Mulher determinada, resiliente e polivalente

Nassrin Majid assume-se como uma mulher determinada, resiliente e polivalente: “Desde pequenas que somos ensinadas a ́jogar em várias frentes ́” Nassrin Majid é a atual Iberian Chief Commercial Officer da ConsumerChoice, a empresa na qual começou como New Business. É na mesma que Nassrin se orgulha de poder ter crescido profissionalmente, tendo tido sempre a possibilidade de o conciliar com a sua vida familiar (incluindo a maternidade) e pessoal.

Nassrin Majid não teve um percurso profissional fácil e teve de lutar muito para chegar onde está hoje. Seguir o curso de Marketing e Publicidade não foi uma escolha difícil, sendo que, desde cedo, entendeu que “a comunicação, as pessoas, o relacionamento com o público era o que mais me acrescentava valor”, afirma. Toda a família tinha raízes à Gestão e à Economia, o que inicialmente causou alguma discussão por Nassrin ir seguir Marketing e Publicidade.

O mais interessante é que a atual Iberia Chief Commercial Officer desenvolveu o interesse nesta área no trabalho de verão que tinha no negócio de família, em que implicava o contacto direto com o público. Nassrin terminou o curso em 2013, uma época em que não havia muitas opções renumeradas na área e, por esse motivo, teve de aceitar um trabalho de operadora de serviço ao cliente na Fnac. Hoje, a profissional de marketing e publicidade vê esta experiência como bastante enriquecedora, afirmando que foi ali que aprendeu “o verdadeiro sentido da palavra liderança de equipa”.

Ao fim de quase dois anos, Nassrin ganha a primeira oportunidade em Marketing e Comunicação numa empresa de delivery, a “noMenu”. Ao alcançar todos os objetivos que tinha definido ao entrar nessa empresa, Nassrin ruma até ao seu último destino – a Consumer Choice: Escolha do Consumidor.

A profissional de marketing e publicidade entrou na Consumer Choice,como New Business, duas semanas antes de acontecer o primeiro confinamento devido à Covid-19. “Assumo o desafio profissional e de repente o mundo para. As pessoas param. Os negócios paralisam”, afirma Nassrin, que confessou ter sido muito difícil gerir tudo isso. As organizações e as suas respetivas equipas passaram por uma adaptação a uma nova realidade, tendo de fazer o negócio avançar a partir de sua própria casa. A Iberia Chief Commercial Officer viu-se durante algum tempo perdida, a repensar muitas vezes a mudança que tinha acabado de fazer. Mas não foi preciso muito para Nassrin entender que tinha de aprender a criar oportunidades e aquela situação servia perfeitamente, aproveitando para “traçar um caminho que seduzisse as marcas e que percebessem o impacto que esta distinção pode trazer”, acrescenta.

“Um não é para mim um ́challenge acepted ́”

É perante este mote que Nassrin se assume como mulher determinada e resiliente, com um grande foco nos seus objetivos. E foi por ter estas características que a profissional de Marketing e Comunicação, ao fim de três anos, foi promovida a Iberia Chief Commercial Officer da ConsumerChoice.

“Assumir este cargo, de chefia, é uma grande oportunidade, mas também um enorme desafio de fazer mais e melhor”, assume Nassrin. A mesma destaca que é necessário estar em constante inovação, acompanhando as tendências e as necessidades do mercado, para então depois definir as melhores estratégias de venda.

A ConsumerChoice é líder de mercado nos sistemas de avaliação em Portugal e, de acordo com Nassrin Majid, a Escolha do Consumidor é o sistema que “obtém maior notoriedade (espontânea e total), a mais credível e a que mais motiva a compra”, afirma. Considerando o sucesso que estão a ter cá, Nassrin confessa que o próximo passo está em apostar na expansão internacional, contratando uma equipa que irá ajudar em todo esse processo.

A Escolha do Consumidor já chegou a Espanha, posicionando a marca no mercado ibérico. Para além desta expansão, o principal foco está em trazer novos projetos inovadores, que abranjam “as várias dimensões do tecido empresarial”. Exemplo disso são os novos sistemas “Happy Awards”, “Escolha sustentável” e o “Q.”

“Os próximos dois anos serão de crescimento sustentado e de consolidação das marcas que vamos, entretanto, lançar”

Apesar de o trabalho lhe trazer grande desafios, Nassrin confessa que o maior e o mais difícil desafio é a “vida familiar e a maternidade”. A chefe de vendas é mãe de três crianças e o seu marido encontra- se a trabalhar no estrangeiro, o que se torna particularmente mais difícil conseguir gerir o tempo entre as vidas pessoal e profissional. No entanto, esta situação leva a que se realize “uma gestão de vida e de tempo muito eficiente”, refere Nassrin, que confessa ter-se tornado mais resiliente e otimista em tudo o que faz. Para além disso, o teletrabalho, promovido pela ConsumerChoice, veio ajudar em toda a gestão e permitiu que Nassrin se sentisse realizada pessoalmente, profissionalmente e a nível familiar.

Para além desta questão familiar, Nassrin Majid é muçulmana e pratica o Ramadão, o que poderia também causar algumas complicações profissionais no respetivo mês – mas não. Sendo que a chefe de vendas já mantém esta prática desde os seus 10 anos, acaba por ser algo natural e com o qual gere muito bem, a par da sua profissão.

Para Nassrin, a polivalência é o grande ponto forte das mulheres e que acaba por as beneficiar em cargos de liderança.

“A nossa polivalência e contínua resiliência permite-nos transformar e criar vida”

É esta a principal razão para que, no contexto profissional, nada impeça, as mulheres, de criar uma nova cultura, um novo ecossistema social e, essencialmente, de tomar as melhores decisões. E é com base nestas capacidades que Nassrin, desde que entrou na ConsumerChoice, soube que caberia a ela poder chegar a um cargo de liderança. Isto porque a empresa define a progressão profissional dos seus colaboradores com base no mérito. O género nunca foi considerado uma barreira para a respetiva progressão, sendo que, de acordo com a chefe de vendas, a organização respira “autenticidade e inclusão”.

“Considero ainda, que, por sermos mulheres, somos obrigadas a mostrar constantemente o nosso valor. Quando muitas vezes, ele é implícito”

Mas isto não acontece em todas as organizações e, por isso mesmo, “o caminho ainda é longo para que possamos falar, de facto, num contexto de equilíbrio e igualdade”, afirma Nassrin Majid. Já se verifica uma mudança de paradigma, em que mulheres ocupam vários cargos de liderança. Contudo, não é suficiente e existem outros aspetos a ser corrigidos, tal como a necessidade de mostrar constantemente o seu valor. Para Nassrin, a “determinação, resiliência e a ambição são a chave do sucesso” e, como mulheres, é essencial acreditar em nós e no nosso trabalho, não necessitando de estar constantemente à espera de uma validação, porque “somos tão capazes como qualquer um.”