A Mercadona, líder no segmento de supermercados em Espanha, aposta o seu primeiro projeto de internacionalização, em Portugal. A entrevista realizada a Elena Aldana, Head of European Affairs & External Relations in Portugal, aborda os projetos, o papel do consumidor e dos colaboradores da empresa.
No próximo ano, a Mercadona vai abrir 8 a 10 lojas em Portugal. Qual a estratégia para o mercado português?
Neste momento, estamos focados em abrir as 8 a 10 lojas, nos Distritos do Porto, Braga e Aveiro, no segundo semestre de 2019. A nossa estratégia passa por nos adaptarmos à realidade portuguesa. Costumamos dizer que “em Portugal, somos Portugueses”. O primeiro grande passo foi a criação da sociedade Irmãdona Supermercados S.A., com domicílio fiscal em Portugal. Posteriormente, foi iniciada a atividade no Centro de Coinovação, em Matosinhos, um macrolaboratório de ideias de 1.000 m2 que ajuda a equipa da Mercadona a definir, junto dos clientes portugueses, o sortido de produtos em Portugal, totalmente adaptado às necessidades deste mercado. É neste centro que as equipas de trabalho estudam ao detalhe os gostos e hábitos de consumo do “Chefe” português (como denominamos os clientes na Mercadona).
Já temos escritórios no Porto e em Lisboa e estamos a construir, em duas parcelas com uma área total de 50.000 m2 na Póvoa de Varzim, um bloco logístico que servirá para o desenvolvimento da atividade logística em Portugal.
A Mercadona é líder em Espanha. Que balanço faz da liderança, no segmento de supermercados?
É sempre positivo quando nos apercebemos que o esforço do nosso trabalho é reconhecido. Somos 84 mil colaboradores – 2oo para o projeto de Portugal, por enquanto – que todos os dias nos empenhamos em satisfazer as necessidades dos nossos “Chefes”. Sabemos que temos muito a aprender e uma grande vontade em querer fazer sempre mais e melhor todos os dias. Em 2017, 5 milhões de famílias confiaram as suas compras na Mercadona, e isso é uma grande responsabilidade, que devemos satisfazer sempre da melhor forma possível.
Definem o cliente como “chefe”. De forma os clientes podem ou influenciam as decisões da empresa?
O cliente é denominado de “Chefe” porque dele depende a vida da empresa. O “Chefe” é o nosso foco, está no centro de todas as nossas decisões. Temos um modelo de gestão chamado Modelo de Qualidade Total, no qual o “Chefe” fica em primeiro lugar. Isto faz com que toda a empresa esteja focada em satisfazer as suas necessidades.
Na Mercadona seguimos uma lógica inversa: primeiro perguntamos ao cliente que produto gostaria de ter e depois avançamos para a produção. O cliente é que nos diz o que devemos fazer. Este Modelo é conhecido como “Modelo de Coinovação”.
Ao mesmo tempo que envolve o “Chefe” no processo de inovação (na definição da gama), a Mercadona trabalha diretamente com os seus interfornecedores e fornecedores especialistas para introduzir novos produtos e melhorias nos produtos já existentes. Graças a este modelo circular, os produtos comercializados pela Mercadona são desenhados à medida do “Chefe”, o que faz com que tenham mais sucesso e, portanto, fiquem mais tempo no mercado (82% dos produtos lançados).
Quais as políticas sustentáveis promovidas pela Mercadona?
Nas nossas políticas de Responsabilidade Social Empresarial incluem-se inúmeros projetos sustentados por 3 pilares: otimização logística (transportar mais com menos recursos), eficiência energética (utilizar apenas a energia necessária) e gestão de resíduos (prevenção e reintegração de resíduos como matéria-prima).
Como aplicações práticas destas políticas, podemos destacar o Novo Modelo de Loja Eficiente, no qual reduzimos até 40% o consumo energético face ao anterior modelo de loja, e por outro lado a otimização das rotas dos camiões para que nunca se desloquem vazios – entre fornecedores, blocos logísticos e lojas. Também é de salientar as doações a instituições e/ou bancos alimentares, que o ano passado chegaram às 9.600 toneladas.
O que é que os portugueses podem esperar da Mercadona?
Podem esperar o empenho e motivação de uma equipa de profissionais, que todos os dias se esforça, com o objetivo de fazer com que os portugueses venham a reconhecer a Mercadona, em Portugal, como o seu supermercado de referência e que nele possam encontrar produtos que satisfaçam as suas necessidades, com a máxima qualidade a um preço competitivo.
E o que podem encontrar de diferenciador?
