RAQUEL SANTOS, A PRIMEIRA MULHER A LIDERAR A EMPRESA FAMILIAR

Raquel Santos, Administradora

A METALÚRGICA BAKEWARE PRODUCTION

A Metalúrgica Bakeware Production é uma empresa familiar que já vai na quinta geração e, tem pela primeira vez, na história da empresa, uma mulher como administradora da empresa. Raquel Santos, que desde tenra idade, percorria as instalações e ajudava, é agora empresária líder nesta indústria metalúrgica que dá suporte à indústria da pastelaria e da panificação. A empresa possui a maior gama mundial de formas para bolos, com identidade própria e criatividade, assegurados por matérias-primas de qualidade superior com excelentes acabamentos, que garantem a fácil desmoldagem do bolo. Situada em Campo, iniciou a atividade em 1896 para dar resposta às crescentes exigências do mercado de então. Iniciou todo o percurso começando primeiro em Portugal e expandindo, nos últimos 35 anos, por todo o mundo. Hoje, conta com mais de um de século e, a nMetalúrgica Bakeware Production continua a reinventar-se.

É ADMINISTRADORA DA A METALÚRGICA BAKEWARE PRODUCTION. UMA EMPRESA CENTENÁRIA LIGADA À INDÚSTRIA DE PASTELARIA, QUE MANTÉM A IDENTIDADE FAMILIAR. COMO ABRAÇOU A GESTÃO DESTA EMPRESA COM TANTA HISTÓRIA?

Desde pequena que A Metalúrgica faz parte da minha vida. Comecei por brincar com as formas. Fazia bolos (a sério e de areia), gelatinas e gelados, todos com formatos originais e divertidos como as crianças gostam! Com 12 anos já vinha “trabalhar” para a empresa nas férias. Fazia arquivo, atendia o telefone, escrevia cartas à máquina, calculava packing lists, entre outras tarefas. Aos 16 anos fui pela primeira vez a uma feira internacional, em Frankfurt. E desta forma, tão subtil, o “bichinho” foi entrando. Formei-me em psicologia, na FPCEUP, e quando estava a terminar o curso, em 2005, o meu pai Agostinho perguntou-me se eu gostaria de integrar a empresa. Na altura apanhou-me de surpresa, já que não imaginava que a minha vida ia tomar este rumo, mas aceitei o desafio e abracei o projeto. Comecei pela área comercial e progressivamente fui aprendendo e crescendo como empresária em todas as áreas. Sou hoje, orgulhosamente, administradora, da quinta geração (trisavô Joaquim, bisavô David, avô Belarmino e pai Agostinho) e a primeira mulher.

DE QUE FORMA A METALÚRGICA SATISFAZ AS NECESSIDADES DOS CLIENTES?

Temos a maior gama mundial de formas para bolos, sendo especializados em estampagens profundas. Adicionamos a nossa criatividade e a flexibilidade tão portuguesa e conseguimos desenvolver produtos à medida de cada cliente, em tempo record.

UMA FORMA COM QUALIDADE FAZ TAMBÉM UM BOLO COM IGUAL QUALIDADE. QUAIS OS INGREDIENTES CHAVE NA EXECUÇÃO DE UM PRODUTO DE EXCELÊNCIA?

Colaboradores competentes, dedicados e motivados. Matérias-primas de qualidade superior e bons acabamentos, que garantem facilidade na desmoldagem do bolo, sendo próprios para uso alimentar.

DOS PRODUTOS MAIS SIMPLES AOS MAIS IRREVERENTES E PERSONALIZADOS, QUAL A IDENTIDADE DOS PRODUTOS DA EMPRESA?

Os nossos produtos são o que o cliente quer que sejam: taylor-made!

A METALÚRGICA É UMA REFERÊNCIA MUNDIAL NA EXECUÇÃO DE EQUIPAMENTOS PARA A INDÚSTRIA DE PASTELARIA E PANIFICAÇÃO. COMO ANALISA O POSICIONAMENTO DA EMPRESA A NÍVEL INTERNACIONAL?

Somos reconhecidos mundialmente como produtores de excelência, inclusivamente por concorrentes que muitas vezes se tornam clientes, já que conseguimos fazer produtos únicos e complexos, que lhes permitem completar a sua gama de oferta.

QUE OUTROS MERCADOS PRETENDEM ABRAÇAR?

Canadá, Polónia e Rússia.

COMO DESCREVE O SEU TRABALHO NA EMPRESA?

Com formação em psicologia enfrentei diariamente desafios de gestão, mas a perseverança, a dedicação e a vontade de aprender sempre me impulsionaram a superá-los. Trouxe comigo também a capacidade de comunicar de forma eficaz e a boa disposição (que suponho que vêm de uma combinação entre os genes e a minha formação académica) e que me trazem facilidade em estabelecer relações e envolver as pessoas nos projetos o que torna o trabalho mais leve, fluído, lógico e até descontraído. Claro que foi preciso mostrar competências de gestão e de liderança, para contornar o facto de olharem para mim como a menina de 10 anos que corria nos corredores, ou como a “filha do patrão”. Isto aliado ao facto de ser mulher, na altura com apenas 23 anos, a entrar numa área predominantemente masculina, liderada por um homem de presença forte pulso firme como o meu pai e já vinda de outras 3 gerações masculinas…
Mas não há nada que não consigamos fazer, desde que estejamos focadas e motivadas para tal, sem nunca perder a humildade e o respeito pelas gerações anteriores. Duranten muitos anos o conselho de administração foi formado por avô, pai e neta e tive a honra de aprender muito com estes dois senhores. Há 2 anos o meu avô deixou-nos, após 96 anos de vida plena, e foi substituído por uma das minhas irmãs, Ana Santos, sendo assim 66,6% da administração feminina. E, já agora, o pulso mais firme da empresa hoje é o
meu!

Contactos:
www.ametalurgica.pt | euroform@ametalurgica.pt
Tel: + 351 224 156 989
Fax: +351 224 155 167