Presente em dezassete países, a Euronext Portugal tem como objetivo unir as economias locais e os mercados globais, como forma de permitir o crescimento, a evolução e inovação. Conceição Martins, Directora de Recursos Humanos da empresa, fala-nos sobre a missão “Let’s Grow Together 2022” e de como os valores da equipa influenciam o futuro deste mercado.
A Euronext, que engloba várias bolsas de valores, incluindo a portuguesa, tornou recentemente pública a sua estratégia para os próximos três anos. Por entre objetivos financeiros e de negócio, destaca-se o papel das pessoas, das atuais dezassete localizações onde o grupo está presente, e que inclusivamente participaram no desenho desta mesma estratégia, que será agora também por elas implementada.
A Euronext está neste momento presente em dezassete países, com já publica a aquisição da Bolsa Italiana. O grupo gere as bolsas de valores de Portugal, França, Holanda, Bélgica, Noruega, Irlanda e Dinamarca. Tem presença comercial também no Reino Unido, Itália, Espanha, Alemanha e Suíça, e mantém ainda atividades nos Estados Unidos, Índia, China, Singapura e Suécia.
Conceição Martins, Diretora de Recursos Humanos da Euronext Portugal (Euronext Lisbon, Interbolsa e Euronext Technologies, com experiência com mais de 20 anos em empresas Internacionais em Consultoria, Mercado Financeiro, Tecnologia e de Liquidação e Custódia, lidera desde 2016 os Recursos Humanos na Euronext em Portugal. O seu principal objetivo é operar como um membro proactivo multidisciplinar, na diversidade das suas equipas de negócios e suporte locais, baseado na Comunicação de Liderança com impacto. Continuar a estar na vanguarda da tecnologia é a chave para o sucesso das soluções exclusivas que que a Euronext gere e podemos esperar projetos muito estimulantes no futuro desta equipa, em especial num contexto atual de Pandemia.
Com a missão de conectar as economias locais com os mercados globais, para acelerar a inovação e o crescimento sustentável, em Janeiro de 2020, o grupo criou o plano estratégico “Let’s Grow Together 2022” (“Vamos crescer juntos 2022”). “«Juntos» significa junto dos nossos clientes, das nossas pessoas, dos nossos investidores, dos nossos reguladores e de todos os nossos stakeholders” explica Conceição Martins, que reforça que as pessoas desta organização têm um papel fundamental no ecossistema dos mercados de capitais como elo de ligação entre todos os participantes. Esse é o motivo pelo qual o grupo ambiciona “entregar” inovação e crescimento sustentável não só aos seus clientes, mas também aos seus colaboradores. “É por essa razão que colocámos a agenda das pessoas no coração do nosso plano estratégico. Sabemos que são as pessoas que vão “entregar” este plano estratégico e queremos que elas sintam que têm a autonomia e a responsabilidade para fazê-lo”, afirma a Diretora de Recursos Humanos.
Numa forte organização como a Euronext, a Cultura e Valores são fundamentais, como explica Conceição Martins: “a União, uma vez que respeitamos os valores e colaboramos, nesse sentido, com quem trabalhamos nos desafios constantes; a Integridade, onde valorizamos a transparência, comunicação honesta numa constante partilha; Execução com excelência onde os erros são meios de aprendizagem; agimos com Integridade em tudo o que fazemos; a Agilidade através da capacidade de adaptação responsável de assumir Riscos; a Energia onde a condução positiva faz toda a diferença nos desafios e no nosso status quo, encorajamos as nossas pessoas no seu desenvolvimento de pessoal nas competências de liderança e motivamos cada uma a atingir a nossa ambição; e por fim o Compromisso onde um Foco no Cliente se revela.
O novo Centro Tecnológico no Porto está para já, no coração da estratégia do Grupo Euronext, pois é onde se localiza, o Centro de Segurança, as equipas que gerem as Infraestruturas-Chave e a área de Desenvolvimento. Todas contribuem ativamente para a tecnologia altamente eficiente e fiável do Grupo Euronext. É ainda para o Centro Tecnológico no Porto que atraem os melhores talentos de Portugal. Este é um local onde as pessoas podem crescer enquanto especialistas e enquanto líderes. Uma equipa cheia de energia para dar forma ao futuro.
O envolvimento dos colaboradores começou desde logo no desenho do plano. Utilizando uma abordagem inovadora, que começou a ser aplicada em dezembro de 2018, todos os profissionais do grupo tiveram a oportunidade de responder a um questionário, onde referiram as suas ambições para a Euronext, para eles próprios e para os clientes e ainda o que gostariam de mudar na empresa. Através de uma parceria com um fornecedor independente, e com recurso à Inteligência Artificial, foram analisadas todas as respostas e organizados os conteúdos, possibilitando à administração ter uma visão abrangente das ideias vindas de todos. O contacto com as pessoas é crítico para o bom funcionamento desta organização global. “Num contexto internacional, se queremos evitar mal-entendidos e se queremos possibilitar o desenvolvimento das pessoas, temos de nos manter em contacto com elas frequentemente”, esclarece a Diretora de Recursos Humanos da Euronext. Nesse sentido, a prática check-In ganha relevância: ouvir de forma autêntica, comunicar de forma explícita e dar feedback.
A profissional aponta que este é, no entanto, um “desafio contínuo para todos os líderes neste mundo que se move cada vez mais depressa”. É crítico para os profissionais que assumem funções de liderança questionarem-se se estão a dar feedback de forma eficaz. Com o objetivo de aproximar culturas, o grupo realiza a “Learning Week”, uma semana inteiramente dedicada à formação, onde os colaboradores têm a oportunidade de participar em ações de cariz cultural, bem como dedicar um dia à “diversidade Cultural” promovida este ano num Webinar em período de confinamento. “O que fazemos é trabalhar para criar uma cultura e linguagem comuns para permitir que todas as nossas pessoas tenham uma visão clara das prioridades e da direção para onde nos dirigimos coletivamente.”
Ainda na sequência do período associado ao confinamento, motivado pelo efeito pandémico da COVID durante este ano atípico de 2020, todos os colaboradores estiveram em regime de teletrabalho e permanecem atualmente em regime de rotatividade de equipas nos escritórios de Lisboa e Porto.
De salientar o sucesso, eficácia operacional e notoriedade da Euronext na implementação da sua estratégia “Together WE deliver”, num contexto sem precedentes. Neste mesmo período foram implementadas medidas de apoio a todos os colaboradores em: formação nas novas tecnologias de comunicação, sessões sobre “Boas práticas em teletrabalho” bem como um Webinar sobre “Resiliência”, apoio Médico adicional, medidas de “Delivering together” entre as diversas equipas e finalmente a possibilidade de realizar 1 dia por semana dedicada ao voluntariado.
Na Euronext, os colaboradores estão “unidos pela diversidade”, trabalhando com equipas internacionais em cada uma das linhas de negócio, mas também nas operações, tecnologias de informação e funções de suporte. Os profissionais trabalham diariamente com colegas de outros países. Estas equipas multiculturais criam desafios, mas são também uma oportunidade para os colaboradores fazerem parte de uma verdadeira equipa mais que pan-europeia com base num crescimento sustentável.