
Cidália Jacinto é International Bussiness Specialist na Adapor International há pouco mais de um ano, mas para chegar a este cargo teve de batalhar, aprender e crescer. O seu desejo insaciável por desenvolvimento pessoal impulsionou a sua carreira ao longo dos anos. É um verdadeiro exemplo para aqueles com quem trabalha. Mãe de dois meninos, e quando se tem paixão pelo que se faz, há tempo para desempenhar todos os papéis da sua vida.
Cidália Jacinto descobriu desde cedo que a vida não é fácil e alcançar o que se quer requer muita dedicação e esforço. Licenciada em Engenharia Industrial, uma área historicamente vista como masculina. Cidália relembra que nos tempos da licenciatura e mestrado, a maioria dos colegas eram homens, mas essa discrepância nunca foi um problema. Todavia, o cenário mudou quando entrou no mercado de trabalho. “Senti sempre uma desvantagem, não só por ser mulher, mas por ser uma mulher muito jovem num mundo maioritariamente dominado pelo sexo masculino”, afirma. Por isso mesmo sentiu que tinha de se “impor”, principalmente por causa das diferenças salariais. Apesar do mercado de trabalho ter mudado nas últimas décadas, procurando diminuir as desigualdades de género, as mulheres ainda continuam a encontrar muitas vezes obstáculos acrescidos. Como seres “pautados pelo lado racional, resiliente, intuitivo e prático”, Cidália julga necessário fomentar políticas e estratégias de gestão que permitam às mulheres contribuir ativamente em todos os níveis, sem “a constante necessidade de provar que têm as capacidades e o conhecimento para conseguir resultados excelentes”.
À Engenharia Industrial tem a agradecer toda a experiência de técnica e de coordenação de equipas, que ganhou através da gestão de produto no início da sua carreira. Sem isso, considera que seria uma profissional muito diferente. O seu “gosto pelas relações interpessoais” levou-a para outras áreas, como os departamentos de vendas, apoio ao cliente e desenvolvimento de negócio, mas em todas manteve como foco a “ necessidade de realização, contribuição e crescimento” dos projetos em que se envolve. Nunca teve receio de abraçar um novo projeto, por mais complexo que fosse. Deu sempre tudo de si, encontrando um novo projeto sempre que concluía que o seu trabalho “estava feito”. Foi a sua atitude resiliente, o seu profissionalismo e a sua determinação que a permitiram vingar num mundo “pautado essencialmente por profissionais masculinos e profissionais especialistas na área de atuação”, explica Cidália – “consegui criar uma marca pessoal”.
Para além do crescimento pessoal, é também muito importante para Cidália o crescimento familiar. Com dois filhos, acredita que sem o apoio da família não teria conseguido chegar a este patamar e “continuar a contribuir e aprender constantemente”.
Esta vontade de aprender e de crescer não só enquanto profissional mas também enquanto pessoa marcou a sua vida inteira. Durante a sua segunda gravidez, “ um período de retrospetiva” decidiu voltar ao mundo académico. Motivada pela busca de conhecimento e por uma rotina ativa, tirou um curso de Personal Shopper e Image Consultant. A experiência fortaleceu a sua relação consigo mesma e com o seu corpo. Cidália conta que nas aulas de pós-parto partilhou os seus conhecimentos com as colegas e, após algumas semanas, viu uma mudança significativa não só na aparência mas principalmente nas suas atitudes. “- “Apesar de sermos mães, devemos manter
a nossa autoestima alta e reconhecer o nosso valor”.
Para o futuro tem muitos planos, porque a busca pelo desenvolvimento e crescimento
pessoal nunca termina para Cidália Jacinto. Interessada pelo mundo industrial e empresarial, as tendências de consumo e a sustentabilidade, pretende desenvolver e lançar marcas “sustentadas e com propósito definido, com posicionamento coerente com a realidade envolvente”, bem como “o desenvolvimento e sustentabilidade de marcas pessoais e profissionais.”