CONFRARIA DOS ENÓFILOS: ENTRONIZAÇÃO E LITERATURA À MESA COM O DÃO

Os vinhos do Dão representam uma imagem de diferenciação e prestígio.
Do melhor que se faz em Portugal para o mundo! Vinhos com alma. Dão,
um prazer que perdura.

No centro de Portugal encontramos um terroir único, clima e solos propícios a vinhos aromáticos, frescos, elegantes e equilibrados e as suas castas tradicionais de qualidade singular, como a Touriga Nacional, no caso dos tintos, ou a Encruzado, nos brancos.

A Confraria dos Enófilos do Dão, em parceria com a Câmara Municipal de Viseu e a Comissão Vitivinícola Regional do Dão promoveu, no dia 8 de dezembro, a XV cerimónia de entronização dos novos confrades, na Igreja da Misericórdia, em Viseu.

Igreja da Misericórdia

Na cerimónia foram entronizados três confrades honorários – Abraão Vicente, Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde;Beatriz Machado, Diretora de vinhos do Hotel Yeatman; e, Jorge Sobrado, Vereador da Cultura, Património, Turismo e Marketing Territorial do Município de Viseu.

Abraão Vicente, Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde
Beatriz Machado, Directora de Vinhos do Hotel The Yeatman
Jorge Sobrado, Vereador da Cultura, Património, Turismo e Marketing Territorial do Município de Viseu
José Perdigão, Grão-mestre dos Enólfilos do Dão

O Grão-mestre da Confraria dos Enófilos do Dão, José Perdigão e o presidente da Câmara, Almeida Henriques afirmaram que a entronização de Abraão Vicente se enquadrava na relação de “forte amizade” para com a cidade de Viseu, com o projeto de mecenato do Teatro Viriato. O Grão-mestre frisou ainda que a vinda do Ministro de Cabo Verde representava “um ato de ligação enófila com Portugal”.

Também foram entronizados, Gabriel Alves (jornalista); João Menezes (notário); José Luís Lourenço (Quinta dos Roques); Luís Abrantes (Quinta da Alameda); Peter Eckert (Quinta das Marias); Raquel Mendes Pereira (Quinta Mendes Pereira); Sónia Marques (Quinta Chão de São Francisco) e Vanessa Chrystie (Quinta do Perdigão).

De salientar que a Confraria, desde a sua fundação, já homenageou mais de 300 pessoas, dos quais se destacam Amália Rodrigues, Jorge Sampaio, Durão Barroso, Chef Chakall e Fátima Campos Ferreira.

Desfile até à Praça do Município

A entronização foi presidida pela Cúria Báquica e pelo Capítulo da Confraria dos Enófilos do Dão. Após a cerimónia, todos os confrades desfilaram até à Praça do  Município, onde foram recebidos, no salão nobre dos Paços do concelho, por Almeida Henriques.Almeida Henriques, Presidente da Câmara Municipal de Viseu.

Almeida Henriques, Presidente da Câmara Municipal de Viseu
Salão Nobre dos Paços do Concelho
José Perdigão, Pedro Abrunhosa e Pedro Mendonça, presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Dão

 

O dia ficou marcado pelo jantar vínico no salão “Garrafeira do Sr. Bispo”, no Solar do Vinho do Dão. Pedro Mendonça, presidente executivo, da CVR do Dão foi o anfitrião.

 

 

 

Conversa – Literatura e cinema com Pedro Abrunhosa, Rui Tendinha e António-Pedro Vasconcelos

No Solar do Vinho do Dão, assistimos à Conversa “Literatura e cinema” com António-Pedro Vasconcelos e Pedro Abrunhosa.

Ao longo de três dias, as iniciativas “Vinhos de Inverno” e Festival Literário de Viseu “Tinto no Branco” destacaram o vinho da região e ainda a cultura. O Festival contou a presença de escritores conceituados como Joanne Harris, Mia Couto, Germano e Olivier Rolin que debateram a literatura com outros géneros narrativos – cinema, teatro, música e o património vitícola e gastronómico.

Solar do Vinho do Dão

 

Contactos: http://www.cvrdao.pt

Todos os direitos reservados.