BYTOUR, MAIS INOVAÇÃO NAS AGÊNCIAS DE VIAGENS

Raquel Campo Grande, Diretora Geral da Bytour
O grupo espanhol Bytour entrou, recentemente, no mercado português e oferece mais inovação tecnológica às agências de viagens. Raquel Campo Grande é a Diretora Geral da Bytour em Portugal, que conhece bem de perto a realidade deste mercado tão competitivo. Integrar a Bytour é proporcionar ao cliente a melhor viagem ao melhor preço.

O GRUPO ESPANHOL BYTOUR INICIOU, ESTE ANO, A SUA INTERNACIONALIZAÇÃO AO ESCOLHER PORTUGAL PARA A ABERTURA DO
PRIMEIRO ESPAÇO. COMO TEM SIDO ESTAR À FRENTE DESTE GRANDE DESAFIO?

Após a expansão e êxito do grupo em Espanha, fazia todo o sentido a sua entrada no mercado português. Embora sejam dois mercados semelhantes em muito aspetos, tem sido necessário fazer a adaptação ao perfil das agências portuguesas e esse é um dos grandes desafios. Posso ainda frisar que reúne todas as condições para ser um sucesso no nosso país.

DE QUE FORMA A BYTOUR JÁ ESTÁ PRESENTE NO NOSSO PAÍS?

Ao longo destes meses temos vindo a apresentar o nosso projeto às agências de viagens e a aceitação tem sido bastante positiva. Neste momento, já temos várias aderentes ao grupo.

QUAIS AS MAIS-VALIAS DAS AGÊNCIAS DE VIAGENS INTEGRAREM O VOSSO GRUPO?
As agências do grupo, para além das condições negociadas com os mais diversos fornecedores, dispõem de várias ferramentas tecnológicas. Posso destacar a nossa plataforma de produto próprio, All Viagens, que permite às agências independentes
ser competitivas face aos grandes grupos de redes verticais. Faz igualmente parte do grupo um consolidador de cruzeiros, All Cruises que, no próximo ano 2020 já estará completamente integrado no nosso mercado. O Byreceptive é também uma plataforma com a qual as agências estão bastante satisfeitas, permitindo-lhes fazer viagens à medida para os seus clientes de uma forma bastante ágil. Temos uma grande proximidade com as agências, sendo uma das nossas máximas o atendimento.

COMO É QUE A BYTOUR ANALISA AS NECESSIDADES DAS AGÊNCIAS DE VIAGENS/CLIENTES?

A experiência do grupo em Espanha permite a chegada a Portugal com algum conhecimento sobre as necessidades das agências, de forma a desenvolver produtos e serviços direcionados ao seu perfil. Por outro lado, tenho experiência no nosso mercado nas várias vertentes: agência, operador, plataforma tecnológica, o que me permite conhecer bem de perto a nossa realidade.

EM 2020 VÃO DISPONIBILIZAR A PLATAFORMA TRAVELLY. COMO VAI FUNCIONAR ESTE SERVIÇO?

O projeto Travelly é algo inovador no panorama das agências de viagens. É a primeira B2C para as agências de viagens independentes. É um conceito completamente diferente às habituais páginas web das agências para o cliente final, muito difíceis de posicionar no mundo online, devido aos elevados custos.
Esta marca comum criada pelo Grupo Bytour, exclusiva para as suas agências de viagens, vai-lhes permitir ganhar alguma quota de mercado online.

QUAIS OS OBJETIVOS PARA 2020?

O próximo ano 2020 servirá para consolidar todo o trabalho efetuado este ano 2019. Queremos fazer crescer a nossa presença em Portugal, tendo já reforçado o departamento comercial,com a contratação de uma profissional conhecida há vários anos no nosso mercado. Com os projetos tecnológicos na reta final, o caminho será crescer neste sentido, para que as agências do grupo disponham de todas as ferramentas para estar na linha da frente neste setor.