Um projeto educativo singular

A EPAMAC, localizada no concelho de Marco de Canaveses foi considerada a melhor escola profissional agrícola do país. O mérito está na direção e nos alunos que procuram a Escola para frequentarem os cursos nas áreas de agropecuária, turismo ambiental e rural, gestão equina e ainda jardinagem.

Em que consiste o vosso Projeto Educativo?

Olivia Dias Medina

A Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Marco de Canaveses (EPAMAC), criada em 19 de dezembro de 1989, é hoje um marco enquanto projeto educativo singular. Constituem objetivos gerais do projeto educativo da EPAMAC: garantir o direito à educação, através de ofertas profissionalmente qualificantes, alternativas às ofertas formativas das escolas do ensino “regular”, com forte incidência nas suas componentes técnica, tecnológica e prática, formando jovens para o ingresso no mercado de trabalho nas áreas da agropecuária, do turismo ambiental e rural, da gestão equina e da jardinagem; colocar-se ao serviço da comunidade local e regional promovendo a autoformação sustentada e a construção de um eu mais culto, mais apto, mais social, mais criativo, mais crítico, aberto à inovação e à mudança.

O elevado número de ex-alunos formados pela escola que ocupam lugares em grandes explorações/empresas nacionais e internacionais, nas respetivas áreas de formação, comprovam que a instituição é um local de formação qualificante.

Qual a oferta formativa para o próximo ano letivo?

 A nossa oferta formativa para o ano letivo 2018/2019 é de três cursos profissionais, de nível 4 – Técnico de Produção Agropecuária, Técnico de Turismo Ambiental e Rural e Técnico de Gestão Equina e o Curso de Educação e Formação de nível 3 – Operador de Jardinagem. Em parceria com a Escola Superior Agrária de Bragança será ministrado, nas instalações da EPAMAC, o Curso Técnico Superior Profissional de Cuidados Veterinários.

No ranking das escolas com cursos profissionais foram distinguidos como a melhor escola profissional agrícola do país. Acreditamos que esse prémio é o reflexo do vosso trabalho de proximidade para com os alunos. 

No ranking das escolas com cursos profissionais referente ao ano letivo 2016/2017, a EPAMAC obteve o 1.° lugar das escolas profissionais públicas de agricultura, sendo ainda de realçar que também conquistou os melhores resultados no concelho do Marco de Canaveses no que diz respeito a cursos profissionais e a sexagésima terceira posição das escolas com cursos profissionais a nível nacional, num universo de seiscentas e setenta e uma escolas.

Este resultado advém, essencialmente, da forte aposta no ensino personalizado/individualizado junto dos alunos, na Aprendizagem Dirigida, no Trabalho de Projeto, no Aprender Fazendo (utilizando a exploração da escola e as instalações e equipamentos como recurso educativo), que constituem um conjunto de ferramentas pedagógico-didáticas geradoras de sucesso educativo e profissional. Ainda de salientar que apostamos na personalização e individualização dos processos de ensino-aprendizagem, na ação preventiva do insucesso e, face a ele, a remediação imediata através da implementação de mecanismos eficientes de recuperação. É de assinalar ainda que muitos elementos da comunidade escolar acreditam que “A união faz a força” e assim sendo desenvolvem, permanentemente, um trabalho colaborativo/cooperativo que tanto contribuiu para que alcançássemos este resultado. no ranking das escolas com cursos profissionais.

Na história da EPAMAC, é a primeira mulher a pertencer à Direção. Como recebeu esse convite?

Cheguei à EPAMAC há 13 anos, integrando nos últimos 5 anos a equipa da Direção da escola. O convite foi-me feito pelo atual Diretor, Dr. João Gonçalves, e convicta que podia ser um elemento importante para o ajudar a concretizar o projeto de intervenção que ele traçou para a EPAMAC, aceitei o desafio, com imensa alegria e humildade, acreditando que ia contribuir, ativamente, para lançar novas sementes na escola mais bonita do país.

