“A liderança está muito relacionada com as soft skills, a capacidade de gestão de pessoas e de inteligência emocional, e temos muito bons exemplos internamente, seja no feminino, seja no masculino!” Quem o afirma é Maria Inês Domingues, Diretora de Recursos Humanos da ITSector, empresa líder no desenvolvimento de software especializado para instituições financeiras.
CRIADA EM 2005, A ITSECTOR É UMA EMPRESA LÍDER NO DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE ESPECIALIZADO PARA INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS EM PORTUGAL E EM MAIS DE 20 PAÍSES. O QUE PERMITIU QUE ESTES QUASE 15 ANOS FOSSEM MARCADOS PELO SUCESSO E LIDERANÇA EM QUE SE ENCONTRAM?
Sou muito suspeita para responder a esta questão, mas aquilo que considero que nos distingue no mercado e que nos tem permitido apresentar a curva de crescimento e solidez a que assistimos, é a nossa competência, profissionalismo, conhecimento da área financeira e um ADN e uma cultura organizacional muito próprios e genuínos. O caráter das nossas equipas e dos nossos profissionais, e o compromisso que temos para com a empresa e clientes faz toda a diferença.
A ITSECTOR ASSUME COMO OBJETIVO PRINCIPAL A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DO SETOR FINANCEIRO. QUAL É A PROPOSTA DE VALOR APRESENTADA PELA ITSECTOR? O QUE MUDOU DESDE A VOSSA ENTRADA NO MERCADO?
O nosso objetivo sempre foi apoiar a evolução tecnológica e a transformação digital nos bancos, a par do que já assistimos na sociedade em várias áreas e que cada vez mais é global. Obviamente, o nosso portfólio de clientes e de projetos e os anos de trabalho fizeram-nos adquirir um know-how de negócio que é fundamental para podermos ser verdadeiros parceiros das instituições financeiras, na otimização de processos bancários e outros (aberturas de conta, pedidos de crédito, agregação PSD2, plataformas omnicanal, Apps , entre outras soluções).
ATUALMENTE É POSSÍVEL ENCONTRAR NA ITSECTOR UM PARCEIRO PARA DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO DE SOLUÇÕES BANCÁRIAS INOVADORAS. QUE BALANÇO É POSSÍVEL FAZER DA VOSSA ÁREA DE ATUAÇÃO?
O balanço é extremamente positivo, mas também acarreta imensa responsabilidade e pressão – da qual gostamos -, que faz com que as nossas equipas trabalhem sempre mais e melhor… Muita investigação, muito esforço, muita paciência! Mas é com muito orgulho a que assistimos depois ao impacto do que desenvolvemos na nossa sociedade.
HOJE EM DIA MUITO SE DEBATE O TEMA “LIDERANÇA EMPRESARIAL”, DIVIDIDA POR GÉNEROS. NUMA EMPRESA ONDE A PRESENÇA DE HOMENS É MUITO SUPERIOR AO DE MULHERES É FÁCIL ENCONTRAR PONTOS DE CONCÓRDIA? A FORMA DE TRABALHAR DE UMA MULHER É INEVITAVELMENTE DIFERENTE DA METODOLOGIA DE UM HOMEM?
A personalidade e metodologias de trabalho de cada um são resultado de um conjunto de características inatas, do meio em que as pessoas se desenvolvem e das experiências que têm em todas as esferas da nossa vida, independentemente do género. Obviamente, está provado cientificamente que existem de facto características que são mais frequentes em indivíduos do sexo feminino e outras do sexo masculino. Acho que, na generalidade, é na diferença que nasce a riqueza, pois exige discussão, reflexão e adaptação; logo, aprendizagem e evolução. O importante é ter um meio profissional em que o ambiente seja saudável e livre, para que possam ser discutidas de forma aberta e assertiva as opiniões de cada um, para chegarmos às melhores soluções. Procurar consensos e sermos imparciais, com boa disposição e alegria é muito importante na liderança, acrescentando ainda uma palavra que está na moda há alguns anos, a resiliência. A liderança está muito relacionada com as soft skills, a capacidade de gestão de pessoas e de inteligência emocional e temos muito bons exemplos internamente, seja no feminino, seja no masculino!
A ITSECTOR TEM PROMOVIDO, DE FORMA CONTINUADA, MEDIDAS QUE VISAM MANTER UM EQUILÍBRIO SAUDÁVEL ENTRE O TRABALHO, A VIDA E O BEM-ESTAR PESSOAL DOS SEUS FUNCIONÁRIOS. A ITSECTOR OFERECE A CADA FUNCIONÁRIO UM VALE NO VALOR DE 500€ POR CADA FILHO. MARIA INÊS DOMINGUES, RESPONSÁVEL DE RECURSOS HUMANOS DA ITSECTOR, EXPLICA QUE “ESTA INICIATIVA É SIMPLESMENTE O REFLEXO DA NOSSA IDENTIDADE. SOMOS UMA GRANDE EMPRESA, QUE AINDA VALORIZA O PORMENOR, A PROXIMIDADE, A ATENÇÃO E A FAMÍLIA”. É ESTE O SEGREDO DE UMA EMPRESA DE SUCESSO?
Sim. Acho que mesmo com 500 funcionários,conseguirmos manter o ambiente que temos, é um dos segredos do negócio. Somos uma empresa flexível, compreensiva às necessidades dos colaboradores, mas também exigente para com os mesmos, respeitando a curva de aprendizagem de cada pessoa, dando as oportunidades de crescimento e evolução de carreira internamente, e sempre dispostos a ouvir e a aprender com o outro, independentemente da idade, do género e dos anos de experiência na área. E é essa humildade, compreensão mas também exigência, que nos é transmitida pelos nossos responsáveis diretos e administradores, que tentamos difundir e evangelizar a toda a empresa, de uma forma transversal e regular e que nos esforçamos muito por manter, seja com a dimensão atual ou com a dimensão que sabemos que iremos atingir a curto médio prazo.
QUE FUTURO TÊM PREPARADO PARA ITSECTOR? A EXPANSÃO INTERNACIONAL E A APOSTA EM NOVOS PRODUTOS DA TECNOLOGIA ITSECTOR PASSARÁ PELOS PLANOS VINDOUROS DA MARCA?
A ITSector pretende crescer de forma sustentada e sólida, com a clara noção de responsabilidade de quem tem 500 funcionários e, como tal, 500 famílias connosco! Queremos cada vez mais abranger o mercado internacional na área financeira, pois temos muito valor a acrescentar, seja em termos funcionais e de negócio, seja em termos tecnológicos. Somos ainda uma empresa com o perfil claro de empreendedorismo, como não podia deixar de ser, assim, estamos sempre atentos a novas oportunidades de negócio e de crescimento, o que faz com que nos últimos anos, lançássemos empresas como a ebankIT (empresa especializada em plataformas omnicanal na área financeira), a ITSCREDIT (empresa especializada em soluções de crédito) e a SecuritySide (empresa especializada na área de cibersegurança).