Chegou o fim de férias, uma tristeza desmedida que invade o corpo, ou uma ansiedade que surge só de pensar como será setembro e na quantidade infindável de emails para ler?
O mês de setembro é para algumas pessoas um dos períodos mais conturbados do ano. A rentrée, a urgência em mudar o estilo de vida, e incluir uma série de novos hábitos, como se vivêssemos numa corrida contra o tempo.
Mas o corpo, que vem de férias e de um estado de relaxamento, muitas vezes não está pronto para acompanhar, e as altas expetativas acabam em frustração. O melhor é começar pelo princípio e ter a capacidade de aceitar que setembro não é a altura certa para alterar a vida toda.
Filipa Saldanha, Psicoterapeuta e especialista em gestão de stresse e ansiedade deixa-nos algumas sugestões para aproveitar este momento e fazer o regresso ao trabalho de uma forma mais madura e sem julgamento.
Autoconsciência
Qual é a ideia que tem do seu trabalho?
Gosta do que faz, veste a camisola, quer deixar a sua marca no emprego e contagiar os outros com o seu entusiasmo. Ou trabalha só para pagar as contas no final do mês e, se fosse rico, deixava rapidamente de trabalhar?
Qual a ideia que tem da sua empresa? É um lugar seguro e de bem-estar, ou parece-lhe que a qualquer momento pode explodir uma bomba?
Sente que tem a capacidade de lidar com o stresse no local de trabalho ou que possui demasiadas responsabilidades em mãos? É reconhecido pela chefia? Tem hipótese de progressão na carreira?
Período de adaptação
A vida é feita de polaridades, dia/noite, verão/inverno, trabalho/férias. De um estado para o outro existe uma transição. Por isso, aceite que as mudanças não se fazem de uma forma automática.
É preciso ir regressando aos poucos e saber qual é a melhor forma de restabelecer a rotina. Uns dias antes de regressar ao trabalho, comece por definir horas para se deitar, acordar e para as refeições.
Seja realista, não queira fazer tudo nos primeiros dois dias. Priorize as tarefas urgentes.
Comunicar eficazmente
Ideias simples como enviar um email à equipa a informar que regressou de férias e está a começar a ler os emails e só deve terminar em x dias, pedindo, caso haja alguma questão urgente, para lhe ligarem ou enviarem um email mencionando no assunto que é urgente.
Isto faz com que não se sinta em falta em relação a algum projeto importante em curso, e ao mesmo tempo mostra que é humano e se confronta com esta incómoda questão do excesso de emails.
Planificação
Comece a planificar e a organizar bem as mudanças, com a consciência que vai fazê-las gradualmente, uma a uma.
Analise os hábitos que tinha antes das férias, quais quer manter ou melhorar e quais quer eliminar. E dê o primeiro passo, sem pressas.
A ansiedade em regressar ao trabalho após as férias pode ser considerada normal. O que não é normal é que esta sensação se prolongue por muito tempo. Por isso, esteja atento ao seu corpo, ele está constantemente a dar-lhe sinais.
Se os sintomas de cansaço, insónias, dificuldade em respirar ou aceleramento do batimento cardíaco persistirem, está na hora de tomar coragem e pedir ajuda.
Regressar ao trabalho após as férias, não é voltar a começar do ponto em que estava, mas de um novo lugar e com uma nova atitude mais refletida. Talvez a sua ansiedade esteja mais relacionada com a ideia que tem da sua empresa, do que com a sua função propriamente dita.
Um bom novo começo!