O RIGOR E A FELICIDADE ESTÃO “LADO A LADO“

Paula Melo
Paula Melo, mestre em consultoria, auditoria e gestão, desenvolve o papel de coach há já 21 anos. A Revista Liderança no Feminino foi conhecer parte do seu trabalho e, apurar a sua opinião sobre o que considera de maior importância termos em conta no nosso dia a dia, para alcançarmos a felicidade!

Diariamente vemo-nos mais envolvidos “na viagem” em que nos é solicitado rigor no desempenho profissional, pessoal, social e familiar e em que nós crescemos no nosso estádio da felicidade. Os desafios, a informação e a contra informação aceleram a cada momento. O rigor com este cenário é exigido que cada vez mais aconteça.

Perguntas poderosas como:

– Como me diferencio positivamente?

– Como desenvolvo o meu foco?

– Como partilho os meus resultados?

– Que competências ganho diariamente?

– Que competências acrescento à minha “bagagem”?

– A que “viagem” me desafio?

– Que planeamento faço?

– Como saboreio as minhas ações ?

– Celebro diariamente os meus resultados?

– O que me impede de concretizar? De agir ?

– Quais as minhas competências para dar resposta a esta ação?  Competências técnicas? Conhecimentos? Competências de gestão? Competências sociais? Competências comportamentais ?

– Que “domínio” tenho quando desenvolvo esta ação para obter o rigor do resultado definido ?

– O “saber agir” sobre as competências que tenho estão alinhadas ?

– Sei que sou capaz ?

– Que condicionamentos em mim encontro?

– Para onde quero ir ?

– Como quero ir?

– Quando vou ?

A conciliação da utilização desta ferramenta poderosa “Coaching Organizacional”, permite responder a estas perguntas poderosas e a monitorizar o rigor do desempenho , levando-nos a celebrar resultados. A monotorização e o acompanhamento de objetivos SMART negociados e alinhados com os diferentes lideres de uma organização, levam a uma tomada de consciência referente ao estádio de desenvolvimento que o colaborador/coachee se encontra e quais as ações com que se compromete ao seu desenvolvimento subsequente. Objetivos SMART permitem alinhamentos, compromissos e cooperação entre os colaboradores. O coachee iniciou a sua “viagem” com o pensamento: é difícil fazer…; não sei…; isto não é para mim…; não tenho tempo… Neste contexto surge o primeiro grande desafio que passa pela tomada de consciência destes condicionamentos. O desafio leva à determinação de conquista(s) de resultados, que leva(m) a um processo que exige esforço e dedicação, sendo um caminho na concretização dos sonhos e, assim sendo, um caminho na felicidade. Com uma conquista consciente na concretização dos objetivos e com os momentos de superação espelhados, o desempenho permite gerar mais valor e rigor (R.O.I.). Parabéns e um agradecimento especial a todos os colaboradores fantásticos, com quem tive a oportunidade de trabalhar durante o ano de 2018 e neste inicio de 2019, que se desafiam a crescer e a desenvolver as suas competências orientadas com esta esta ferramenta “Coaching Organizacional”, reforçando a sua auto motivação, adquirindo mais consciência de como um empenho rigoroso no dia a dia lhes permite acontecer um sorriso genuíno.

Paula Melo
Coach and trainer coach international certificate Consultora / Formadora
paulatmelo@gmail.com