu dia a dia – no entanto, a meditação é apenas uma das ferramentas de Mindfulness, pois existem muitas mais. Entretanto, este caminho de procuras/descobertas foi continuando e há cerca de 5 anos atrás, comecei a ter alguns pedidos de pessoas que trabalhavam comigo para partilhar algumas destas ferramentas, e, aqui começou o despertar em mim do propósito de trazer estas ferramentas para o mundo das empresas, para que todos possamos viver de forma mais consciente e tranquila no nosso trabalho, na verdade onde passamos a maioria do nosso tempo, e ajudando as empresas a tornarem-se responsavelmente conscientes, gerando ambientes seguros e colaborativos, onde as relações entre todos se baseiam na confiança.
DE QUE FORMA O ESTÚDIO DA ALMA CRIA IMPACTO NO DIA A DIA DOS SEUS CLIENTES/ FORMANDOS?
Mais de 80% da minha experiência profissional é no mundo corporativo, entre a consultoria e a gestão de projetos e de pessoas, pelo que sinto muito na pele os desafios que os meus clientes me apresentam: falamos a mesma linguagem, há a vivência das mesmas questões, porque também vivi os seus problemas. Ao partilhar ferramentas e soluções numa linguagem simples e de forma prática, direcionada aos temas que estão a enfrentar cria ressonância e existe impacto porque sei como os ajudar a melhorar os seus dias – através de um acompanhamento próximo e personalizado.
QUAIS OS PROGRAMAS QUE DISPONIBILIZA PARA AS EMPRESAS?
O Estúdio da Alma oferece diferentes abordagens às empresas, tendo em conta os objetivos, o tempo, a área de intervenção das empresas, o estado de maturidade para o tema e os intervenientes, sempre apoiados em números e em resultados dos impactos de cada um dos programas – muitas vezes na primeira pessoa com os testemunhos dos participantes.
Numa abordagem mais abrangente, o programa Mindfulness 4 Companies. Este programa desenvolvido internamente, fruto de 16 anos de experiência em ambiente corporativo, do conhecimento dos maiores pontos de stress, conflito e ao mesmo tempo de potencial de melhoria e mais de 14 anos de práticas de Mindfulness, traz ferramentas de Mindfulness para o mundo do trabalho, combinando ferramentas de Inteligência Emocional e da Programação Neurolinguística, com exercícios e exemplos do dia a dia dos participantes.
Os resultados mostram que os programas do Estúdio da Alma ajudam as pessoas a desenvolverem a sua Inteligência Emocional e encontrarem ferramentas que as ajudem a sentirem-se menos esgotadas emocionalmente devido ao seu trabalho (-24%), a tornarem-se mais presentes nas relações com os outros (+24%) e conseguirem parar antes de reagir (17%) – reflexo dos segundos que conseguimos ganhar quando recebemos uma crítica, quando alguma coisa não correu da forma esperada, e antes de disparar o nosso automatismo, a nossa resposta sem pensar (ou a ausência dela, do branco absoluto), para dar a resposta que queremos dar, mais consciente, mais enquadrada com a situação em si.
Outras soluções são o Mindful Gym, o programa de treino contínuo de Mindfulness para Empresas, disponivel após o enquadramento do programa Mindfulness 4 Companies. Numa perspetiva mais pessoal, e com grandes impactos no dia a dia é o Mindful Coaching, onde após a oportunidade de se dar conta dos seus pilotos automáticos, identificar os músculos que querem treinar, este serviço, em formato 1-to-1, permite-lhe fazer esse acompanhamento personalizado, trazendo as práticas que lhe são mais favoráveis e necessárias para o momento que está a viver.
Existem ainda soluções de workshops, talks, que podem ser desenhados à medida de acordo com a situação.
E PARA O PÚBLICO/PESSOAS SINGULARES?
Mindfulness individual e Programa de 8 Semanas de Mindfulness. Ambos os programas tem como objetivo trazer as ferramentas de Mindfulness para o nosso dia a dia, sendo que seguem formatos distintos. O Programa de 8 Semanas de Mindfulness, tem um caráter muito intimista, tem o máximo de 5 pessoas no grupo, o que cria logo um ambiente especial entre os participantes. Por exemplo é normal ouvir “ainda bem que eu vim com este grupo” ou “criou-se um ambiente tão especial que me sentia mesmo a vontade”, fruto deste ambiente especial que se cria.
No formato individual, muito procurado por quem tem uma agenda desafiante em que os horários al- teram facilmente, cada participante estipula o seu horário, o dia de semana que lhe é mais convenien- te e segue o programa neste formato, individual, com um acompanhamento inteiramente persona- lizado.
NO PROGRAMA 8 SEMANAS DE MINDFULNESS, QUE TEMAS SÃO ABORDADOS? E QUAL O FEEDBACK DOS SEUS CLIENTES?
