Ajudar a rentabilizar o negócio com os dados

Marília Simões

A ML Analytics é uma empresa muito recente, na área do data science, criada pela Marília Simões juntamente com o marido. O know-how dos fundadores da ML Analytics já levou à concretização de grandes negócios com a EDP Comercial, Diagonal Seguros, Grupo Luís Simões e TVI.
A Revista Liderança no Feminino conversou com Marília Simões, para saber mais sobre esta empresa, que promete contribuir para uma melhor gestão dos dados das empresas e grupos portugueses.

Com experiência profissional internacional na TomTom e TNT/FedEx, como é que decidiu criar o seu próprio negócio, em Portugal?
Os 6 anos na Holanda foram uma rampa de lançamento, tanto para mim como para o meu marido, e sócio da ML Analytics, na Agência Espacial Europeia. Entretanto, valores familiares falaram mais alto e decidimos voltar para Portugal. Já cá, percebemos a imensa falta de recursos na área de Data Science e decidimos abordar algumas empresas apresentando-lhe a nossa missão: Turn YOUR DATA into BUSINESS. A aceitação tem sido enorme e logo nos primeiros 2 meses ganhámos como cliente: a EDP!

A ML Analytics trabalha no campo do machine learning, big data, e inteligência artificial. O vosso know-how é a peça chave, para que estejam a colaborar convosco grandes empresas nacionais?
Sem dúvida. A grande vantagem que a ML Analytics tem em relação às poucas empresas concorrentes, é o facto de nós podermos não só fornecer aos clientes análises dos dados e/ou sistemas inteligentes, recorrendo às técnicas mais avançadas de inteligência artificial, mas conseguirmos também catalizar a geração de negócio nas empresas a partir deles.

A inteligência artificial avança cada vez mais. Consegue imaginar o futuro, nesta área?
Como diz William Gibson, o escritor de ficção cientifica, “ O futuro já aqui está, simplesmente não está igualmente distribuído”. O futuro próximo na Inteligência Artificial consistirá em revolucionar as mais diversas indústrias, simplesmente por aplicação sistemática das técnicas que já temos neste momento (o que se enquadra na missão da ML Analytics). O futuro mais distante é sempre impossível de prever, mas Andrew Ng (um dos grandes especialistas da IA) tem uma excelente analogia: a IA é a nova eletricidade. À cerca de um século atrás, era impossível de prever o quanto a massificação do uso da eletricidade iria transformar o mundo. Encontramo-nos numa era que tem na IA um fator disruptor equiparável. Queremos, continuando a analogia, participar num movimento que leva ao surgimento do frigorífico, e não num que leva ao surgimento da cadeira elétrica.

O trabalho dos sócios da ML Analytics já foi distinguido com diversos prémios, no setor científico e empresarial. Este reconhecimento eleva a vossa responsabilidade, enquanto equipa de experts em data science e machine learning?
Sim. Perfeccionismo e empreendedorismo são características inatas em nós. Em qualquer trabalho que executamos, o principal objetivo é que responda na perfeição às necessidades dos clientes. Este empenho fica claro nos resultados, e tanto os nossos clientes como entidades externas o reconhecem (inclusivamente com prémios internacionais).

www.mlanalytics.pt