SUSANA LOPES: A ARTE DE DAR CORPO – E VOZ – ÀS IDEIAS DE NEGÓCIO DO INTERIOR PORTUGUÊS

Susana Lopes,CEO & Creative Director

Captar a atenção e confiança dos consumidores através de uma fórmula diferenciadora é o objetivo de Susana Lopes e da sua equipa. Não o fazem-no para o próprio projeto, mas para as empresas que recorrem aos seus serviços de divulgação e consultoria, servindo-se, na grande maioria das vezes, da associação entre o território à comunicação, do “pormenor” e da “qualidade”.

Quando Susana Lopes, em 2015, criou a Com Alma – Creative Studio, motivada pela necessidade e procura dos clientes, era a única integrante do projeto. No entanto, o rápido desenvolvimento do projeto, baseado no número crescente de solicitações, levou à integração não só de novos profissionais na equipa – de forma a responder mais rápida e eficazmente aos clientes –, mas também mais vertentes da comunicação e da criação de logotipos e suportes gráficos. De facto, não foi necessário muito tempo até que o catálogo de serviços da Com Alma passasse a incluir a consultoria e assessoria de comunicação as empresas.

Sediado em Proença-a-Nova, município pertencente a Castelo Branco, o projeto criado por Susana consegue tirar partido de uma região que é vista por muitos como pouco estimulante devido à interioridade e à baixa densidade populacional. Contrariando estas premissas, a empresária, que tem uma forte ligação à Natureza, defende que “a promoção e identidade do território está em expansão”, servindo-se do exemplo das empresas de cariz familiar, que passam de geração em geração, e das novas gerações de empreendedoras, apostados na agricultura, nos produtos que dela provém e, consequentemente, de origem.

Com a aceleração destes negócios, Susana nota uma necessidade crescente por parte das empresas “de apostarem na promoção, de terem objetivos mais desafiantes, de quererem estar ao nível dos seus concorrentes”. O reflexo desta preocupação é especialmente visível não só na “apresentação e promoção dos produtos”, mas também, aos poucos, na “criação de notoriedade e posicionamento da marca do mercado”. É nesta etapa que a abordagem de proximidade – “quase como uma relação familiar – de Susana Lopes e da sua equipa parece fazer a diferença. “Muitas vezes passamos horas com clientes. Só os ouvimos e aconselhamos e isso é, para mim, é chegar a um ponto de grande confiança entre as partes”, relata Susana.

Durante o processo, a prioridade é sobretudo auscultar e captar a essência das marcas, muitas vezes resultado das histórias daqueles que as criaram, podendo ser uma “história de anos ou uma situação que surgiu num determinado período de vida”. Defensora, portanto, da máxima “as marcas são as pessoas”, Susana tenta que através do Com Alma – Creative Studio as empresas se apresentem no mercado e, consequentemente, impactem os consumidores através de uma relação de empatia, a qual pode surgir das cores, palavras, da mensagem ou da diferenciação. O maior desafio do processo, “pegar nas características dos clientes e passa-las para a comunicação dos produtos de forma criativa”, torna-se, assim, possível quando designers e restante equipa “vestem e vivem as histórias como se fossem suas”.

Ao longo dos últimos cinco anos, Susana Lopes nota uma “evolução bastante grande” no que concerne à preocupação e consciência dos empresários para o papel que a comunicação pode desempenhar no sucesso dos negócios. “Quando digo comunicação é comunicar bem, de forma estratégica, planeada muito focada naquilo que é o seu objectivo em termos empresariais” ressalva a empresária. A competitividade do mercado dos artigos naturais, repleto de bons produtos, parece exigir aos seus detentores o mesmo nível de compromisso para a área da comunicação e divulgação.

Como tal, o Com Alma – Creative Studio assume a tarefa de formar os empresários – muitas vezes sem consciência do potencial dos seus projetos – para as questões relacionadas com a gestão de marca. “Envolvê-los numa história que ajudamos a dar forma e onde, mais tarde, eles se reveem é como dar-lhes combustível para não terem limite”. A partir desta relação cada vez mais estreita entre as empresas de comunicação e divulgação e os empresários, Proença-a-Nova tem beneficiado da proatividade dos seus agentes, ao mesmo tempo que a incentiva. Num município situado o duas horas de Porto e Lisboa e a quatro de Madrid, Susana Lopes garante que não é por a equipa do Com
Alma – Creative Studio estar fora dos grandes centros “que não faz acontecer”. “Vai tudo da nossa forma de estar”, garante. A abordagem parece estar a dar os seus frutos. Desde a sua criação, o Com Alma – Creative Studio já foi premiado em duas ocasiões nos prémios Papies: a primeira, em 2015, na vertente rótulos, e em 2018, na vertente embalagens. Um sucesso que nem Susana esperava – “tudo aconteceu muito rápido”, admite –, mas que atribui à “experiência”, “à confiança” que a equipa foi ganhando pelos clientes e, acima de tudo, ao “respeito” que têm pelos mesmos. Estes atributos, associado ao trabalho e à humildade, acredita Susana, “levam a todo o lado e esse sempre foi o meu caminho”. O futuro antevê-se risonho, com 2021 a perspetivar-se “um ano de grandes projetos”. A participação numa academia para empreendedores, tendo como objetivo desperta-los para aspetos importantes aquando a comunicação dos projetos, é uma delas, enquanto que o Com Alma – Creative Talks será um evento onde se poderão ouvir “testemunhos de empresários sobre a importância da comunicação nas suas empresas, desde o início até à fase em que se encontram”. Para Susana Lopes, os “testemunhos na primeira pessoa são sempre uma forma eficaz de vermos as dificuldades dos outros e a forma como conseguiram dar resposta”. “Por vezes achamos que tudo é muito fácil e não, não é. O processo é longo e não imediato”, remata.