O Programa de 8 Semanas de Mindfulness, direcionado para quem quer descobrir o que é o Mindfulness, quais as diferentes práticas que existem, de que forma pode ser adaptado ao dia a dia, vai percorrendo a cada semana um tema, com uma sequência que inicia na tomada de consciência do Aqui e do Agora; conhecendo as diferentes práticas formais e informais para praticar; diferentes práticas e ferramentas para mantermos a relação corpo e mente presentes; o treino da nossa atenção de observação a nós mesmos; a exploração das emoções através das suas funções; o entendimento dos diferentes papéis nos relacionamentos interpessoais; a tomada de consciência da nossa comunicação; o desenvolvimento da empatia e da compaixão; a gratidão e auto- compaixão.
QUAIS OS MAIORES BENEFÍCIOS PARA QUEM PRATICA MINDFULNESS?
Resumindo diria: foco, concentração, calma, gestão emocional, melhor relação com os outros.
“Se não fossem estas ferramentas, já tinha ido embora, já tinha batido a porta e mudado de emprego. Mas percebi que não é isso que realmente quero, e agora lido muito melhor com os desafios.”
“Finalmente fui capaz de dizer que não. Eu que pensei que nunca teria a autoconfiança necessária para dizer que não, fui capaz, e agora sinto-me muito mais tranquilo.”
“Na verdade foi como se tivesse acordado… acordado de um filme onde tudo era mecanizado e passei a perceber que afinal tenho um papel ativo no mesmo.”
Os benefícios podem variar de pessoa para pessoa, dependendo de muitos fatores.
No entanto, mesmo o que vejo com mais frequência é que passamos a ganhar mais foco e concentração – estes são dos ganhos mais rápidos do Mindfulness, ficar mais concentrados no nosso trabalho, porque nos damos conta de todas as distrações que nos perturbam durante o dia: num dia comum nem nos apercebemos. Ao tomarmos consciência desse pro- cesso de distração, fazemos escolhas, vamos fortalecendo e tonificando o músculo mental das escolhas, do dizer sim, do dizer não, do que queremos e do que não queremos. A médio prazo, a clareza mental, a capacidade de manter a calma e tomar decisões em situações stressantes e a resiliência perante dos desafios da vida, são fatores fundamentais para manter um equilíbrio nos dias atuais em que tudo muda rapidamente e é preciso aprendermos a viver mais no momento presente.
Por vezes os mais céticos sentem que estes resultados são pouco palpáveis ou que não tem explicação, querendo dar conotações mais esotéricas a este tema. No entanto, o Mindfulness tem suscitado imensa curiosidade ao mundo científico e são muitos os estudos, na área da neurociência, devidamente credenciados, que tem sido desenvolvidos e que tem corroborados a eficácia do treino de Mindfulness. A prática de Mindfulness altera literalmente o nosso cérebro, devido à sua neuroplasticidade, e pode ser treinado, desenvolvido de acordo com o treino que fizermos para alcançar os objetivos a que nos propomos – desde o foco e a atenção até à felicidade.
São vários os estudos disponíveis, posso dar o exemplo de um estudo de Sara Lazar, que fez um comparação entre um grupo de meditadores experientes e um grupo de pessoas sem qualquer tipo de experiência de meditação e onde avaliavam o comporta- mento do cérebro com relação a situações de ansie- dade e stress. No início do estudo, avaliaram os dois grupos e verificaram que os dois grupos comportavam-se de forma diferente, o grupo de meditadores experientes tinha uma área do cérebro bem desen- volvida no que refere a gestão de ansiedade e stress comparativamente ao outro grupo. O interessante neste estudo, foi que quiseram avaliaram o impacto do Mindfulness nas pessoas, e por isso, as pessoas sem experiência participaram num programa de 8 semanas e no final do programa voltaram a avaliar o modo de funcionamento do cérebro. Verificaram que após as 8 semanas, o grupo sem prática de Mindfulness demonstrou aumento em várias áreas do cérebro, tais como matéria cinzenta do lado esquerdo do hipocampo, no córtex cingulado posterior, entre outras que são alterações positivas e significativas na área do cérebro que gere ansiedade e stress.
DE QUE FORMA O MINDFULNESS PODE SER O MAIOR ALIADO PARA UMA EXCELENTE LIDERANÇA PROFISSIONAL?
Felizmente a revolução digital é um facto, fazendo com que todas as tarefas repetitivas e menos criativas sejam inteiramente substituídas pela inteligência artificial, no entanto, não podemos esquecer que as competências humanas serão sempre as que precisamos desenvolver e ter em mais atenção. Falamos de relacionamento interpessoal, de liderança, de criatividade, da capacidade de tomar decisões, dos afetos. E os líderes de hoje, que cada vez mais se sentem sem tempo, assoberbados e muitas vezes sem disponibilidade mental e física para as suas equipas, precisam desenvolver estas competências.
O líder mindful, pela integração de práticas de Mindfulness, torna-se inspirador pela sua vivência pessoal, pela forma tranquila como gere a sua vida, pelo seu autoconhecimento e como se relaciona com os outros. A sua atitude consciente e presente, faz com que a sua equipa se sinta valorizada, que a inspire a criar novas soluções e a estabelecer rela- ções de confiança entre si.