SAÚDE MENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA

SAÚDE MENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA

Em poucos dias, os nossos hábitos de vida sofreram uma profunda reviravolta: não mais nos abraçamos, beijamos ou tocamos. A máscara retirou-nos a expressividade e o distanciamento social tornou-se a maior demonstração de afeto. Fomos forçados ao confinamento no domicílio e as poucas idas ao exterior requerem toda uma parafernália de procedimentos que visam a esterilização.

O anúncio dado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de que estávamos diante de uma pandemia do novo coronavírus gerou diversas mudanças no funcionamento da sociedade: pessoas em quarentena, cidadãos preocupados por não poderem ficar em casa, trabalho em home office, escolas, universidades e comércios condicionados.
É sabido que, frente a uma pandemia e/ou isolamento social, sentimentos de impotência e desespero, ansiedade, humor deprimido e stress podem ser frequentes.

É fundamental conversar sobre o que não está a correr bem, reservar espaço para o descanso, lazer e tempo de sono, priorizar escolhas alimentares saudáveis, evitar consumo de substâncias psicoativas, investir na prática de exercício físico e reforçar a ideia de que, como em qualquer outra crise, trata-se de um estado transitório. Diante de tal cenário, para além da saúde física, é necessário dar-se também uma atenção especial à saúde mental, que pode sofrer com crises de ansiedade e picos de stress, o que, consequentemente, pode afetar também o sistema imunológico.

Nunca como antes fomos tão forçados a redirecionar o foco do tempo futuro para o tempo presente e, por isso, façamos dele tempo de reflexão, de reinvenção, de reorganização, de transformação. Deste modo, como proteger a sua saúde mental diante deste contexto caótico?

DICAS DE COMO PRESERVAR A SAÚDE MENTAL

A OMS, governos e entidades profissionais divulgaram uma série de recomendações acerca de como enfrentar as consequências psicológicas da pandemia, reunimos aqui algumas delas:

Cuidado com o consumo de informações

Reduza a leitura ou contato com notícias que podem causar ansiedade ou stress. Selecione notícias de fontes fidedignas, evite boatos ou informações erradas, e dê passos práticos para preparar os seus planos, proteger-se e a sua família.

Estabeleça uma rotina

Tente ao máximo manter uma rotina equilibrada e, se possível, crie novas. Tente incluir momentos de relaxamento nela, incorporando coisas que gosta, como ler um livro.

Manter o contacto

A conexão com amigos e familiares é fundamental, por isso, tire momentos do seu dia para conversar com eles, utilize a tecnologia a seu favor, de forma a manter a proximidade digital!
Falar com pessoas próximas sobre os seus medos e inseguranças pode ser uma forma de aliviar a tensão durante esse período.

Saúde e bem estar
Faça exercícios físicos em casa, tente manter uma dieta equilibrada, beba bastante água e evite o consumo de álcool, cigarro e outras drogas. Além disso, mantenha as janelas abertas para permitir a circulação de ar fresco.
Dicas especiais para os profissionais de saúde
O stress e as sensações associadas com esse quadro não significam uma incapacidade de fazer o seu trabalho ou que seja uma pessoa fraca. Para aliviar a tensão deste período de crise, é essencial que se cuide. Faça pausas e descanse entre os seus turnos de trabalho!

Tente manter uma dieta saudável, praticar exercícios e ficar em contato com as famílias e amigos. Caso os seus familiares e amigos evitem o contato muito próximo consigo por receio de contaminação, conversar com colegas pode funcionar como um ótimo apoio social.

“A criatividade nasce da angústia, como o dia
nasce da noite escura. É na crise que nascem
as invenções, os descobrimentos e as grandes
estratégias. Quem supera a crise, supera-se a si
mesmo sem ficar ‘superado’ (…) Sem crise não
há desafios; sem desafios, a vida é uma rotina,
uma lenta agonia. Sem crise não há mérito. É na
crise que se aflora o melhor de cada um”.
Albert Einstein