Comunicativa, curiosa e sem medo de enfrentar novos desafios e explorar novas áreas. É assim que se auto caracteriza Filipa Filipe, diretora de Marketing e Comunicação da Odisseias. Ainda adolescente começa por explorar o mundo da organização de eventos e ativações de marca; mas é na faculdade que entra pela primeira vez, a 100% no mundo empresarial. E faz questão de marcar a diferença desde o dia um.
Formada em Comunicação Empresarial, detém desde cedo um grande interesse pela comunicação e eventos; Filipa faz ainda questão de realçar que o que mais a apaixona é ver a teoria a sair do papel e acompanhar cada projeto a nascer, crescer e fazer sucesso.
Fruto da experiência adquirida ao longo dos estágios académicos, Filipa entrou de imediato no mercado de trabalho. No entanto, com o passar de alguns anos considerou necessário aumentar os seus conhecimentos na área da gestão. “Foi um período muito desafiante, aliar o dia a dia do trabalho e tirar um mestrado, mas foi uma experiência espetacular e muito, muito enriquecedora.”
“O multitasking é fundamental”
De estagiária a diretora de Marketing e Comunicação, Filipa iniciou o seu processo na Odisseias com apenas uma colega e muito trabalho. Percebeu desde cedo que o multitasking é fundamental quando se trabalha numa start-up. Entretanto, a empresa foi crescendo, novos departamentos foram surgindo, e Filipa passou por vários, como o retalho e o corporate. Hoje é no departamento de Marketing e Comunicação que encontra o seu lugar.
“O que me fascina, na Odisseias, é o seu ADN inovador, que faz com que continue a aprender, todos os dias, e a superar desafios.”
“Adoro o meu trabalho”, diz Filipa de sorriso no rosto e peito cheio de felicidade! Não há nada como ser parte de algo com que nos identificamos. A marketeer destaca o propósito da empresa e o espírito de equipa sentido entre os colaboradores. “Adoro fazer parte da família Odisseias!”
“Ser um marketeer é definitivamente um work in progress”
O mundo gira depressa, mas o mundo do marketing gira duas vezes mais rápido. O marketing está em constante evolução, e as tendências em constante mudança. Nesta área é preciso ser-se dinâmico, aprender e trabalhar constantemente.
“Dou o exemplo dos principais canais de comunicação. Quando comecei na Odisseias, os principais meios eram a televisão, a rádio e os outdoors, assim como os eventos. A internet, e principalmente as redes sociais, vieram mudar o paradigma e o crescimento da Odisseias também se deve muito ao trabalho que foi realizado nestas novas plataformas de comunicação.”
“Criativa, proativa, comunicativa e com uma visão inovadora” — é assim uma boa marketeer.
Este é um setor muito dinâmico, onde é necessário ter-se agilidade e capacidade para nos adaptarmos rapidamente às mudanças do mercado e da tecnologia. Também é fundamental possuir a capacidade de analisar dados e tendências, para que, com essa informação, seja possível definir as melhores estratégias.
A chave do sucesso na Odisseia que foi a pandemia
Quando pensamos nos tempos de pandemia, é inevitável não pensarmos no quanto este fenómeno afetou negativamente muitas marcas e empresas em Portugal e em todo o mundo. No entanto, algumas marcas conseguiram prosperar, mesmo em tempos difíceis, e a Odisseias foi uma delas.
Falando-nos neste assunto como alguém que o viveu, intensamente, na sua própria pele, Filipa confessa que considera que a chave para o sucesso nessas circunstâncias “é a capacidade de adaptação e resiliência. Termos a capacidade de conseguir reinventar algo e adaptarmo-nos a uma nova realidade é sem dúvida o segredo.”
Apesar do feliz sucesso face a esta batalha, a Odisseias, sendo uma empresa que vende experiências, também teve os seus momentos de incerteza durante a pandemia. Foi necessária uma ação rápida e ágil e uma readaptação da oferta no mercado, para que a empresa prosperasse. Mas até nessas circunstâncias a diretora de marketing considera que a equipa se fortaleceu e se preparou da melhor maneira para o pós-pandemia. O que permitiu à Odisseias colher, mais tarde, esses frutos.
Odisseias que marcam pela diferença
A Odisseias é uma empresa com 18 anos, líder de mercado, que se tem destacado por um percurso marcado pela inovação e empreendedorismo. É uma empresa inclusiva muito humana, que se preocupa com o bem- estar e felicidade da sua equipa. “Espírito de equipa, inovação, respeito, excelência e alegria no que se faz são os valores da Odisseias e com os quais me identifico — e acho que a entrega dos meus colegas, dos nossos parceiros e a satisfação dos nossos clientes torna-nos uma marca diferenciadora no mercado.”
Filipa Filipe já passou por vários cargos ao longo da sua vida, mas o que considera o maior desafio da sua carreira profissional foi ser diretora de marketing e comunicação a pandemia.
“A minha função é incentivar e inspirar os portugueses a saírem de casa, a realizarem experiências, e quando somos surpreendidos por uma pandemia que nos exige ficar em isolamento temos de reinventar toda a estratégia, adotar novas ferramentas de comunicação e de forma muito imediata.”
Considera este processo como um grande desafio, mas que agora observa ao longe com orgulho, por ter superado, juntamente com a Odisseias, este problema com sucesso. Não ter medo de arriscar! Se tivesse de deixar um conselho às mulheres que almejam ter uma posição de destaque no marketing, Filipa insiste em dois pontos principais. O primeiro conselho que dá é que invistam em formação especializada, para que possam alargar os seus conhecimentos; que leiam muito e estejam sempre a par das novas tendências. Além disso insiste:
“Não tenham medo de arriscar! Para ter sucesso, o caminho pode ser muito longo e desafiador, mas a resiliência e a determinação podem levá-la ao topo.”
O que é preciso mudar para que uma mulher em posição de destaque deixe de ser notícia?
“Felizmente, a sociedade tem evoluído muito na igualdade de género e há cada vez mais mulheres a destacarem-se no mundo empresarial. Há, no entanto, ainda um longo caminho a percorrer e é importante consciencializar a sociedade para a necessidade de eliminar a discriminação baseada no género. É fundamental promover uma educação inclusiva, que valorize o empoderamento das mulheres em todas as áreas da sociedade, sobretudo na política, na gestão e em áreas tecnológicas, áreas ainda lideradas, maioritariamente, por homens. Só assim se irá atingir a tão ambicionada igualdade de género nos lugares de topo e deixarão de existir notícias só porque se é uma mulher com uma posição de maior relevância.”
Como ser uma líder perfeita?
Inteligência emocional, empatia e humildade são as três características fundamentais de que nos fala Filipa Filipe:
“É difícil descrever uma líder perfeita, pois a liderança envolve muitas habilidades e qualidades diversas que podem ser valorizadas em diferentes contextos. Na minha opinião, diria que a inteligência emocional é fundamental para uma liderança eficaz. Uma pessoa empática, humilde, que esteja disposta a aprender, partilhe os mesmos valores da empresa e que lidere pelo exemplo, agindo sempre eticamente e fomentando espírito de equipa é, para mim, uma líder perfeita.”