EXPRESSÃO ARTÍSTICA COMO PILAR DA FORMAÇÃO PESSOAL

Ana Maria Pinto - Presidente da Novaterra Associação Cultural Arte e Ambiente
Ana Maria Pinto alia a arte ao auto conhecimento para a conexão com a natureza. Fomos conhecer a Associação Cultural Arte e Ambiente, a Novaterra, e o seu projeto Método Azul.

COM UMA CARREIRA DEDICADA AO MUNDO DA MÚSICA, A ANA CRIOU UMA SÉRIE DE PROJETOS ONDE ESTA PUDESSE SER APLICADA. COM QUE PROPÓSITO?

Cedo reconheci o poder da voz como fonte de auto conhecimento e reconexão com a Natureza. Nunca cantei ao serviço da grande arte musical ou da minha carreira, mas ao serviço de algo muito maior! Tendo o conforto como prioridade, e sendo que a nossa noção de conforto é tragicamente superficial, afastámo-nos da Natureza. Da mesma forma que perdemos o nosso equilíbrio, também prejudicamos o equilíbrio do nosso ecossistema. Tudo o que crio hoje, pretende nutrir a consciência do nosso lugar no Planeta Terra.

O QUE REPRESENTA PARA SI SER PRESIDENTE DA NOVATERRA, ASSOCIAÇÃO CULTURAL ARTE E AMBIENTE?

Neste espaço sinto-me como uma mãe que acolhe e dá vida. A Novaterra respira, multifacetada, imitando os movimentos da Natureza: tudo está ligado a tudo. Daqui surgem projetos que são pontes entre mundos distantes, mas que, uma vez em contacto, se fortalecem mutuamente: o Classic meets Africa, Método Azul, Natureza da Voz, e os nossos quatro coros são alguns exemplos. Os nossos concertos juntam em palco gerações e têm um caráter multidisciplinar: Metamorfoses da Terra, uma viagem científico-musical, foi o título do nosso último concerto que esgotou a sala.

PARTE DO SEU TRABALHO É DEDICADO ÀS CRIANÇAS. COMO NASCEU O PROJETO MÉTODO AZUL?

Ter uma escola própria sempre foi o meu objetivo. O Método Azul, alusivo ao Planeta Azul, funde a educação artística com a ambiental e é o princípio dessa escola. É um método que contempla as várias inteligências: cognitiva, emocional, intuitiva e criativa, pois tão importante como saber, é sentir. Urge dar um significado profundo àquilo que ensinamos às crianças! Quando a principal motivação é tirar boas notas, o resultado pode ser desastroso no futuro: profissionais frustrados e sem sentido de conexão com o que fazem geram uma competitividade agressiva e prejudicial ao Planeta. A expressão artística e um sentido de presença ativa na Natureza, em que a parte é fundamental para o todo, cultiva a raíz do nosso saber de um modo benéfico para tudo e todos!

QUE MENSAGEM PODE DEIXAR ÀS MULHERES DA NOSSA SOCIEDADE SOBRE O SEU PAPEL NA MESMA?

Retornem à raiz, ao conhecimento ancestral e inspirem outras mulheres. Conheçam a vossa essência feminina, cíclica e intuitiva, e não se iludam, ao invés de serem competitivas, sejam grandiosas! Asseguro-vos que nada será impedimento para a vossa criação!

www.anamariapinto.com www.novaterra.com.pt

NOVATERRA ASSOCIAÇÃO CULTURAL ARTE E AMBIENTE