A gestão ambiental é um desafio diário?
As ameaças ambientais ao futuro da Humanidade constituem uma das maiores preocupações da sociedade moderna. É preciso continuar a apostar na sensibilização – até porque, a quantidade de resíduos produzidos, é cada vez maior bem como, manter as rotinas de reciclagem em qualquer contexto.
Para as empresas, torna-se indispensável descobrir o equilíbrio mais rentável entre três variáveis, à partida pouco compatíveis: custos, benefícios e proteção ambiental. O nosso objetivo é conseguir o melhor equilíbrio destas três variáveis, pois representará sempre a nossa vantagem competitiva face às empresas concorrentes, promovendo um impacto positivo na sua imagem. Na Renascimento, a experiência e os novos conhecimentos que fomos acumulando ao longo dos anos, provenientes das boas práticas de sustentabilidade, foram imensos, destacando: a inegável melhoria da reputação da nossa marca, uma maior vantagem competitiva dada à possibilidade de um maior acesso a novos mercados e o consequente aumento da nossa quota nos mesmos.
A Renascimento é uma empresa 20 anos de serviço na área ambiental e na gestão global de resíduos, com várias distinções. É a recompensa de um intenso trabalho, em equipa?
O sucesso de uma empresa depende de vários fatores, mas a correta identificação do perfil de cada colaborador, para cada função, dentro da organização e o seu trabalho em equipa, é a chave do sucesso de qualquer negócio e na Renascimento somos uma equipa muito diversificada em todos os aspetos, mas que se completam de uma forma única no mercado. Internamente, não existe diferenciação entre géneros, com o papel das mulheres a não ser um fator determinante, com ambos os sexos a serem tratados de forma semelhante. De facto, ser uma empresa que iniciou a sua atividade de gestão de resíduos há cerca de pouco mais de 20 anos do zero e, neste momento, estar presente com três unidades, uma a norte, outra no centro e a terceira no sul do país, com cerca de 230 colaboradores, é muito significativo para todos. E voltar agora a ser reconhecida com um certificado como o do IAPMEI (PME Líder 2017 e PME Excelência 2017) quer pela análise financeira ou pela posição no mercado, é prestigiante para a empresa e para os colaboradores. É um bom cartão de visita para os nossos clientes!
Como define o empreendedorismo no feminino?
Ao longo da vida são várias as razões que podem levar uma mulher a sair da sua zona de conforto e a tornar-se numa empreendedora de sucesso. No meu caso, foi por acreditar num projeto familiar e porque achei, na altura, ter chegado o momento de também ajudar a assumir as rédeas da situação, fazer crescer um projeto no qual acreditava, e ao mesmo tempo conciliar melhor a minha vida profissional e familiar. Uma coisa é evidente: as mulheres e os homens não empreendem com a mesma intensidade nem da mesma forma. As mulheres têm a capacidade de ser multifacetadas, implementando a sua ideia, liderá-la e o desejo em evoluir cada vez mais, tudo isso, conciliando com a vida pessoal, familiar e profissional. O meu conselho é que as empresárias devem ser objetivas e destemidas. Ter garra, acreditar nas suas capacidades, ter autoconfiança e capacidade de fomentar redes. No meu caso, ser mulher num meio profissional tradicionalmente masculino, não é nem um entrave nem uma vantagem. O género não influencia o nosso desempenho. É o esforço, a dedicação, a força de vontade e o profissionalismo que nos permitem vingar na profissão.
Site: http://www.renascimento.pt
Sede: (+351) 219 738 211