A resposta a esta pergunta vai ao encontro do que já referimos sobre o “Chefe” estar no centro das nossas decisões. É efetivamente, o nosso Modelo de gestão próprio (Modelo de Qualidade Total), que nos caracteriza e diferencia, tal como costuma dizer o Presidente da Mercadona, “Quem tem um Modelo, tem um tesouro”.
De destacar também as nossas marcas próprias: Hacendado (Alimentação), Bosque Verde (Limpeza do Lar), Deliplus (Perfumeria e Cosmética) e Compy (Cuidado dos animais de estimação). Marcas de referência em termos de grande qualidade e com produtos inovadores – algum deles nem existiam no mercado.
Como fator diferenciador, salientar também a nossa estratégia comercial, Sempre Preços Baixos (SPB). Desde 1993, a Mercadona aplica esta estratégia comercial, que elimina as promoções e incentiva o consumo responsável. Desta forma conseguimos um controle dos stocks e da cadeia de abastecimento, que permite otimizar, de forma eficiente, todos os processos ao longo da Cadeia Agroalimentar.
Desenvolvemos uma Cadeia Agroalimentar Sustentável, na qual todas as partes desta Cadeia trabalham de forma conjunta e eficiente, de forma a garantir, não só a segurança alimentar (que deve ser sempre garantida), mas também a melhor qualidade com um preço competitivo, na qual todas as partes ganhem dinheiro e possam pensar a longo prazo, onde o investimento e a inovação sejam um referente.
O colaborador é também um dos nossos pilares. Deve estar satisfeito, com boas condições laborais e uma formação completa e específica, que lhe permite oferecer um serviço de excelência aos nossos “Chefes”.
Por último, devemos ser bons vizinhos, estar integrados na Sociedade onde estamos presentes, criando riqueza e sem que a nossa atividade cause qualquer incómodo.
A combinação de todos os fatores resulta, como consequência, em vendas e lucro – que há-de ser reinvestido para continuar a crescer, devolvendo à Sociedade aquilo que ela nos proporcionou anteriormente.
Como define a cadeia Mercadona?
A Mercadona é uma empresa de supermercados, de capital familiar, que tem por objetivo satisfazer plenamente todas as necessidades de alimentação, limpeza da roupa e do lar e higiene pessoal dos seus clientes, bem como as necessidades relacionadas com a alimentação e cuidado dos seus animais de estimação.
Quais as vantagens em fazer parte da vossa rede de colaboradores?
A política de Recursos Humanos da Mercadona aposta no emprego estável e de qualidade, defende e fomenta valores centrados no desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores. São várias as vantagens de fazer parte da empresa: salário atrativo e conhecido por todos, equidade (a mesma responsabilidade = o mesmo salário), contrato efetivo desde o primeiro dia, progressão salarial, prémio anual de acordo com os objetivos da empresa (e os próprios).
Além disso, consideramos que a formação é fundamental para o bom desempenho das tarefas dentro de um posto de trabalho; é por isso que a Mercadona oferece um plano de formação adequado a cada posto (interno), totalmente pago pela empresa. Devemos investir nos nossos colaboradores, para que possam desempenhar as suas funções de forma correta, com o objetivo de que, quando voltem da formação comecem a realizar o seu trabalho com normalidade.
Como é trabalhar na Mercadona?
Um desafio todos os dias. É muito motivante implementar um projeto que é líder em Espanha, num novo país. Este é o primeiro projeto de internacionalização da empresa do qual tenho muito orgulho em fazer parte. Tem sido uma aprendizagem constante, uma partilha de conhecimento. Trata-se de uma folha em branco na qual devemos começar desenhar o nosso plano em Portugal, adaptando-nos à realidade de um país com uma cultura, história ou língua que são diferentes. Devemos agradecer aos portugueses a forma positiva com que nos têm recebido, desde o momento em que iniciámos o projeto em 2016.
Quantas lojas e colaboradores possui a Mercadona?
A Mercadona tem 1.627 supermercados em Espanha e 84.000 colaboradores, dos quais 200 são portugueses. Todos com contrato sem termo. No próximo ano esperamos atingir os 500 colaboradores em Portugal.
Convide os portugueses a conhecer a vossa cadeia de supermercados.
Até à abertura das nossas lojas podem conhecer-nos melhor e acompanhar passo a passo o desenvolvimento do nosso projeto em Portugal através das nossas páginas do Facebook e Youtube – Mercadona Portugal. No segundo semestre de 2019 podem conhecer as nossas lojas e o sortido de produtos que preparámos para receber da melhor forma os “Chefes” portugueses. Esperamos que todo o esforço de adaptação aos portugueses durante estes anos, seja recompensado e que encontrem na Mercadona o seu supermercado de referência. Chegamos em breve!