O LADO EMPREENDEDOR DA APRESENTADORA DIANA TAVEIRA

Diana Taveira, Apresentadora da RTP1e Empresária

Diana Taveira, 33 anos, licenciada em Estudos Europeus e com um mestrado em Marketing e Comunicação. Atualmente é apresentadora da RTP e já conta com uma vasta experiência em televisão desde 2015. Uma história de sucesso e confiança na comunicação.

A apresentadora da RTP1 começou a sua carreira televisiva na MTV Portugal como VJ. Fora da televisão, é uma empresária com vários projetos e marcas, desde a comunicação à restauração.

Diana Taveira, correu sempre atrás dos seus sonhos, concorreu aos castings para VJ da MTV durante 8 anos. Nunca desistiu, foi várias vezes finalista, mas só em 2015 chegou o seu momento de brilhar – tornou-se a cara da MTV Portugal, onde permaneceu durante 3 anos.

Atualmente, trabalha na RTP1 e começou no mês de julho a apresentar o novo programa da estação “Tenda às Costas”. A mudança para a programação daytime veio espelhar a sua versatilidade enquanto comunicadora. “Sou uma pessoa que necessita de novos desafios para continuar interessada, e fazer um novo formato numa nova posição é tudo menos aborrecido, é o que efetivamente me estimula e diverte”, conta Diana.

Para  além da sua carreira como apresentadora, Diana aventurou-se no mundo empresarial. Cresceu num ambiente “empresarial e empreendedor” e sempre teve vontade de criar algo seu. “Gosto do desafio, da luta, do estudo que está associado ao nascimento de uma marca/empresa”, explica.

Em 2018 criou o seu primeiro negócio, a empresa de comunicação Milk&Black, que aponta como o maior desafio da carreira. “Errei muito e com isso aprendi o que não fazer nos seguintes projetos”, relembra. Foi, por isso, uma etapa muito importante para o seu crescimento enquanto empresária.

Depois deste surgiram muitos outros projetos e em áreas distintas. O objetivo é que não sejam dependentes entre si, de forma a existir um equilíbrio financeiro. É uma decisão estratégica – “mesmo que alguma área esteja numa área menos positiva, à priori não existe uma ligação. É mais saudável para ter estabilidade nos investimentos.”

 

Para além da comunicação e da área do fitness, com o Crossfit Cais, investiu  também na restauração. Lançou em 2020 o Fish Fish Sushi e, mais recentemente, o For God’s Bake by Mimi. Apesar da situação pandémica ter afetado fortemente a economia, Diana não teve medo de arriscar – olha para a realidade atual como um ótimo momento de análise, estruturação e lançamento de novas marcas ou produtos. “Uma empresa que sobreviva ao contexto pandémico, consegue superar qualquer desafio”, assegura.

Conjugar todos os projetos pessoais com a sua carreira de apresentadora só é possível com uma boa equipa e muita organização. Diana tem uma agenda definida semanalmente com dias específicos dedicados a cada área profissional em que está envolvida.

Para além do empreendedorismo, a apresentadora já vocalizou inúmeras vezes o seu interesse pela política. Pretende, num futuro indefinido, estar envolvida de forma independente e integrar uma equipa jovem que vá de encontro aos seus valores e visão social e económica. “Acredito que posso contribuir para a criação de mecanismos mais simplificados para jovens em processos académicos e profissionais, a burocracia condiciona muitas oportunidades e potencialidades”, garante a apresentadora.

Já na altura da faculdade, quando tirou a licenciatura em Europeus na Universidade de Coimbra, era uma jovem ativa na comunidade estudantil e com interesse no mundo da política. Foi, inclusive, a primeira mulher Presidente do Órgão Máximo da Associação Académica de Coimbra e Senadora da Universidade.

Por isso, está também familiarizada com as adversidades de ser mulher num mundo dominado por homens. Admite que nunca se sentiu discriminada, mas houve quem tentasse fazê-lo, “consciente ou inconscientemente”. O paradigma e os estigmas nos cargos de liderança só começaram a apresentar mudanças reais nos anos mais recentes. No entanto, o que define o nosso lugar e posição enquanto mulher, num contexto profissional ou político, é o “ caminho que traçamos independentemente das vozes exteriores”.

O caminho de Diana está longe de terminar. O futuro ainda reserva mais projetos. “Sinto-me realizada como empreendedora, com as minhas equipas e com as marcas que criamos e estamos a ver crescer e a ganhar expressão no mercado” afirma.