Numa fase delicada da sua vida, Lia encontrou refúgio na maquilhagem e decidiu seguir carreira na área de estética e beleza. Em 2020, lançou a sua própria marca de cuidados de rosto, a Nature Secrets, vegan, cruelty-free e eco-friendly que promete tratar da pele e relaxar.
O interesse por maquilhagem cresceu numa das fases mais negras da vida de Lia: perdeu o seu segundo filho de apenas 3 meses. Na altura, começou a maquilhar-se frequentemente para esconder os efeitos físicos das suas emoções. “Recordo-me dos momentos em que passava o dia a chorar fechada em casa e ao final do dia, para não mostrar o sofrimento, maquilhava-me para que ninguém em casa tivesse a real noção do fosso em que me encontrava”, relembra Lia. Sem dinheiro para investir em formação e em materiais de qualidade, aprendeu sozinha com vídeos do Youtube e treinou imenso.
No início da carreira, começou por fazer eventos pro bono e sessões fotográficas gratuitas até conseguir estabilidade para dar um salto maior. Em apenas alguns anos, começou a dar formação profissional e a transmitir os seus conhecimentos a outros aspirantes a maquilhadores. Foi um caminho com um início doloroso mas de que Lia se orgulha. A maquilhagem é a sua paixão e esforça-se para que a área seja reconhecida em Portugal. Nesse sentido, submeteu em janeiro uma petição junto do parlamento para que maquilhador seja aprovado como profissão. “Quero que as gerações futuras de maquilhadores tenham menos dificuldades e que sejam valorizadas pelos seus trabalhos”, afirma. “Não se trata apenas de colorir um rosto mas sim trabalhar a auto -estima de uma cliente, potenciar a sua beleza natural e sobretudo empoderá-la”, explica.
Licenciada em Direito, a sua paixão desde nova, mas nunca chegou a exercer. “Desde os meus 15/16 anos que adorava ler livros de códigos principalmente o código penal, talvez pela influência do meu pai que sempre desejou que eu fosse advogada”, conta. Ainda hoje são os seus livros de mesa de cabeceira e considera que Direito deveria ser uma disciplina incluída nas escolas desde o ensino básico.
Em 2018 foi a Madrid fazer uma formação de dermocosmética. Mais interessada na viagem e na cidade do que no curso, estava pouco motivada. Contudo, acabou por gostar tanto ao ponto de querer trabalhar na área. Depois de algumas formações intensivas, ingressou no mestrado de Medicina estética na Universidade de Madrid, onde tem aprendido imenso e anseia poder exercer.
A maquilhadora sempre teve o desejo de deixar a sua pegada no mundo. Aliando o seu background de direito, que ajudou na criação do negócio, e o seu conhecimento de maquilhagem e de dermocosmética criou a Nature Secrets. Em março de 2020, em pleno confinamento, ganhou a coragem e o tempo necessário para concretizar o sonho. “Queria uma linha de cuidados de rosto que nos lembrasse de quem nós realmente somos, de onde viemos e qual o nosso propósito na terra”, revela. Não pretende que a Nature Secrets seja apenas uma marca, mas sim uma experiência. “O nosso cliente é alguém que está farto de usar cosméticos que não resultam, estão fartos de serem bombardeados diariamente com falsas promessas de pele perfeita, de soluções milagrosas”, elabora. O objetivo é o cuidado personalizado, que cuida não só da pele mas também da mente – todos os cosméticos são feitos a partir de aromaterapia que ajudam a relaxar. “Obriga o cliente a parar para ter o seu tempo e desfrutar dele”, diz Lia.
O lançamento da Nature Secrets não foi pensado com metas muito ambiciosas em mente, mas a marca já está presente em Espanha, Inglaterra e Estados Unidos e Lia acredita que irá crescer muito mais a nível internacional.
Qualquer pessoa com acesso à internet consegue encontrar um número quase infinito de conteúdo sobre skincare e rotinas, muitas delas acabam até por se contradizer. O segredo para uma boa rotina de skincare é conhecer muito bem a nossa pele e escolher os cosméticos adequados para ela. “Não é apenas ter os cosméticos corretos ou a sua ordem, devemos também olhar para o nosso organismo e para a nossa saúde e cuidar destes”, avisa Lia Cardoso. Exagerar na quantidade de produtos é um erro comum que pode impedir de obter os resultados prometidos. Ter uma alimentação saudável, rica em proteínas e vitaminas, manter-se hidratado e fazer exercício físico são tudo elementos que ajudam a ter uma boa pele. “Quando cuidamos do nosso corpo como um templo sagrado muitas vezes uma rotina minimalista com um bom leite de limpeza, tônico, sérum, creme e protetor solar são os passos perfeitos para uma skincare realmente boa”, assegura.
Os produtos da Nature Secrets são todos vegan, cruelty-free e eco-friendly. Atualmente, a sustentabilidade é uma temática cada vez mais abordada e os consumidores estão a alterar os seus padrões de compra, alinhando-os com os seus valores, fazendo com que as marcas se adaptem também. Para Lia, não é suficiente preferir produtos naturais – deve existir um consumo responsável, sem comprar em demasia. É importante também optar por embalagens de vidro e diminuir o consumo de plástico, bem como nos informarmos sobre as substâncias prejudiciais para a saúde e para o meio ambiente.
No que diz respeito à testagem em animais, existem muitos países que já a proibiram, mas para Lia a legislação já chegou tarde. Apesar de muitos consumidores já terem consciência sobre o assunto, há ainda uma grande parte que “não liga desde que o cosmético seja eficaz”. Por isso mesmo, acredita que as organizações e entidades reguladoras do setor deveriam tomar medidas mais concretas e até proibitivas – “afinal havendo uma imposição a nível de regulamentação, as marcas devem obedecer para continuarem a faturar.” Lia aconselha a questionarmo-nos se os cosméticos que compramos valem a tortura de um animal ou até a sua morte. “Arrepia-me o pensamento que o ser humano ficou tão egoísta ao ponto de não se importar, em prol de usar um batom ou outro cosmético que se continue a torturar animais só para embelezar um rosto”, admite a maquilhadora.