Penso que o que faz um bom líder não é o género, mas o esforço, a dedicação, o respeito, a intuição, a sensibilidade, a capacidade de “ouvir os outros”, a polivalência, o uso de transparência e o profissionalismo. Sinto que o meu desempenho na escola tem contribuído para a demonstração fundamental de respeito às mulheres e gostava de, no futuro, ver outras mulheres deixarem a sua marca enquanto elementos da Direção da escola.

Que tipo de atividades e eventos organizam, para além do plano curricular?

O Plano Anual de Atividades da EPAMAC pretende consubstanciar-se como instrumento primordial de tradução do Projeto Educativo em atividades de aprendizagem que conduzam os alunos à aquisição das competências previstas no perfil de desempenho dos cursos que frequentam. Nos últimos anos a EPAMAC tem apostado na organização de atividades e projetos que estimulam e motivam uma participação ativa, como por exemplo: a atividade “Um dia na quinta”, a Vindima Tradicional, a Desfolhada, a Largada de Caça, a Gincana de Tratores, o Encontro Equestre e diversas Provas Hípicas, a “Semana Aberta” da EPAMAC (Palestras, Exposições e Workshops).

Outra das apostas da escola centra-se na realização de visitas de estudo, de âmbito nacional e internacional, a feiras e empresas do setor, e a outros locais de interesse no contexto da formação ministrada.

De realçar ainda que este ano a EPAMAC submeteu vários projetos europeus (ERASMUS+,LIFE, EUROPEA e E-Twinning), estando, atualmente, a participar no projeto TRY, uma parceria estratégica do Erasmus+ em que oito parceiros de Portugal, Polónia e Roménia juntarão forças para introduzir a Educação Não Formal e os princípios de gestão sustentável na esfera do ensino profissional.

Com quase 30 anos de história, qual o papel da escola na região onde está inserida?

A EPAMAC situa-se no centro de uma região tipicamente agrícola e agroturística e neste contexto tem visado ser local de cultura, de cidadania e de desenvolvimento integral da pessoa humana, bem como polo dinâmico de desenvolvimento local e regional. A sua missão é a preparação de profissionais de nível intermédio  nas áreas da agropecuária, do turismo ambiental e rural e da gestão equina (alternativa à entrada precoce de mão-de-obra desqualificada no mercado de trabalho regional). Ao ingressar na EPAMAC os alunos têm a possibilidade de usufruir de condições de transporte, habitação (residência escolar) e alimentação numa escola profissional implantada na região.

A escola conta com 100 ha de exploração agrícola e florestal, que englobam uma série de valências que vão desde vacaria, oficina e parque de máquinas, viveiro de trutas, sala de incubação, suinicultura, galinheiros, parques de criação de perdizes, parque de criação de gamos, parque de criação de patos, parque de criação de coelho bravo, Campo de Treino de Caça, vinhas, pomares, estufas, culturas arvenses, apiário e até um Centro Equestre Federado de quatro estrelas (o ensino de equitação destina-se não só aos alunos, mas também a crianças a partir dos quatro anos, jovens e adultos que queiram aprender e/ou estar em contacto com cavalos).

A escola estabelece parcerias/protocolos de colaboração com o tecido empresarial em número elevado e possibilita aos alunos a realização de Formação em Contexto de Trabalho e Estágios em grandes empresas da região e do país, em muitos casos por solicitação sistemática dessas empresas que já conhecem a qualidade da preparação dos alunos da escola. A ligação com as instituições regionais vai além da própria formação escolar, passando também pela organização e participação noutros eventos com impacto socioeconómico relevante no que concerne ao desenvolvimento regional, e que representam uma mais valia para a formação dos alunos.

Inscrições abertas informações em www.epamac.com

Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento
Rural de Marco de Marco de Canaveses
Rua da Igreja, nº 78
4625-390 Rosém
Telef. 255 534 049/Fax. 255 534 048
Facebook: epamac.oficial
GPS: 41°08’53.9″N 8°10’45.7″W
Google Maps: 41.148306, -8.179360