O sabor do prato da avó

A nutricionista Ana Bravo fala-nos do seu projeto, onde através da app “Nutrição com Coração” podemos obter informação nutricional e receitas diárias.

Como surge a “nutrição com coração”?
O projeto começou nas redes sociais… Numa viagem de comboio para o Porto, após um dia de consultas em Lisboa, resolvi mostrar o que comia diariamente numa página nova, em vez de responder a várias mensagens pessoais através do meu facebook pessoal.
As pessoas questionavam-me muito acerca da minha alimentação e percebi se tal curiosidade era comum a tantas pessoas, podia fazer sentido. Não esperava é que na madrugada seguinte, quando me levantei para treinar, tivesse mais de 6000 seguidores e que chegasse tão rápido aos 100 mil.

Rapidamente passou a ser um projeto ao qual dediquei grande parte da minha energia diária. Neste momento, a Nutrição com Coração é uma marca, não é “apenas” o nome das minhas páginas online. Há uma equipa por trás dela e acima de tudo move-nos uma paixão imensa pela Nutrição e pelas pessoas.

O seu projeto também se destaca pela app. Destaque as funcionalidades.

A app Nutrição com Coração oferece aos utilizadores importante informação nutricional, que o orienta para a adoção de um estilo de vida saudável.
A aplicação possui diversas funcionalidades, das quais se destacam:
– Área pessoal: informação de perfil, peso de referência, registo de pesos (com visualização de gráfico de evolução) e diários alimentar e de exercício;
– Receitas diárias (pequenos-almoços, merendas, pratos de carne e peixe, ovolactovegetarianos, sem glúten, sem lactose…);
– Descrição de alimentos especiais, cujas propriedades proporcionam uma alimentação mais equilibrada e saudável;
– Lista de compras, à qual convenientemente se podem adicionar os ingredientes presentes nas receitas, os alimentos especiais ou ingredientes definidos pelos utilizadores;
– Conteúdos de orientação, incluindo dicas nutricionais, textos de motivação questionários de autoavaliação, avisos e informação acerca do que se deve e não deve ter na sua despensa para obtenção de melhores resultados;
– Envio de comentários e sugestões.

Como podemos ser líderes nas opções nutricionais?
Dando o exemplo. Dedicando-nos muito. Acima de tudo dando muita atenção às pessoas. Se não percebermos as suas fragilidades, se não conhecermos o seu estilo de vida, como podemos ajudar?

Quem tem um estilo de vida mais saudável? O homem ou a mulher?
Tanto as mulheres como os homens procuram, cada vez mais, um estilo de vida saudável. Já não procuram dietas flash, querem viver bem, mais e melhor. O corpo reflete essa saúde.

Qual a forma saudável de confecionar os nossos pratos tradicionais? É difícil resistir aos pratos das nossas avós…
Foi exatamente esse o motivo que me inspirou para fazer o meu programa “Saúde no Tacho”, no Porto Canal. O sucesso foi tão grande que escrevemos um livro, que tem o mesmo título, com as receitas do programa. Nele, pegámos em receitas tradicionalmente portuguesas e transformámo-las em versões mais saudáveis e menos calóricas, com um sabor semelhante e mais saúde.

Partilhe connosco a receita da sua vida.
Eu sou louca por chocolate, mas confesso que não há nada como um prato de feijões da aldeia, regado com o azeite da avó! Simples, não é? Quando era miúda pedia, ao lanche, imagine-se! Continua a fazer as minhas delícias. Sou mesmo transmontana.