Este ano, os portugueses apressaram-se e fizeram as suas reservas de viagens para esta época com mais de três meses de antecedência, algo que já não acontecia desde antes da pandemia.
A eDreams, a maior agência de viagens online da Europa e líder global na venda de voos (excluindo a China), analisou os dados da sua plataforma para revelar as preferências de viagens dos portugueses nesta época festiva de 2023.
Olhando para a quadra festiva como um todo, incluindo tanto o Natal como a Passagem de Ano, Paris é o destino de eleição dos viajantes nacionais, seguindo-se Londres e Funchal. Outras escolhas populares este ano incluem Barcelona, Amesterdão, Luxemburgo, Bruxelas ou Zurique, entre outras.
A título de curiosidade, a eDreams olhou também para os destinos cujas reservas por parte de portugueses mais aumentaram em relação ao período homólogo, e concluiu que os prediletos são Nova Iorque (+40%), Milão (+38%) e Berlim (+23%).
Viagens mais longas e preparadas com mais antecedência
Segundo a eDreams, este ano a maior parte dos portugueses está a preferir realizar viagens com duração de 7-10 dias (41%) – o que significa que vão as suas estadias aumentaram em relação ao ano passado, em que deram preferência a viagens mais curtas, de entre 4-5 dias.
Por outro lado, no que toca às reservas, regista-se uma tendência de uma preparação cada vez mais atempada: a maior parte dos portugueses (38%) marcou as viagens desta época com mais de três meses de antecedência, algo que já não se verificava desde 2019 e demonstra a crescente segurança (e vontade) que sentem em relação a viajar.
Finalmente, a eDreams olhou também para as preferências dos viajantes estrangeiros que procuram Portugal nesta época do ano, e concluiu que as cidades mais procuradas para ficar são Lisboa, Porto, Faro, Funchal e Ponta Delgada.