Nós mulheres líderes temos uma maneira feminina de fazer as coisas, mas somos fortes,inteligentes e executivas. Usamos nossa intuição para tomar decisões e alcançar nossos objetivos com subtileza e determinação. O papel da mulher é necessário num mundo de homens, onde a nossa inteligência emocional e capacidade de combinar e gerir vários assuntos ao mesmo tempo são mais-valias que têm cada vez mais vindo a ser apreciadas. Somos chamadas para causar impacto e o líder em nós se revela, as importantes missões que nos são incumbidas são desafiantes mas possíveis com o apoio umas das outras.
Muitos são os fatores que promovem as carreiras das mulheres, a título pessoal a minha própria história de liderança me ajudou a desenvolver as minhas competências para usá- as com sucesso posteriormente. A minha carreira anterior como Engenheira Agrónoma, pós-graduações e especializações deram-me uma base sólida para começar este caminho pessoal. Outros dos fatores que contribuíram para a minha carreira de sucesso foi a experiência de viver em diferentes países, isso certamente facilitou meu caminho. Esses fatores em conjunto, poderiam apoiar a evolução de um número crescente de mulheres líderes.
Mentoring e Coaching são ferramentas eficazes que podem também contribuir para o aumento do número de mulheres em cargos de liderança. Nós mulheres temos um poder mais transformacional do que os líderes homens e somos vistas como modelos, inspiramos e passamos muito tempo treinando as nossas equipas, preocupamo-nos com o desenvolvimento pessoal e promovemos a comunicação autêntica como uma chave para o sucesso. Contamos com a nossa personalidade e a nossa história.
Ainda que tudo comece com o “eu” e as decisões que tomamos, Portugal recebeu-me muito bem, um pais disposto a aceitar novas propostas que contribuirão de várias maneiras para o bem- estar do país. Como empreendedores que decidimos desenvolver os nossos projetos aqui, contribuindo com ideias e iniciativas renovadas sentimos que estamos numa situação em que todos saem ganhando. Eu encontrei ao longo do caminho muitos outros empreendedores numa situação semelhante que contribuíram para tornar a minha integração na comunidade mais rápida e melhor. Em Portugal, há uma grande comunidade cosmopolita um grupo muito dinâmico com o qual me identifico facilmente.
Cheguei a Portugal faz mais de um ano, o meu estabelecimento foi tranquilo, sem minimizar o fato de que ter chegado aqui com uma decisão forte e um plano claro foram uma peça chave. Quando estamos determinados a fazer, as coisas acontecem não importa o quê, as portas se abrem para nós e Portugal era o lugar perfeito para me estabelecer. Não apenas encontrei um lugar próspero para o meu negócio ‘The ART of Travel‘, mas também um país maravilhoso, caracterizado por paisagens incríveis e pessoas descontraídas e agradáveis. Por agora, é uma óptima opção para aproveitar ao máximo a vida.
Ao chegar a Lisboa, tive que montar a minha actividade e conhecer o país que estava visitando pela primeira vez. Eu tinha excedido as minhas expectativas ao estabelecer-me e resolver toda a documentação. Pouco tempo depois de chegar a Portugal, mudei-me para Cascais, um local encantador à beira-mar, é a cidade ideal para o meu negócio de Life Coaching, especializado em viagens e eventos que são facilmente desenvolvidos nesta região. Em menos de um ano, tornei-me residente e tinha tudo pronto para funcionar.
Com os acontecimentos pandémicos recentes à escala global, enfrentamos uma situação inesperada que levou alguns de nós a ter de fazer algumas mudanças nos nossos negócios. Pessoas inteligentes podem se adaptar rapidamente e precisamos ser capazes de liderar pelo exemplo em diferentes circunstâncias.
Somos mulheres empresárias porque temos uma atitude positiva e um carácter inquebrável. Perante estes novos desafios coloquei o meu foco online em vez de viagens. No entanto, sou criativa no meu negócio de Coaching e ao diversificá-lo, proporcionou-me mais flexibilidade, posso desenvolve-lo online ou ao vivo, individual ou em grupo, apesar da temática. Tendo tantas pessoas lidando de maneira diferente com esta situação, é responsabilidade dos líderes ajudar a humanidade a lidar com as circunstâncias atuais. Se você é uma mulher que pode causar impacto ao se tornar uma líder, encorajo você a dar o próximo passo, porque você não está sozinha, existem fatores que nos favorecem e a solução sempre existe para nós.