Com o intuito de explicar qual a importância que têm no organismo e o quão essenciais são na proteção da população mundial, surge a banda desenhada “As vacinas e nós”.
O projeto, realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), tem como objetivo contribuir para o aumento da literacia em saúde por parte do público comum. “As vacinas e nós” foi um projeto que contou com a colaboração do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra. O “cérebro” por detrás de tal iniciativa é João Ramalho-Santos, biólogo e ex-coordenador do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, sendo que as ilustrações foram realizadas por André Caetano.
Citando o que a própria Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra refere ser o principal propósito do projeto, o mesmo aborda “a importância das vacinas na sociedade, sobretudo numa altura em que estas se tornam essenciais para combater uma pandemia que se fez notar à escala planetária”.
O diretor da FMUC, Carlos Robalo Cordeiro, acrescenta ainda que “a vacinação da população é fundamental para nos protegermos enquanto comunidade. Um bom exemplo e bem recente é a proteção e a imunidade que a vacina para a Covid-19 trouxe à comunidade. O início do processo de vacinação trouxe uma nova esperança e uma nova estratégia de proteção e combate à pandemia. Ao sermos vacinados estamos a proteger-nos a nós e aos outros”.