Os vinhos do Dão representam uma imagem de diferenciação e prestígio.
Do melhor que se faz em Portugal para o mundo! Vinhos com alma. Dão,
um prazer que perdura.
No centro de Portugal encontramos um terroir único, clima e solos propícios a vinhos aromáticos, frescos, elegantes e equilibrados e as suas castas tradicionais de qualidade singular, como a Touriga Nacional, no caso dos tintos, ou a Encruzado, nos brancos.
A Confraria dos Enófilos do Dão, em parceria com a Câmara Municipal de Viseu e a Comissão Vitivinícola Regional do Dão promoveu, no dia 8 de dezembro, a XV cerimónia de entronização dos novos confrades, na Igreja da Misericórdia, em Viseu.
Na cerimónia foram entronizados três confrades honorários – Abraão Vicente, Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde;Beatriz Machado, Diretora de vinhos do Hotel Yeatman; e, Jorge Sobrado, Vereador da Cultura, Património, Turismo e Marketing Territorial do Município de Viseu.
O Grão-mestre da Confraria dos Enófilos do Dão, José Perdigão e o presidente da Câmara, Almeida Henriques afirmaram que a entronização de Abraão Vicente se enquadrava na relação de “forte amizade” para com a cidade de Viseu, com o projeto de mecenato do Teatro Viriato. O Grão-mestre frisou ainda que a vinda do Ministro de Cabo Verde representava “um ato de ligação enófila com Portugal”.
Também foram entronizados, Gabriel Alves (jornalista); João Menezes (notário); José Luís Lourenço (Quinta dos Roques); Luís Abrantes (Quinta da Alameda); Peter Eckert (Quinta das Marias); Raquel Mendes Pereira (Quinta Mendes Pereira); Sónia Marques (Quinta Chão de São Francisco) e Vanessa Chrystie (Quinta do Perdigão).
De salientar que a Confraria, desde a sua fundação, já homenageou mais de 300 pessoas, dos quais se destacam Amália Rodrigues, Jorge Sampaio, Durão Barroso, Chef Chakall e Fátima Campos Ferreira.
A entronização foi presidida pela Cúria Báquica e pelo Capítulo da Confraria dos Enófilos do Dão. Após a cerimónia, todos os confrades desfilaram até à Praça do Município, onde foram recebidos, no salão nobre dos Paços do concelho, por Almeida Henriques.Almeida Henriques, Presidente da Câmara Municipal de Viseu.
O dia ficou marcado pelo jantar vínico no salão “Garrafeira do Sr. Bispo”, no Solar do Vinho do Dão. Pedro Mendonça, presidente executivo, da CVR do Dão foi o anfitrião.
No Solar do Vinho do Dão, assistimos à Conversa “Literatura e cinema” com António-Pedro Vasconcelos e Pedro Abrunhosa.
Ao longo de três dias, as iniciativas “Vinhos de Inverno” e Festival Literário de Viseu “Tinto no Branco” destacaram o vinho da região e ainda a cultura. O Festival contou a presença de escritores conceituados como Joanne Harris, Mia Couto, Germano e Olivier Rolin que debateram a literatura com outros géneros narrativos – cinema, teatro, música e o património vitícola e gastronómico.
Solar do Vinho do Dão
Contactos: http://www.cvrdao.pt
Todos os direitos reservados.