O Breakfast Girls Just Wanna Have Fun assinalou o segundo ano, trocando a manhã pela tarde, para uma matinée ao jeito dos anos 80, na discoteca Plateau, em Lisboa. Ao painel de convidadas da talk “Mulheres Fora da Lei (das quotas femininas)”, Elisabete Jacinto, Kátia Guerreiro e Tâmara Castelo, juntaram-se 50 mulheres que partilharam histórias de vida.
Foi a 8 de Março de 2018, no Dia Internacional da Mulher que começou o evento Breakfast Girls Just Wanna Have Fun e assim continuou, mensalmente, em Lisboa, e também no Porto desde 2019. Uma dezena de mulheres de cada vez à mesa do pequeno-almoço à conversa com Sandra Nobre, a storyteller, anfitriã e fundadora do projecto, e uma convidada, mais ou menos conhecida do público, mas sempre com um percurso marcante. E assim, dois anos passados, contaram-se 500 mulheres nos eventos. O número é mais impressionante porque a proximidade e intimidade que se consegue nos encontros, dá um rosto e uma vivência a cada uma das mulheres que participa.
Para assinalar o segundo aniversário, trocou-se a manhã pela tarde de domingo, 8 de Março, para uma matinée ao ritmo dos nos 80, na discoteca Plateau, em Lisboa, ícone da época. A abertura foi protagonizada por Amélia Amil, que juntou as suas mãos à voz de Sandra Nobre, numa mensagem gravada, para dar as boas-vindas a todas: “Não tenho a pretensão de mudar o mundo, mas quero deixar a minha marca”. Todas com os olhos postos em Amélia, para, simbolicamente, derrubar barreiras de comunicação. Porque é esse o espírito do evento: estreitar laços entre todas. As marcas que ficam são de inspiração, de resiliência, de conquistas.
A talk “Mulheres Fora da Lei (das quotas femininas)” contou com a presença da piloto Elisabete Jacinto, a fadista Kátia Guerreiro e a especialista em Medicina Chinesa Tâmara Castelo. Falou-se de desbravar caminho em mundos de homens, como seja o todo-o terreno e o fado, de maternidade e amor, de oportunidades, de conquistas, de maquilhagem ou falta dela, de respeito e de mérito. Seguiu-se o networking para que cada uma se desse a conhecer.
Histórias exemplares
Houve prémios para as que se tornaram uma inspiração. Amélia Amil, recebeu o prémio Visão de Futuro – Oculista das Avenidas, porque o futuro passa por derrubar barreiras de comunicação. Filha de pais surdos, cresceu a ser os ouvidos deles e a interpretar o mundo para os integrar, o que lhe custou muitos dissabores na infância ao ser tratada como diferente. Soube ganhar voz e sobressair a pulso, tornando-se intérprete de língua gestual. Actualmente, no Porto Canal, a juntar aos demais projectos que abraça com a mesma garra e dedicação.
Mónica Lucena foi distinguida com o prémio Caixa de Surpresas – Lifecooler. Arquitecta, foi mãe pela primeira vez aos 26 anos e a filha Matilde, portadora de uma doença rara, ensinou-lhe a aceitar as diferenças e a tentar ultrapassar as limitações. Pela filha, foi aprender dança, na Alemanha, para a poder ajudar no seu processo terapêutico. Vinte anos depois, é mãe de quatro e a Matilde lembra-a todos os dias das vitórias que vai somando. Salima Jamal recebeu o prémio Momentos Especiais – Eugénio de Campos.
Muçulmana, filha mais velha da família, debateu-se com a dificuldade de ser mãe. Muitos tratamentos depois sem sucesso, não desistiu enquanto não concretizou o sonho recorrendo a uma barriga de aluguer. Etapa importante na vida de qualquer mulher, foi um pequeno passo na sua comunidade, mas um passo gigante na sua afirmação pessoal. E com ela testemunhou-se como os problemas das mulheres são universais.
Ao evento juntaram-se vários parceiros que partilham dos mesmos valores e que vêem no empreendedorismo feminino uma mais-valia. Foi o caso do Prémio Especial do ISEG- Executive Education, que distinguiu o projecto Rootine, de Teresa Pena Bastos, com um curso Luxury Brand Management.
O final da festa foi na pista de dança, ao ritmo dos hits dos anos 80, a começar pelo hit de Cyndi Lauper: “Girls Just Wanna Have Fun”.
BREAKFAST GIRLS JUST WANNA HAVE FUN
Mensalmente / Lisboa e Porto
girlsnetworkingbreakfast@gmail.com
tf. 96 151 05 88
www.facebook.com/girlsnetworking
Intagram: @breakfast.girls.fun