#PLANETAVERDE

Paula Silva, Presidente da Quercus e apresentadora do Programa Planeta Verde

Cada vez mais nos apercebemos que vivemos tempos de mudança, pelo menos espera-se uma mudança de mentalidades, no que se relaciona com o tema da sustentabilidade, no seu pilar AMBIENTAL.

A necessidade de adotar novos hábitos, menos destrutivos para o planeta, visa a uma futura descarbonização, a futuro restauro dos ecossistemas naturais e a um futuro oceano mais protegido está na ordem do dia.

Os vários interlocutores da sociedade, desde a classe política e decisores a nível mundial, ao comum dos cidadãos, já todos percebemos que esta ebulição está a começar e no fundo são notícias positivas!

Obviamente que a necessidade de comunicar conteúdos da área da sustentabilidade surgiu neste enquadramento. Torna-se pertinente informar as comunidades sobre os projetos, as tecnologias, a inovação, as marcas, as empresas que trabalham e desenvolvem atividades, produtos, iniciativas que ajudam a caminhar rumo ao tão desejado futuro mais sustentável.

Neste sentido, surgiu a ideia de criar um programa televisivo que em 25 minutos se divulgam dois projetos relacionados com a temática do dia. Durante cada episódio do PLANETA VERDE, tenta se dar a conhecer projetos visionários ou exemplos positivos do trabalho que se tem vindo a desenvolver. O PLANETA VERDE teve a sua estreia simbolicamente no dia 21 de março de 2021 no PORTO CANAL. Pode consultar os 12 episódios da primeira temporada em https://portocanal. sapo.pt/programa/190.

Os episódios foram sobre: Agricultura, Conservação da Natureza, Resíduos, Rios, Importância dos polinizadores, Mobilidade, Proteção do Oceano, Floresta, Desperdício alimentar, Educação Ambiental, Coberturas verdes, reaproveitamento do espaço urbano e alternativas aos pesticidas. Foram experiências incríveis com pessoas e profissionais corajosos, empreendedores que desbravam caminhos inovadores tendo como foco uma missão, um propósito. Aliando obviamente as diferentes componentes da sustentabilidade (social/ ambiental/económica), temos projetos de futuro e isso é possível.

Para além dos dois projetos existe uma rubrica intitulada: OLHÓ PLANETA. Esta rubrica é uma dica sobre o que cada um de nós pode fazer para tornar o nosso Planeta azul um pouco mais verde ou até colorido! Esta rubrica também tem a intenção da sensibilização, para tentar consolidar a mudança de mentalidades e poste- riores mudanças de comportamentos.

Esta mudança de mentalidade leva a uma mudança de comportamentos, que urge! Enquanto cidadão, consumidores, temos o poder que muitas vezes não utilizamos. Quem determina a oferta é o consumidor e uma mudança nossa de deixarmos de sermos de con- sumistas para apenas consumirmos o necessário para termos bem-estar pode ser determinante. Acresce a este poder, o de exercermos a cidadania e exigimos dos decisores, políticas mais fortes e consistentes que efetivamente criem biodiversidade e ajudem a comba- ter as alterações climáticas.

Em breve estreará a 2a temporada com temas como: energias renováveis, mineração, materiais, economia circular, viagens, turismo, orla costeira, poluição luminosa ou áreas protegidas, entre outros.